Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Bolsista: Tássio Silva
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Turma: 2° ano A e 3° ano A
Horário: quarta-feira pela manhã
Data: 10 de maio de 2017
PLANO DE AULA
ROTEIRO:
1. Apreciação musical;
2. Reflexão do vídeo;
3. Vocalizes;
4. Jogo cooperativo "cadeira livre";
5. Ensaio das músicas para o São
joão;
CONTEÚDOS
Silencio
Concentração
Percepção
Afinação
Memorização
OBJETIVOS
Desenvolver a percepção
Treinar repertório
Trabalhar afinação
Trabalhar a tomada de decição
Desenvolver a iniciativa
METODOLOGIA
Roteiro
1. Momento – Apreciação Musical: destinado para apreciar uma música em
áudio ou vídeo levado pelo professor, com intenções predeterminadas, sendo elas
geralmente a introdução do aluno à aula de música;
2. Momento – Reflexão sobre o vídeo: Será esse momento destinado para discussão somente sobre o conteúdo apresentado no áudio ou vídeo, podendo ser na
sua forma estrutural, sobre a mensagem que o vídeo quis passar, quais
instrumentos, se tem a presença de canto, dentre outros questionamentos;
3. Momento – Vocalizes: Fazer uso de vocalizes
para trabalhar afinação, preparação vocal e ouvido interno de cada aluno.
4. º Momento – Jogo
cooperativo "cadeira livre": O grupo precisa ocupar todas
as cadeiras, não deixando espaços entre as cadeiras. Formar um círculo, igual
ao numero de participantes, mas uma cadeira ficará livre e todos sentam
voltados para o interior do círculo. Colocar as cadeiras bem juntinhas, sem
deixar espaço entre uma e outra cadeira. Após a montagem do circulo dar as
instruções abaixo e iniciar o jogo. A cadeira vazia deve ser ocupada pelo participante
que estiver ao lado da cadeira, o mais rápido possível. O participante que
conseguir sentar-se diz em voz alta. "Eu sentei !" Sobra então uma
nova cadeira livre que será ocupada pela pessoa que estava ao lado do primeiro
participante a se movimentar. Esse, ao sentar, diz em voz alta: " No
jardim !" Na seqüência, sobra outra cadeira livre que será ocupada pelo
participante que estava ao lado daquele que se movimentou. Esse, por sua vez,
completa a frase dizendo: " Com meu amigo fulano!" (dizer o nome da
pessoa escolhida). A pessoa chamada é escolhida aleatoriamente, sendo qualquer
pessoa do círculo. Esta pessoa deverá ir mais depressa possível até a cadeira e
sentar. Dessa forma, a cadeira em que essa pessoa estava sentada ficará livre,
o que possibilita o início de um novo ciclo: " eu sentei", "no
jardim ", "com meu amigo Ciclano".
5. Momento – Ensaio das músicas para o São João: Aprender a(s)
música(s) e aprimorar uma coreografia que fazem parte da confraternização para
o mês de Junho;
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados mediante o
comportamento, a atenção e interesse e o respeito com os colegas e professores.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
100 Jogos Musicais – Marío
José Ferreira Pinto;
RELATO DA AULA
MATERIAIS UTILIZADOS
Som
Computador
RELATO DA AULA
Primeira vez em que
assumo a turma com seu horário em totalidade,
um dia tranqüilo
como todos os outros, o segundo ano b é uma turma boa e tranquila de trabalhar, são atentos, participativos, criativos e musicais.
Começamos com dois vídeos sobre bateria. O primeiro foi um stand up do
famoso e influenciador Mr. Bean, interpretado pelo ator britânico Rowan
Atkinson, no qual ele encontra uma bateria invisível e vive u,ma das mais
divertidas aventuras musicais. Ao assistir o vídeo as crianças já o reconheciam
e comentavam de maneira curiosa toda aquela descoberta que Bean fazia com sua
"bateria invisível". Ao fim, fizemos uma breve reflexão sobre o vídeo
e o instrumento apresentado. O segundo vídeo foi em um contexto completamente
diferente, um artista de rua mostrando toda sua técnica e habilidade em tocar
bateria em baldes ao ar livre. Como é de se esperar fizemos toda uma reflexão
sobre o que é música, quem são os artistas de rua, como ele tirava tantos sons
apenas de baldes, quais membros do compro ele usava para tocar, como ele
manipulava os baldes e aos poucos eles entraram naquele universo musical bem
fora dos padrões.
O jogo da "cadeira livre" é um jogo bastante
chamativo, foi incrível como todos da turma se entregaram aquele jogo,
concentrados e atentos, mas o que o jogo mais precisava que era velocidade eles
deixaram a desejar, foi uma boa experiência e ficou com um gostinho de quero
mais e agora que eles já entendem a dinâmica da brincadeira podemos até aplicá-la
em outra oportunidade.
na verdade esta aula aconteceu dia 10/05/2017
ResponderExcluir