Escola: Municipal Dr. ª Mª. Do Carmo
Vilaça
Escola: Municipal Dr. ª Mª. Do Carmo Vilaça
Turma: 1º, 3º e 5º anos.
Horário: Segundas-feiras à tarde
Data: 15 de Maio de 2017
Bolsista: Gleidiane Macedo
Professor/Supervisor: Ednaldo Rodrigues
RELATO
DA AULA
5º ANO
A aula do terceiro ano começou com uma apreciação de um
trecho de um filme -> Canção do coração.
O trecho que o professor passou havia cantando um coral
com uma solista. Uma música Gospel muito bonita.
Depois o professor fez algumas perguntas sobre o vídeo para
ver se eles tinham prestado atenção e falou um pouco sobre a pratica de coral.
O vocalize trabalhado hoje com os meninos foi o ->
viajar, velejar nesse mar.
Logo após o professor colou os meninos para cantar as
notas musicais e mais uma vez explicou a importância de prestar atenção nas
alturas das notas para cantar corretamente.
Depois o professor explicou um pouco de porque ele sempre
leva uma apreciação musical, os vocalizes e as notas musicais para a sala de
aula. Ele explicou que para se cantar bem é necessário ter algumas práticas;
ouvir prestando atenção no que está se ouvindo e ouvir vários tipos de músicas
e gêneros (Apreciação), fazer exercícios que ajude a melhor a voz (Vocalize) e
ter uma boa afinação (Cantar as notas musicais).
-Acho que os meninos entenderam, mas tenho a leve
impressão que o professor vai precisar explicar isso mais algumas vezes para a
turma kkkk’.
Os preparos para o nosso festival continuam, e hoje foi o
dia em que o professor anotou o nome de algumas canções que os alunos irão
trabalhar para o festival.
Antes do festival teremos a nossa festa junina, e todas
as salas tem as suas músicas para trabalhar. Esse ano teremos como tema o
cantor, instrumentista e compositor Luiz Gonzaga.
Cada turma ficará com algumas canções dele para fazer uma
linda homenagem.
O Quinto ano B ficou com a música Xote Das Meninas, e
hoje eles fizeram um ensaio da música e já começamos a ver uma possível
coreografia.
Depois o professo fez um trabalho de solfejo continuando
a técnica que ele começou na semana passada. Semana passada ele utilizou traços
e bolinhas para indicar alturas de notas. Ele continuou hoje usando as
bolinhas, mas já colocando os nomes das notas nas suas alturas devidas.
-Esse é um trabalho em que o professor utiliza o quadro e
pede para que os alunos escrevam no caderno. Esses trabalhos teóricos na
maioria das vezes são bem difícil de realizar, o que poderia ser feito bem
rapidinho muitas vezes acaba levando um pouco mais de tempo pela resistência que
os alunos têm em escrever e ler.
O professor tinha ainda mais três atividades para propor
a sala, mas com a demora na atividade teórica ele não pode realizar.
3ºANO
A turma do terceiro ano E é uma turma muito difícil de
trabalhar. Hoje quando chegamos a sala os alunos estavam em meio uma guerra de
bolinhas. O professor tem um costume de sempre anotar no quadro os nomes dos
alunos que não estão se comportando da maneira correta, como uma forma de
chamar atenção deles e pensando em uma punição futura ou pelo menos uma
conversa mais séria. E assim ele fez, assim que chegou que viu a cena da guerra
de bolinha, foi anotando o nome de todos os envolvidos.
A aula custou a começar por conta da confusão.
A circunstancia fez com que o professor desse início a
aula pela parte teórica, já que todos estavam os cadernos abertos arrancando
folhas para rumar nos colegas, vamos aproveitar esse caderno aberto para fazer
atividade.
-Acredito que essa tenha sido a ideia imediata que o
professor teve para acalmar os ânimos, mas mesmo assim ainda foi difícil de
acalmar os mais agitados.
Logo quando o professor começou a acalmar os ânimos dos
meninos veio uma das funcionaria da escola avisar que estava na hora do
professor levar os garotos para o lanche.
Como sempre, foi feito uma fila com os alunos para ir ao
refeitório lanchar, mas aí o professor Ednaldo avisou que aqueles cujo os nomes
estavam no quatro (por conta da guerra de bolinhas de papel do início da aula)
iria esperar um pouco para ir lanchar pois ele queria ter uma conversa.
