sábado, 22 de abril de 2017

Vivendo a arte para sobreviver da arte


CCJC
Bolsista: Ubiratan Junior
Supervisor: Alexandre Santana
Data da aula– 06/04/2017


Após um período em que estive sem escola definida para fazer as observações/contribuições no PIBID, foi um momento o qual eu refleti sobre a carreira da docência e o mercado de trabalho na área, em meio às obscuras propostas de mudanças dos sistemas trabalhista e previdenciário. Diante deste cenário eu me vi no momento mais desmotivado do curso de graduação. Com esse sentimento eu cheguei à nova escola, o CJCC.

Na semana anterior, eu conheci um pouco sobre os projetos desenvolvidos na instituição durante a apresentação no III simpósio do PIBID e percebi que o método de ensino é bem prático com possibilidades de construção de instrumentos, composição de músicas autorais e apresentações públicas além das aulas de teoria musical.
O meu primeiro dia na escola foi um dia de chuva e, nessa situação, percebi que foi uma oportunidade interessante para ter uma pequena noção do nível motivacional dos alunos. Quando eu cheguei encontrei um aluno, que aguardava a aula. Aproveitei o tempo para conversar um pouco com ele e conhecer a sua história na música e sobre a instituição, logo percebi que ele é muito dedicado, estuda violão na instituição e, em paralelo, participa de um projeto de violões da Neojiba.

Entramos em sala com o professor Alexandre e os demais alunos foram chegando, o professor me mostrou os projetos que ele vem desenvolvendo com os alunos e os demais bolsistas na instituição. Nesse meu primeiro contato ficou claro que o projeto pedagógico está empenhado em: Construção de instrumentos musicais utilizando assuntos interdisciplinares, prática de conjunto, composição e teoria musical.

A aula aconteceu de forma bem tranquila e os alunos desenvolveram a musicalidade e a composição musical de forma espontânea durante a realização das atividades de criação envolvendo texto e intervalos. Trabalhamos uma música autoral de uma das alunas, fizemos os arranjos da mesma e registramos em fotos e vídeo. Em seguida também ensaiamos a música Three Little Birds de Bob Marley. As canções têm a mensagem positiva (abordagem psicológica que busca traços de relacionamentos positivos - amizade, confiança, vínculos afetivos saudáveis) sobre as perspectivas da vida. No final da aula cada estudante fez uma avaliação sobre a aula trazendo pontos sobre o aprendizado e sugestões para os próximos encontros. Acredito ser bem interessante ter uma noção da visão avaliativa do aluno sobre a produção do dia, pois cada comentário nos ajuda a fazer melhor a próxima aula. 

"A Educação Musical é suprema, visto que, mais que qualquer outra coisa, o ritmo e a harmonia conseguem penetrar os mais secretos recantos da alma ". Platão

Nenhum comentário:

Postar um comentário