sábado, 8 de abril de 2017

Borandá?

Escola Municipal Dr ª Maria do Carmo Vilaça
Data:06 de abril de 2017
Horário: Quinta - feira a tarde
Turmas: 4 º e 2 º anos
Coordenadora: Mara Menezes
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Bolsista: Raíssa Pessoa

                                                       PLANO DE AULA IV

Ø  ROTEIRO:

1.      Apreciação Musical: chorinho 
2.      Reflexão sobre o vídeo
3.      Aquecimentos e alongamentos Vocal e Corporal
4.      Jogo telefone musical


Ø  CONTEÚDOS

1.         Canção de chegada 
2.         Pulsação rítmica
3.         Exercícios de fixação e memorização.

Ø  OBJETIVOS

1.         Aprender as canções do semestre
2.         Ter noção de pulso e ritmo
3.         Treinar a altura das notas
4.         Trabalhar concentração, atenção e a sensibilidade musical.
5.         Trabalhar em conjunto com os colegas


Ø  METODOLOGIA

1.       Momento – Apreciação Musical

v  Colocar uma canção em vídeo ou executar a mesma no violão ou teclado no momento da chegada, para que os alunos entendam que começou a aula de música.

2.       Momento – Reflexão sobre o vídeo

v  Dialogar com as crianças sobre o entendimento delas em relação ao vídeo, perguntar o que elas acharam, se tem sons graves ou agudos, quais instrumentos elas identificaram, o que mais elas gostaram.

3.       Momento –Aquecimento Vocal e Corporal
v  Pedir para as crianças ficarem de pé e realizarem um pequeno alongamento. Alongando a parte superior dos membros. A sugestão é fazerem se imaginar pegando as estrelas do céu, alindando os braços, os punhos, o pescoço e as costelas.

4.        Momento – Jogo telefone musical

v  Vamos posicionar os alunos em fila indiana, ficando assim no começo da fila o professor e no final o bolsista e vamos pedir para que os alunos na sequência da fila façam a célula rítmica feita pelo professor para ver como essa mesma célula chega até o fim da fila.


Ø   AVALIAÇÃO

v  A avaliação será feita mediante a participação dos alunos dentro de sala de aula, memorização das músicas que será utilizada nas apresentações futuras, avanço nas percepções rítmicas e melódicas e afinação mediante efeito dos vocalizes.

Ø   JUSTIFICATIVA

v  É de suma importância o trabalho feito voltado para o melhoramento da percepção tanto auditiva como motora, são exercícios feitos que estimulam o trabalho em grupo e o avanço gradativo. Além da construção de ideias e respeito a opinião do semelhante através das reflexões feitas dentro de sala de aula.


Ø  MATERIAIS UTILIZADOS

·           Som
·           Computador
·           Instrumentos musicais disponíveis


Ø  RELATO DA AULA

           Tivemos um momento de AC com a coordenadora Raquel e o professor Ednaldo, onde conversamos sobre as músicas de cada sala para apresentação junina e o andamento para a compra das flautas. Em seguida fomos para a sala do 4 º ano com o tempo reduzido pois no final do dia iria ter reunião com os professores e o conselho de classe, por conta disso só fizemos na turma um jogo chamado " A minha direita está vaga". No 1 º ano com o tempo um pouco maior conseguimos desenvolver as atividades citadas no plano acima, além de alunos novos que conhecemos, eu me encanto com a participação coletiva da sala e a facilidade nas atividades. No final participei da reunião que teve na escola e em seguida de um chá de bebê surpresa que foi feito para a professora Simone. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário