Data:06 de abril de 2017
Horário: Quinta - feira a tarde
Turmas: 4 º e 2 º anos
Coordenadora: Mara Menezes
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Bolsista: Raíssa Pessoa
PLANO DE AULA IV
Ø
ROTEIRO:
1. Apreciação
Musical: chorinho
2. Reflexão sobre o vídeo
3. Aquecimentos e
alongamentos Vocal e Corporal
4. Jogo telefone
musical
Ø
CONTEÚDOS
1.
Canção de chegada
2.
Pulsação rítmica
3.
Exercícios de fixação e memorização.
Ø
OBJETIVOS
1.
Aprender as canções do semestre
2.
Ter noção de pulso e ritmo
3.
Treinar a altura das notas
4.
Trabalhar concentração, atenção e a
sensibilidade musical.
5.
Trabalhar em conjunto com os colegas
Ø
METODOLOGIA
1.
Momento – Apreciação Musical
v
Colocar uma canção em vídeo ou executar a mesma
no violão ou teclado no momento da chegada, para que os alunos entendam que
começou a aula de música.
2.
Momento – Reflexão sobre o vídeo
v
Dialogar com as crianças sobre o entendimento
delas em relação ao vídeo, perguntar o que elas acharam, se tem sons graves ou
agudos, quais instrumentos elas identificaram, o que mais elas gostaram.
3.
Momento –Aquecimento Vocal e Corporal
v
Pedir para as crianças ficarem de pé e
realizarem um pequeno alongamento. Alongando a parte superior dos membros. A
sugestão é fazerem se imaginar pegando as estrelas do céu, alindando os braços,
os punhos, o pescoço e as costelas.
4.
Momento –
Jogo telefone musical
v
Vamos posicionar os alunos em fila indiana, ficando
assim no começo da fila o professor e no final o bolsista e vamos pedir para
que os alunos na sequência da fila façam a célula rítmica feita pelo professor
para ver como essa mesma célula chega até o fim da fila.
Ø
AVALIAÇÃO
v
A avaliação será feita mediante a participação
dos alunos dentro de sala de aula, memorização das músicas que será utilizada
nas apresentações futuras, avanço nas percepções rítmicas e melódicas e
afinação mediante efeito dos vocalizes.
Ø
JUSTIFICATIVA
v
É de suma importância o trabalho feito voltado
para o melhoramento da percepção tanto auditiva como motora, são exercícios
feitos que estimulam o trabalho em grupo e o avanço gradativo. Além da
construção de ideias e respeito a opinião do semelhante através das reflexões
feitas dentro de sala de aula.
Ø
MATERIAIS UTILIZADOS
·
Som
·
Computador
·
Instrumentos musicais disponíveis
Ø
RELATO DA AULA
Tivemos um momento de AC com a coordenadora Raquel e o professor Ednaldo, onde conversamos sobre as músicas de cada sala para apresentação junina e o andamento para a compra das flautas. Em seguida fomos para a sala do 4 º ano com o tempo reduzido pois no final do dia iria ter reunião com os professores e o conselho de classe, por conta disso só fizemos na turma um jogo chamado " A minha direita está vaga". No 1 º ano com o tempo um pouco maior conseguimos desenvolver as atividades citadas no plano acima, além de alunos novos que conhecemos, eu me encanto com a participação coletiva da sala e a facilidade nas atividades. No final participei da reunião que teve na escola e em seguida de um chá de bebê surpresa que foi feito para a professora Simone.
Nenhum comentário:
Postar um comentário