06-4-2017
Por: J. EDU NOLY
Me senti mal na manhã deste dia e não deu para comparecer a
escola como combinado para reposição da
segunda semana que não pude está presente. Ao meio dia me senti melhor e
consegui acerta com Gil, a tempo, para ir durante o horário da tarde.
Como a estimativa para essa tarde
era de três bolsistas então Gil deixou em nossas mãos a aula das duas turmas de
quarto ano. Iniciei, com a bolsista Cecilia, as aulas com uma canção de
acolhida, de minha autoria, apesar de ter um estilo rítmico voltado para o funk
o texto é exposto com uma estrutura
similar ao Rep e isso captou a atenção das turmas de modo que aprenderam
rapidamente texto e coreografias.
Dando continuidade à temática para este
semestre perguntei a turma sobre o ritmo coco, já apresentado por Gil em aulas
passadas, e logo me deram a célula rítmica através da percussão corporal. Partindo
de algo já existente levei como novo para as turmas, a música “Cantiga do Sapo”
- acredito que é de autoria do famoso Jackson do Pandeiro. Primeiramente passei
para eles o texto desta, e isso rendeu bastante conversa de tal forma que todos
nós ficamos sentados ao chão e Gil me ajudou bastante para que entendessem o
sentido das palavras “toada” e “pés” no contexto da frase e, a turma capto
legal em meio a um descontraído mar de sugestões e ideias. Aprendemos uma parte
da canção, cantamos juntamente com o áudio e
Propus novamente que fizéssemos o
ritmo, porém camuflado no dançar do Coco. Por finzinho da aula passeamos entre o cantar; cantar tocar;
cantar dançar. E as aulas, principalmente a primeira, encerraram-se com um
momento livre não programando onde não tinha um padrão, regra, forma a se seguir.
Parabenizo o professor Gil e os demais professores da escola do Parque pelo
trabalho incansável em transmitir os valores sociais de convivência, respeito
ao próximo, etc. Trabalho este que observei ao ministrar aulas para as duas turmas
de quarto ano onde pude notar crianças participativas, curiosas e em uma boa
energia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário