Escola: Municipal
Dr.ª
Mª. do Carmo Vilaça
Turma: 1º
ano.
Bolsista : Sindney Borges de Oliveira
Supervisor : Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Bolsista : Sindney Borges de Oliveira
Supervisor : Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Horário:
Quintas-feiras à tarde
Data: 27
de Julho de 2017 - 2º Semestre
PLANO DE
AULA II
ROTEIRO:
·
Canções:
·
De
chegada;
·
Sabiá
lá na Gaiola;
·
Fazer
Xique Xique;
·
Canção
Ovelhinha de Maria - Solfejo
·
Canção
de Saída
·
Leitura
do livro Briancando com a Música, págs. 8, 9 e 10;
v CONTEÚDOS
Ø Conceitual
§ Canções
§ Vocalize
§ Figuras
musicais
Ø
Procedimental
§ Memorização das canções propostas com alguns elementos coreográficos.
§
Conhecimento de
algumas figuras musicais.
§
Aquecimento vocal
utilizando algumas técnicas
§
Solfejo de algumas notas musicais preparando-os para o
estudo de flauta doce
Ø Atitudinal
§ Participação
§ Atenção
§ Disciplina
v OBJETIVOS
§ Memorizar as canções propostas.
§
Conhecer e escrever
algumas figuras musicais.
§
Trabalhar a voz
tecnicamente.
§
Perceber notas musicais através da canção Ovelhinha de
Maria
v METODOLOGIA
ü Memorização
Canções:
·
Boa tarde;
·
Sabiá la na gaiola;
·
Fazer Xique Xique
·
Estamos esperando vocês semana que vem
ü 2º Momento
Identificação de
algumas figuras musicais que eles escreverão no caderno (pauta musical, escala
de Dó maior, Calve de Sol.
ü 3º Momento
Escreverei
as notas da canção Ovelhinha de Maria que compreendem as notas Si, Lá e Sol,
para que solfejando eles possam ter o primeiro contato com a canção antes de
aprenderem a tocá-la na flauta.
v MATERIAIS UTILIZADOS
·
A voz
·
O corpo
·
Caxixis
·
Clavas
·
Violão
v
RELATO DA AULA
Com a turma do primeiro ano a aula começou com a canção de chegada e fiz
questão de preparar a sala de forma que pudessem observar a todos, fazendo-os
participarem da aula ativamente. Confesso que ato de indisciplina me desmonta
às vezes. Chego cheio de gás pra fazer uma boa aula e aff! Conter a turma
inicialmente, atraindo para a aula, já é um desafio inicial em todas as turmas.
Beleza, vamos aprendendo a lidar com isso de uma forma ou de outra. Eu
realmente me desconectei um pouco, confesso, talvez porque houve uma quebra nas
atividades que acabou dispersando a turma. Saí com uma sensação ruimmmm. Eu quero muito
trabalhar algumas canções com eles. Quanto a isso, beleza porque sei que de
alguma forma o professor Ednaldo acabará me ajudando. Falo baixo, fico rouco
muito facilmente e não consigo gritar. Acho que preciso também escolher um tom
em que eles possam se sentir mais confortáveis para cantar. Beleza é
aprendizado. É preciso estar aberto a essas reflexões para não me sentir frustrado,
faz parte. Acredito que até professores que já estão muito tempo na profissão
tem momentos como esse, de frustração. De falta de ânimo.
Com o quarto ano, como estou desenvolvendo um trabalho coreográfico,
preciso atrair a consciência da atenção e disciplina. O espaço aberto para os
ensaios também pode estar causando certa dispersão que associado à falta de
atenção e concentração no que estão fazendo acaba por distraí-los demais e não
poder avançar muito. Mas todos esses pontos estão sendo observados e pretendo
ir mudando as estratégias nos ensaios sequintes.
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