domingo, 30 de julho de 2017

Escola Municipal Dra. Maria do Carmo Vilaça

Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Turma: 1º ano.
Bolsista : Sindney Borges de Oliveira
Supervisor : Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Horário: Quintas-feiras à tarde
Data: 27 de Julho de 2017 - 2º Semestre


PLANO DE AULA II



ROTEIRO:

·         Canções:
·         De chegada;
·         Sabiá lá na Gaiola;
·         Fazer Xique Xique;
·         Canção Ovelhinha de Maria - Solfejo
·         Canção de Saída
·         Leitura do livro Briancando com a Música, págs. 8, 9 e 10;


v  CONTEÚDOS

Ø  Conceitual
§  Canções
§  Vocalize
§  Figuras musicais

Ø  Procedimental

§  Memorização das canções propostas com alguns elementos coreográficos.
§  Conhecimento de algumas figuras musicais.
§  Aquecimento vocal utilizando algumas técnicas
§  Solfejo de algumas notas musicais preparando-os para o estudo de flauta doce


Ø  Atitudinal

§  Participação
§  Atenção
§  Disciplina


v  OBJETIVOS

§  Memorizar as canções propostas.
§  Conhecer e escrever algumas figuras musicais.
§  Trabalhar a voz tecnicamente.
§  Perceber notas musicais através da canção Ovelhinha de Maria

v  METODOLOGIA 

ü  Memorização

Canções:
·         Boa tarde;
·         Sabiá la na gaiola;
·         Fazer Xique Xique
·         Estamos esperando vocês semana que vem


ü  2º Momento 

Identificação de algumas figuras musicais que eles escreverão no caderno (pauta musical, escala de Dó maior, Calve de Sol.

ü  3º Momento
Escreverei as notas da canção Ovelhinha de Maria que compreendem as notas Si, Lá e Sol, para que solfejando eles possam ter o primeiro contato com a canção antes de aprenderem a tocá-la na flauta.

v  MATERIAIS UTILIZADOS

·         A voz
·         O corpo
·         Caxixis
·         Clavas
·         Violão


v RELATO DA AULA

Com a turma do primeiro ano a aula começou com a canção de chegada e fiz questão de preparar a sala de forma que pudessem observar a todos, fazendo-os participarem da aula ativamente. Confesso que ato de indisciplina me desmonta às vezes. Chego cheio de gás pra fazer uma boa aula e aff! Conter a turma inicialmente, atraindo para a aula, já é um desafio inicial em todas as turmas. Beleza, vamos aprendendo a lidar com isso de uma forma ou de outra. Eu realmente me desconectei um pouco, confesso, talvez porque houve uma quebra nas atividades que acabou dispersando a turma.  Saí com uma sensação ruimmmm. Eu quero muito trabalhar algumas canções com eles. Quanto a isso, beleza porque sei que de alguma forma o professor Ednaldo acabará me ajudando. Falo baixo, fico rouco muito facilmente e não consigo gritar. Acho que preciso também escolher um tom em que eles possam se sentir mais confortáveis para cantar. Beleza é aprendizado. É preciso estar aberto a essas reflexões para não me sentir frustrado, faz parte. Acredito que até professores que já estão muito tempo na profissão tem momentos como esse, de frustração. De falta de ânimo.
Com o quarto ano, como estou desenvolvendo um trabalho coreográfico, preciso atrair a consciência da atenção e disciplina. O espaço aberto para os ensaios também pode estar causando certa dispersão que associado à falta de atenção e concentração no que estão fazendo acaba por distraí-los demais e não poder avançar muito. Mas todos esses pontos estão sendo observados e pretendo ir mudando as estratégias nos ensaios sequintes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário