quarta-feira, 26 de julho de 2017

Canção de Trabalho: uma história contada por meio da dança

Escola Municipal Padre José de Anchieta
Turmo: matutino 
Turmas: de 1° e 2° anos fundamental I

Canção de Trabalho: uma história contada por meio da dança

Por Marisa Sales

           Hoje levei para a turma uma atividade de expressão corporal e coordenação motora. O objetivo era falar um pouco sobre como nascem as histórias (estórias) que ouvimos e como elas podem ser contadas. Iniciei a atividade conversando com a turma. Perguntei se eles gostavam de histórias, que histórias conheciam e como é que as histórias nascem. Ouvi cada um dos alunos: a maioria das respostas foi de que primeiro se escreve a história na cabeça, depois passa para o papel e conta. Mas também há aquelas que não se escrevem, estão apenas na cabeça e assim são contadas.  Depois de ouvi-los perguntei: e seria possível contar uma história por meio da dança? Vamos tentar isso hoje?
                Então eu trouxe para vocês uma dança de trabalho que conta a história do café. Como vocês acham que o café chega à casa de vocês? Como ele é produzido?
Algumas crianças disseram que não faziam ideia. Outras que ele vem do supermercado. Vem da fazenda. E ainda teve quem não separasse o café do leite: vem da fazenda, a gente compra no supermercado e depois pega o leite da vaca, mistura e toma. 
Então passamos para a atividade corporal. Primeiro relaxamento/aquecimento, depois fiz passo a passo com as turmas. Foi divertido e todos pegaram os passos muito rápido. 
            Após acabarmos pedi que todos pesquisassem em casa, com os familiares, de onde vem o café, como ele é produzido e que na próxima aula a gente tentasse escrever uma história sobre o café. 
          Em algumas turmas a atividade corporal teve mais entusiasmo que em outras, mas todas participaram ativamente da atividade. Na última turma, sempre dá para fazer mais coisas por termos duas aulas seguidas, então, após a atividade corporal os alunos criaram uma história coletiva. Cada um falou uma parte e outros continuaram. Deixamos que eles criassem a história sem dar um tema específico. O resultado é uma história cheia de monstros, bruxas, feitiços, mortes e um e viveram felizes para sempre. Eles criaram uma história de acordo com as referências dos contos clássicos europeus e uma pequena mistura com o folclore brasileiro. Vamos desenvolver a contação de histórias na turma e veremos futuramente como isso vai se desenvolver. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário