quarta-feira, 31 de maio de 2017

10 de maio de 2017

Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Bolsista: Tássio Silva
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Turma: 2° ano A e 3° ano A
Horário: quarta-feira pela manhã
Data: 10 de maio de 2017


PLANO DE AULA



ROTEIRO: 

1. Apreciação musical;
2. Reflexão do vídeo;
3. Vocalizes;
4. Jogo cooperativo "cadeira livre";
5. Ensaio das músicas para o São joão;



  CONTEÚDOS

   Silencio
  Concentração
  Percepção
  Afinação
  Memorização

  OBJETIVOS

  Desenvolver a percepção
  Treinar repertório        
  Trabalhar afinação
  Trabalhar a tomada de decição
  Desenvolver a iniciativa


  METODOLOGIA 

Roteiro

1.            Momento – Apreciação Musical: destinado para apreciar uma música em áudio ou vídeo levado pelo professor, com intenções predeterminadas, sendo elas geralmente a introdução do aluno à aula de música;

2.            Momento – Reflexão sobre o vídeo: Será esse momento destinado para discussão somente sobre o conteúdo apresentado no áudio ou vídeo, podendo ser na sua forma estrutural, sobre a mensagem que o vídeo quis passar, quais instrumentos, se tem a presença de canto, dentre outros questionamentos;

3.            Momento – Vocalizes: Fazer uso de vocalizes para trabalhar afinação, preparação vocal e ouvido interno de cada aluno.

4.  º Momento – Jogo cooperativo "cadeira livre": O grupo precisa ocupar todas as cadeiras, não deixando espaços entre as cadeiras. Formar um círculo, igual ao numero de participantes, mas uma cadeira ficará livre e todos sentam voltados para o interior do círculo. Colocar as cadeiras bem juntinhas, sem deixar espaço entre uma e outra cadeira. Após a montagem do circulo dar as instruções abaixo e iniciar o jogo. A cadeira vazia deve ser ocupada pelo participante que estiver ao lado da cadeira, o mais rápido possível. O participante que conseguir sentar-se diz em voz alta. "Eu sentei !" Sobra então uma nova cadeira livre que será ocupada pela pessoa que estava ao lado do primeiro participante a se movimentar. Esse, ao sentar, diz em voz alta: " No jardim !" Na seqüência, sobra outra cadeira livre que será ocupada pelo participante que estava ao lado daquele que se movimentou. Esse, por sua vez, completa a frase dizendo: " Com meu amigo fulano!" (dizer o nome da pessoa escolhida). A pessoa chamada é escolhida aleatoriamente, sendo qualquer pessoa do círculo. Esta pessoa deverá ir mais depressa possível até a cadeira e sentar. Dessa forma, a cadeira em que essa pessoa estava sentada ficará livre, o que possibilita o início de um novo ciclo: " eu sentei", "no jardim ", "com meu amigo Ciclano".

5.            Momento – Ensaio das músicas para o São João: Aprender a(s) música(s) e aprimorar uma coreografia que fazem parte da confraternização para o mês de Junho;

  AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados mediante o comportamento, a atenção e interesse e o respeito com os colegas e professores.

   FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 100 Jogos Musicais – Marío José Ferreira Pinto;



  RELATO DA AULA



  MATERIAIS UTILIZADOS

 Som
 Computador


  RELATO DA AULA

Primeira vez em que assumo a turma com seu horário em totalidade,
um dia tranqüilo como todos os outros, o segundo ano b é uma turma boa e tranquila de trabalhar, são atentos, participativos, criativos e musicais.
Começamos com dois vídeos sobre bateria. O primeiro foi um stand up do famoso e influenciador Mr. Bean, interpretado pelo ator britânico Rowan Atkinson, no qual ele encontra uma bateria invisível e vive u,ma das mais divertidas aventuras musicais. Ao assistir o vídeo as crianças já o reconheciam e comentavam de maneira curiosa toda aquela descoberta que Bean fazia com sua "bateria invisível". Ao fim, fizemos uma breve reflexão sobre o vídeo e o instrumento apresentado. O segundo vídeo foi em um contexto completamente diferente, um artista de rua mostrando toda sua técnica e habilidade em tocar bateria em baldes ao ar livre. Como é de se esperar fizemos toda uma reflexão sobre o que é música, quem são os artistas de rua, como ele tirava tantos sons apenas de baldes, quais membros do compro ele usava para tocar, como ele manipulava os baldes e aos poucos eles entraram naquele universo musical bem fora dos padrões.

O jogo da "cadeira livre" é um jogo bastante chamativo, foi incrível como todos da turma se entregaram aquele jogo, concentrados e atentos, mas o que o jogo mais precisava que era velocidade eles deixaram a desejar, foi uma boa experiência e ficou com um gostinho de quero mais e agora que eles já entendem a dinâmica da brincadeira podemos até aplicá-la em outra oportunidade.

Um comentário: