quarta-feira, 19 de abril de 2017

Dia 19 de Abril

Escola Municipal Padre José de Anchieta
24 de Abril 2017
por Marisa Sales

Dia 19 de Abril

Hoje na Escola a professora falou sobre o "dia do índio".
Apesar de eu não concordar com o fato de fazermos atividades somente por causa de um dia, levei uma canção da etnia Guarani. A canção se chama "Oreru Nhamandú Tupã" e sua tradução para o português seria "nossos pais são o Sol e o Trovão". 

As aulas foram muito interessantes. A professora levou alguns instrumentos indígenas (maracás, unha de cabra, pau de chuva, vários apitos, dentre outros) e nós os apresentamos aos alunos, que tiveram experiências visuais, físicas e auditivas com cada um dos instrumentos apresentados. Eles aprenderam a cantar, dançaram a canção e acompanharam com os instrumentos.

Como em cada sala a gente vai adaptando a atividade a depender do estado de cada aluno (se estão mais agitados ou não, mais atentos ou não, mais interessados, se tem muitos ou poucos alunos na turma), na última aula, que são duas aulas seguidas, deu tempo ainda de contar a lenda indígena "O monstro e o Casamento". Depois de contar essa história fiz perguntas aos alunos que me respondiam quase que criando uma nova história em cima da que foi contada. É muito interessante observar a percepção deles sobre as histórias e a criatividade que possuem para dar novos caminhos às narrativas. Tive o cuidado de não descartar as interpretações feitas por eles, mas considerá-las como pontos de vista.
Quero aprender sobre os povos indígenas e preparar atividades mais instruídas para que o conhecimento e a vivência dos alunos sobre esses povos não se limitem a um dia de Abril e à famosa música do índio que faz barulho.

Um comentário:

  1. Ótimo, Marisa! Concordo ... é preciso estender este discurso por muito mais tempo para que os conhecimentos possam ser trabalhados de forma mais profundas. E o dia 19 de abril pode ser o primeiro (e não primeiro e último) passo de vários outros.
    Postei bastante coisas na página do PIBID nestas semanas. Veja lá ... tem um pequeno questionário que poderia ser um ponto de partida para mostrar o nosso (nosso, não só das crianças, mas dos adultos tb) grande desconhecimento sobre tudo que tem a ver com os povos indígenas, vídeos curtos, um vídeo com Ailton Krenak falado sobre a invasão (e não o descobrimento) do Brasil sob o ponto de vista indígena ...
    E naquela pasta sobre a Lei 11.675 do dropbox tem uma subpasta com material específico sobre este tema. Siga em frente!!

    ResponderExcluir