Escola Municipal Parque São Cristóvão
Data: 11 de Abril de 2017
Aluno bolsista: Jonatan Silva de Oliveira
Supervisor bolsista: Gilson
Turmas: 4º e 5º ano B
Data: 11 de Abril de 2017
Aluno bolsista: Jonatan Silva de Oliveira
Supervisor bolsista: Gilson
Turmas: 4º e 5º ano B
Cheguei na Escola e tive, mais uma vez, a oportunidade de
almoçar com os funcionários a comida da própria instituição. Fico muito, mas
muito grato por esses momentos. O alimento é uma das coisas mais importantes da
nossa vida. Chegar pensando em dar aula com fome e ser recebido com um prato
cheio de comida é magnífico. Só tenho a agradecer.
Depois de almoçar me encaminhei pra sala do 4º ano B, o
professor Gilson se encontrava na porta da sala e rapidamente me acionou para fazer
atividades com parte do grupo da sala que se comportava para que ele pudesse
fazer outras com uma outra parte da turma que, infelizmente, não estava
permitindo que a aula fluísse, pela agitação. Como eu venho acompanhando a aula
do professor, pra mim foi bem tranquilo esse desafio.
Fui pro auditório com o grupo já citado acima e
primeiramente mostrei alguns sinais comuns no universo musical percussivo, para
que pudéssemos nos comunicar menos oralmente e mais gestualmente, exigindo a
atenção redobrada das educandas. Em
seguida fizemos uma roda e começamos a fazer a dança do ritmo coco que estamos
trabalhando, em seguida fizemos o movimento com os braços dos cabos de vassoura
da brincadeira da semana passada. Após isso percebemos que a dança se encaixa
com a brincadeira, ou seja, no momento em que a dança bate na primeira
semicolcheia é o momento é o exato momento que os cabos abrem espaço para que o
pé direito encaixe. Fizemos a dança com
a brincadeiras dos cabos de vassoura e deu muito certo. Percebi que as crianças
ficaram mais atentas ritmicamente. Por fim, retornamos a roda fazendo, dessa
vez, a dança com onomatopeias de acordo com um toque instrumental que estamos
estudando no coco.
Nessa turma tiveram muitas crianças dispersas, mas percebeu-se,
nitidamente, que a dispersão era algo inocente, que é tolerado, já que ao serem
alertadas da dispersão, as crianças voltam as atividades tranquilamente.
Após a aula com o 4º ano B eu e Gilson nos encaminhamos para
o 5º ano B.
A primeira coisa que fizemos foi arrumar a sala em círculo,
tanto para abrir espaço no centro para as atividades mais dinâmicas, quanto
para se tornar um ambiente mais democrático, humano. Um menino em específico,
que já foi chamado a atenção na última aula, teimou em não deslocar a sua
cadeira para abrir espaço na sala. Acabou que tivemos um atraso da aula pela
longa conversa com esse rapaz que acabou cedendo.
A primeira coisa que fizemos na sala foi relembrar as
onomatopeias já estudadas e fizemos algumas novas. Depois levantamos e
começamos a dança do coco, assim como no 4º ano B, e então fizemos oralmente as
onomatopeias estudadas e as novas trabalhadas. Percebi muita dificuldade por
realmente ser complicado coordenar dança com canto. A dança serviu para
compreenderem o tempo e o acento da música. Chegamos a conseguir tirar algumas
notas da onomatopeia e compreender as pausas da música, criando também as
figuras rítmicas da música teórica ocidental, com um formato mais simples. As
atividades foram complicadas de se executarem, não sei se realmente o conteúdo
foi denso, por isso esse problema. No entanto percebi um avanço significativo
da coordenação, percepção, leitura e pensamento lógico das crianças, o que me
deixou bem confiante no trabalho.
Por fim passamos uma atividade para casa que consistiu em
usarem figuras rítmicas padrões do coco para criar novas possibilidades dentro
de quatro compasso de 2/4. Essa atividade tem o objetivo de percebermos como
ficariam essas novas possibilidades dentro de um padrão musical do coco para aí
fixarmos e começarmos a criar ritmos com timbres distintos.
Os trabalhos caminham nos trilhos da composição.
Primeiramente faremos composições de convenções através da base rítmica do coco
e samba de roda, depois passaremos pra poesia, melodia e dança. Estou confiante
que dará tudo certo.
Na próxima aula pretendo levar algo mais dinâmico e já penso
em ter as primeiras convenções em mãos. Teremos que corrigir os exercícios, bem
rápido se possível. Testaremos algumas composições e por fim buscaremos uma
criação em pequenos grupos focais. Acredito que terei que explicar o que é convecção
e qual é a sua função, comumente. Terei também que pesquisar algumas músicas de
coco para introduzir nos exemplos de composição, mas isso fica pra outra aula.
Se eu conseguir pegar exemplos de convenções na música de massa e levar, ou em
áudio ou pra executarmos na hora, melhor ainda, de forma que coloquemos a
escrita dessa convenção no quadro.
Enfim... seguem-se as aulas com muito amor e dedicação.
Até semana que vem!
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