Escola Municipal Alan Kardec
Data: 10/04/2017
Supervisor: Mardson Oliveira
Bolsistas: Misael
Santana
Hoje a aula foi voltada a um dos elemento
crucial da música o ritmo.
A aula iniciou com o professor pedindo que os
alunos o imitassem. Primeiro marcando o pulso simulando o ato de andar e em
seguida batendo palmas, hora uma palma para cada passo e em seguida duas palmas
para cada passo. Na sequência o professor escreveu no quadro um padrão onde o
símbolo de uma linha maior representava uma palma (1 passo/tempo), e duas
linhas menores representava a metade (½ tempo). Ele não explicou a teoria
apenas pediu para que os alunos executassem a mesma coisa que ele fazia. Abaixo
segue a tabela que foi utilizada:
Após os alunos compreenderem
como funcionavam os símbolos, eles mesmos vinheram até o quadro para fazer
uma combinação diferente com os mesmos. Depois disso o professor explicou a “pausa
de semínima” para os alunos, e também realizou mais combinações rítmicas para que
os alunos executassem com palmas. Até então não foi explicado detalhes teóricos
como; nomes das figuras musicais, pulso/pulsação, relação entre as figuras,
etc. Os alunos apenas vivenciaram a prática de execução rítmica lendo “os
símbolos” escritos no quadro.
No quinto horário o 6º
ano B realizou uma atividade impressa, onde os alunos deveriam responder um “questionário
de sondagem” sobre as suas preferências musicais. Enquanto os alunos estavam
respondendo essa atividade o professor estava fazendo a chamada dos alunos e
dando o visto em um outro exercício aplicado na aula anterior, sobre as ordens
das notas músicas, (os alunos tinham colocar as notas na sequência correta). Essa
atividade foi retirada do caderno de atividades do professor Abadias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário