Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Bolsista: Tássio Silva
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Turma: 2° ano A e 3° ano A
Horário: quarta-feira pela manhã
Data: 31 de maio de 2017
PLANO DE AULA
ROTEIRO:
1. Apreciação musical;
2. Reflexão do vídeo;
3. Vocalizes;
4. Jogo das vozes ritmicas;
5. Jogo do espelho animado;
6. Ensaio das músicas para o São
joão;
CONTEÚDOS
Silencio
Concentração
Percepção
Afinação
Memorização
OBJETIVOS
Desenvolver a percepção
Treinar
repertório
Trabalhar
afinação
Trabalhar a
tomada de decição
Desenvolver
a iniciativa
METODOLOGIA
Roteiro
1. Momento – Apreciação Musical: destinado para apreciar uma música em
áudio ou vídeo levado pelo professor, com intenções predeterminadas, sendo elas
geralmente a introdução do aluno à aula de música;
2. Momento – Reflexão sobre o vídeo: Será esse momento destinado para discussão somente sobre o conteúdo apresentado no áudio ou vídeo, podendo ser na
sua forma estrutural, sobre a mensagem que o vídeo quis passar, quais
instrumentos, se tem a presença de canto, dentre outros questionamentos;
3. Momento – Vocalizes: Fazer uso de vocalizes
para trabalhar afinação, preparação vocal e ouvido interno de cada aluno.
4. Momento – Jogo das vozes ritmicas: Para a execução dessa atividade a turma
precisa ter uma introdução em leitura ritmica. Os alunos serão dividos em
equipes, as quais serão responsáveis cada uma por uma sequencia ritmica a intenção é que a turma inteira execute
junto cada um em sua frase.
5.
Momento --
jogo do espelho animado: Primeiro
passo é a organização da sala, os alunos serão organizados em duplas
enfileradas. O professor irá por uma canção e a primeira dupla terá a
responsabilidade de criar um passo de acordo com o ritmo ou a letra, enquanto
as outras com atenção, terão que imitar. Cada dupla terá seu momento de
criação, pois o "passo" será breve e logo depois da criação e
imitação a primeira dupla irá pro final da fila.
6. Momento – Ensaio das músicas para o São João: Aprender a(s)
música(s) e aprimorar uma coreografia que fazem parte da confraternização para
o mês de Junho;
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados mediante o
comportamento, a atenção e interesse e o respeito com os colegas e professores.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
100 Jogos Musicais – Marío José Ferreira
Pinto;
RELATO DA AULA
MATERIAIS UTILIZADOS
Som
Computador
RELATO DA AULA:
A
apreciação de hoje teve um vídeo com o flautista Jonathan Brahms tocando a
música de Johann Sebastian Bach - Partita in A Minor para Flauta transversal Alone
- BWV 1013, como esperado todos reconheceram o início da canção, coloquei brevemente
e parei a reprodução, de maneira quase que instantânea todos reconheceram a
música e começaram a conversar sobre, alguns cantaram outros arriscaram passos
de dança e logo pediram pra por a música e isso eu fiz. Logo perceberam algo de
estranho, essa música não era de fato a que eles conheciam. "ela era
chata", "ninguém conhece", "imita a música certa", Dentre
esses e outros comentários evidenciaram o desconhecimento da música. Em seguida
coloquei a canção que de fato eles conhecem o funk - Bumbum tam tam do Dj
Gustavo. Vibraram, pularam, cantaram e logo ficaram chateados pois não deixei a
música continuar. Hoje foi um dia muito agitado, em todas as atividades
propostas tivemos dificuldade na execução, o jogo das vozes rítmicas foram
empregados frases fáceis e que a turma em sua maioria conseguia reproduzi-las mas
pela dispersão ele tiveram muita dificuldade em executar perfeitamente, levamos
muito tempo para que fizéssemos entender o propósito. Por fim convocamos os
alunos mais concentrados para executar as vozes na frente da classe e assim
demos fim a esta atividade. Quando partimos para o jogo do "espelho
animado", até que tentamos mas a dispersão ficou cada vez mais
incontrolável, até que paramos e começamos a treinar a música para o São João.
Um dia em que eu tava muito mal de gripe, o professor Ednaldo
me ajudou a executar todas as atividades do plano de aula
Nenhum comentário:
Postar um comentário