quarta-feira, 31 de maio de 2017

31 de maio de 2017


Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Bolsista: Tássio Silva
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Turma: 2° ano A e 3° ano A
Horário: quarta-feira pela manhã
Data: 31 de maio de 2017


PLANO DE AULA



ROTEIRO: 

1. Apreciação musical;
2. Reflexão do vídeo;
3. Vocalizes;
4. Jogo das vozes ritmicas;
5. Jogo do espelho animado;
6. Ensaio das músicas para o São joão;



  CONTEÚDOS

   Silencio
  Concentração
  Percepção
  Afinação
  Memorização

  OBJETIVOS

  Desenvolver a percepção
  Treinar repertório        
  Trabalhar afinação
  Trabalhar a tomada de decição
  Desenvolver a iniciativa


  METODOLOGIA 

Roteiro

1.            Momento – Apreciação Musical: destinado para apreciar uma música em áudio ou vídeo levado pelo professor, com intenções predeterminadas, sendo elas geralmente a introdução do aluno à aula de música;

2.            Momento – Reflexão sobre o vídeo: Será esse momento destinado para discussão somente sobre o conteúdo apresentado no áudio ou vídeo, podendo ser na sua forma estrutural, sobre a mensagem que o vídeo quis passar, quais instrumentos, se tem a presença de canto, dentre outros questionamentos;

3.            Momento – Vocalizes: Fazer uso de vocalizes para trabalhar afinação, preparação vocal e ouvido interno de cada aluno.

4.     Momento – Jogo das vozes ritmicas: Para a execução dessa atividade a turma precisa ter uma introdução em leitura ritmica. Os alunos serão dividos em equipes, as quais serão responsáveis cada uma por uma sequencia ritmica a intenção é que a turma inteira execute junto cada um em sua frase.
5.      Momento --  jogo do espelho animado:  Primeiro passo é a organização da sala, os alunos serão organizados em duplas enfileradas. O professor irá por uma canção e a primeira dupla terá a responsabilidade de criar um passo de acordo com o ritmo ou a letra, enquanto as outras com atenção, terão que imitar. Cada dupla terá seu momento de criação, pois o "passo" será breve e logo depois da criação e imitação a primeira dupla irá pro final da fila.  
6.            Momento – Ensaio das músicas para o São João: Aprender a(s) música(s) e aprimorar uma coreografia que fazem parte da confraternização para o mês de Junho;

  AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados mediante o comportamento, a atenção e interesse e o respeito com os colegas e professores.

   FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 100 Jogos Musicais – Marío José Ferreira Pinto;



  RELATO DA AULA



  MATERIAIS UTILIZADOS

 Som
 Computador


  RELATO DA AULA:

 A apreciação de hoje teve um vídeo com o flautista Jonathan Brahms tocando a música de Johann Sebastian Bach - Partita in A Minor para Flauta transversal Alone - BWV 1013, como esperado todos reconheceram o início da canção, coloquei brevemente e parei a reprodução, de maneira quase que instantânea todos reconheceram a música e começaram a conversar sobre, alguns cantaram outros arriscaram passos de dança e logo pediram pra por a música e isso eu fiz. Logo perceberam algo de estranho, essa música não era de fato a que eles conheciam. "ela era chata", "ninguém conhece", "imita a música certa", Dentre esses e outros comentários evidenciaram o desconhecimento da música. Em seguida coloquei a canção que de fato eles conhecem o funk - Bumbum tam tam do Dj Gustavo. Vibraram, pularam, cantaram e logo ficaram chateados pois não deixei a música continuar. Hoje foi um dia muito agitado, em todas as atividades propostas tivemos dificuldade na execução, o jogo das vozes rítmicas foram empregados frases fáceis e que a turma em sua maioria conseguia reproduzi-las mas pela dispersão ele tiveram muita dificuldade em executar perfeitamente, levamos muito tempo para que fizéssemos entender o propósito. Por fim convocamos os alunos mais concentrados para executar as vozes na frente da classe e assim demos fim a esta atividade. Quando partimos para o jogo do "espelho animado", até que tentamos mas a dispersão ficou cada vez mais incontrolável, até que paramos e começamos a treinar a música para o São João.

Um dia em que eu tava muito mal de gripe, o professor Ednaldo me ajudou a executar todas as atividades do plano de aula

Nenhum comentário:

Postar um comentário