CCJC
Bolsista:
Ubiratan Junior
Supervisor:
Alexandre Santana
Data
da aula– 06/04/2017
Após um período em que
estive sem escola definida para fazer as observações/contribuições no PIBID, foi
um momento o qual eu refleti sobre a carreira da docência e o mercado de
trabalho na área, em meio às obscuras propostas de mudanças dos sistemas trabalhista
e previdenciário. Diante deste cenário eu me vi no momento mais desmotivado do
curso de graduação. Com esse sentimento eu cheguei à nova escola, o CJCC.
Na semana anterior, eu conheci
um pouco sobre os projetos desenvolvidos na instituição durante a apresentação
no III simpósio do PIBID e percebi que o método de ensino é bem prático com
possibilidades de construção de instrumentos, composição de músicas autorais e
apresentações públicas além das aulas de teoria musical.
O meu primeiro dia na escola
foi um dia de chuva e, nessa situação, percebi que foi uma oportunidade
interessante para ter uma pequena noção do nível motivacional dos alunos. Quando
eu cheguei encontrei um aluno, que aguardava a aula. Aproveitei o tempo para
conversar um pouco com ele e conhecer a sua história na música e sobre a
instituição, logo percebi que ele é muito dedicado, estuda violão na
instituição e, em paralelo, participa de um projeto de violões da Neojiba.
Entramos em sala com o
professor Alexandre e os demais alunos foram chegando, o professor me mostrou
os projetos que ele vem desenvolvendo com os alunos e os demais bolsistas na
instituição. Nesse meu primeiro contato ficou claro que o projeto pedagógico
está empenhado em: Construção de instrumentos musicais utilizando assuntos
interdisciplinares, prática de conjunto, composição e teoria musical.
A aula aconteceu de forma
bem tranquila e os alunos desenvolveram a musicalidade e a composição musical de
forma espontânea durante a realização das atividades de criação envolvendo
texto e intervalos. Trabalhamos uma música autoral de uma das alunas, fizemos
os arranjos da mesma e registramos em fotos e vídeo. Em seguida também
ensaiamos a música Three Little Birds de Bob Marley. As canções têm a mensagem positiva
(abordagem psicológica que busca traços de relacionamentos positivos - amizade,
confiança, vínculos afetivos saudáveis) sobre as perspectivas da vida. No final
da aula cada estudante fez uma avaliação sobre a aula trazendo pontos sobre o
aprendizado e sugestões para os próximos encontros. Acredito ser bem
interessante ter uma noção da visão avaliativa do aluno sobre a produção do
dia, pois cada comentário nos ajuda a fazer melhor a próxima aula.
"A Educação Musical é suprema, visto que, mais que qualquer outra coisa, o ritmo e a harmonia conseguem penetrar os mais secretos recantos da alma ". Platão
Nenhum comentário:
Postar um comentário