A maioria dos alunos envolvidos eram meninos, mas no meio
deles tinha uma menina; o professor começou a conversar com os meninos e a
menina (Joelma) caiu no choro.
O professor conversou com os meninos, dando uma
advertência, e liberou eles para o lanche e o professor Ednaldo precisava
voltar para o refeitório para acompanhar o restante da turma então eu fiquei na
sala com Joelma conversando.
Joelma se sentiu injustiçada por ter o nome escrito no
quatro, ela falou que só estava tentando se defender, ela chorava de um jeito
que dava pena e me dava vontade de chorar também. Tentei explicar a ela que o
professor não estava querendo ser injusto com ela, e que toda aquela situação
ia servir como aprendizado para ela. Ela disse que me entendeu, mas o choro
profundo não queria passar. Pedi para que eu ligasse para a mãe dela pois ela
queria muito ver a mãe, naquele momento que para ela era muito difícil.
Nessas horas a falta de experiência é bem complicada, o
que fazer numa situação dessa?!
Os alunos voltaram pra sala de aula, e ao ver Joelma
chorando alguns alunos começaram a fazer gozação, já outros (principalmente as
meninas) ficaram muito preocupados.
Ela pediu ao professor para ir a diretoria para tentar
ligar para a mãe ir buscar ela, e o professor permitiu.
A aula continuou com uma apreciação (O mesmo vídeo que já
citei na aula do quinto ano).
-A diferença é que com o terceiro ano, depois de assistir
o vídeo, o professor teve uma conversa sobre gêneros musicais com os meninos.
Ele falou que aquele vídeo era uma música gospel e explicou que gospel era um
gênero musical, daí perguntou se os alunos conheciam outros gêneros e pediu
para que eles citassem mais alguns.
Até tango foi citado kkk’
O professor prometeu então que levaria para apreciação
mais alguns gêneros musicais para que eles possam conhecer.
Depois foi feito o vocalize -> viajar, velejar nesse
mar.
E por último tivemos o ensaio da música Pagode Russo de
Luiz Gonzaga para a festa junina.
O professor começou passando a letra com todos os alunos
e a sala começou a meio que se dividir, algumas meninas queriam fazer uma
coreografia com a música e já alguns meninos queriam fazer um batuque
percussivo na música.
Então o professor dividiu a sala para poder trabalhar com
os dois grupos.
Fiquei responsável em junto com as meninas começar a
montar uma coreografia enquanto o professor ensinava os batuques para os
meninos.
Foi bem divertido.
Depois o professor colocou um vídeo com uma apresentação
de algumas crianças dançando e cantando forro para que eles pudessem se
inspirar, e não é que deu certo!
Eles começaram a dançar, até os meninos entraram na
brincadeira do trenzinho. E as meninas já me disseram que tem novas ideias para
a coreografia da apresentação. Semana que vem vamos continuar trabalhando
nisso.
1º ANO
Para mim o primeiro ano no fim da tarde é como um bônus,
tipo um descanso depois de tanta agitação. Eles são menorzinhos e o que eles
mais gostam de fazer é contar histórias e fazer perguntas kkk.
A turma é pequena e bem tranquila de trabalhar, quando o
professor perguntou qual turma eu ia querer apadrinhar não tive dúvida para
escolher kk.
Hoje demos continuidade ao nosso ensaio para as festas
juninas. E essa turma está trabalhando duas músicas do Luiz Gonzaga para a
apresentação, Sabiá e Olha pro céu meu amor.
Olha pro céu meu amor eles já estão trabalhando a mais
tempo e até já temos passos, agora é só se preparar melhor para a apresentação.
Já Sabiá, ainda estamos trabalhando na letra, que tem algumas partes um pouco
complicadas. Mas acredito que daqui para a semana que vem eles já vão estar
craques.
Estamos com alguns planos para o dia da apresentação e
estou torcendo para que tudo dê certo.
Depois os meninos pediram para o professor colocar uma
música que eles gostam muito, Silêncio de Marcio Coelho e Ana Favaretto.
E terminamos com um vídeo muito interessante de Kirk
Franklin – I Smile.
“Há escolas que são gaiolas e há escolas que
são asas”
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