quinta-feira, 4 de maio de 2017

Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça

Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Turma: 2º ano B.
Horário: Quartas-feiras à tarde
Data: 03 de Maio de 2017
Bolsista: Sindney Borges Oliveira
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes


PLANO DE AULA VIII



ROTEIRO: 

1.      Canção de Chegada (Boa tarde!)
2.      Aquecimentos e alongamentos Vocal e Corporal
3.      Canção “Era um dia de manhã”
4.      Estudo de pulso musical com a canção:
·        A –E –I –O –U (Grupo TRIII)
5.      Estudo das propriedades do som: ALTURA
6.      Apreciação musical: Aquarela - Toquinho
7.      Arranjos sonoros: canção SAMBA LÊ LÊ

v  CONTEÚDOS

§  Solfejos rítmicos
§  Duração
§  P ulso e rítmo
§  Análise apreciativa



v  OBJETIVOS

§  Aprender as canções do semestre
§  Compreender a altura dos sons (graves e agudos)
§  Executar pulsações com diferentes ritmos
§  Trabalhar concentração, atenção e a sensibilidade.


v  METODOLOGIA 

ü  1º Momento – Canção de Chegada

Executar ao som do violão ou teclado a canção de chegada, explicando para os alunos a dinâmica de interação, para que eles comecem a aula ativos.

ü  2º Momento - Alongamento
Pedir para as crianças ficarem de pé e realizarem um pequeno alongamento. Alongando a parte superior dos membros. A sugestão é fazerem se imaginar pegando as estrelas do céu, alindando os braços, os punhos, o pescoço e as costelas.
ü  3º Momento – Canção Era um dia de manhã!

Esse é um momento de descontração que acaba por aquecer a voz e despertar as crianças também. A canção será repetida três vezes e cada vez com uma dinâmica diferente. Primeiro eu canto e eles repetem o refrão, na segunda vez eles respondem com palmas e na terceira vez eles respondendo com a sílaba Zi (zizizi …).

ü  4º Momento – Ritmico
A atividade com a canção A E I O U está voltada para o estudo da pulsação, mas também como uma atividade de aprendizagem e conhecimento da LIBRA (Lingua Brasileira de Sinais). Vou explicar para os alunos o que é LIBRAS e depois ensinar para eles como é as vogais em libras e vou ensinando cada vogal para eles. Depois canteremos a canção e na parte das vogais faremos em libras.
Segue link do video da canção: https://www.youtube.com/watch?v=IFm3SRDPZ60

ü  5º Momento – Estudo das propriedades do som – ALTURA

Vou explicar para os alunos como pode ser a altura dos sons na música. Uma noção de graves e agudos. Depois aplicarei um jogo com esses dois conceitos.


v  AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados mediante o comportamento, a atenção e interesse e o respeito com os colegas e professores.

v  MATERIAIS UTILIZADOS

·         Som
·         Computador
·         Instrumentos musicais disponíveis
·         Jogos musicais

v RELATO DA AULA

A aula hoje foi interessante. Até fiquei surpreso com a cooperação dos alunos. Consegui aplicar o plano de aula e o professor Ednaldo me deu suporte tocando e controlando o ânimo dos alunos que não queriam participar. Na verdade penso na ideia da inclusão, mas acho que tem que ser uma ação voluntária. Não posso obrigar os alunos participarem de algo que eles não queiram, até porque o perfil de alunos que temos hoje é totalmente diferente e requer certos cuidados por parte do professor, mas tenho consciência de que dando aulas motivadoras e dinâmicas posso acabar conquiatando-os, fazendo-os participarem. E foi basicamente o que aconteceu, inicialmente alguns ficaram de fora, mas depois todos começaram a participar.
As crianças já sabem a dinâmica inicial das aulas e já conhecem as duas canções de chegada. Na terceira canção que trouxe para eles, A E I O U do grupo TRIII, ensinei as vogais em LIBRAS, trazendo mais um conhecimento para eles.
Quando sinto que consegui aplicar um plano de aula com êxito a sensação é muito boa.
Na parte da apreciação musical (sempre presentes nos meus planos) acabei tendo um problema com o video e por conta disso conversei com o professor se ele não tinha algo à apresentar para eles. Acabamos escolhendo a canção Aquarela de Toquinho, mas a ideia era de que eles assistissem o vídeo sem o áudio e imaginassem uma estória a partir do que estavam vendo. Interessante como, depois ao ouví-los, perceber como alguns relataram o seu imaginário, que não estavam muito distante da real estória. O questionamento que levei para eles era que a presença do som se faz importante como um processo de comunicação e entendimento do que se vê. Só a apreciação visual não torna clara a mensagem. A presença do som é importante na mensagem , mas que existe outras formas de se comunicar, sem o som, que foi justamente a proposta de comunicação em Libras que trouxe para eles.




Nenhum comentário:

Postar um comentário