Turno: Matutino
Coordenadora: Mara Menezes
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Bolsista: Raíssa Pessoa
" A música é interessante para a criança desde sempre e isso é maravilhoso, porque a motivação é essencial para a construção da aprendizagem"
Ø
ROTEIRO: 3 º ano:
1. Atividade escrita;
2. Leitura em partitura;
3. Conhecendo a flauta doce;
Ø
No 5 º ano:
1.
Atividade escrita;
2.
Canção – Som e cor;
Ø
CONTEÚDOS:
1.
Figuras musicais;
2.
Teoria sobre a clave de sol e pentagrama;
3.
Posição da flauta doce;
4.
Conhecendo a escala de forma ascendente e
descendente;
5.
Propriedades do som: Altura e duração;
6.
Canção – Som e cor;
Ø
OBJETIVOS:
1.
Aprender as 7 figuras de som e as 7 figuras de
silêncio e seus respectivos valores;
2.
Escutar e reproduzir as frases da canção “ Som e
cor” para melhor memorização da mesma;
3.
Fazer atividade dos andares trabalhando assim a
altura e ordem das notas musicais;
4.
Conhecer as propriedades do som (duração e
altura) através de atividades escritas;
Ø
METODOLOGIA:
1.
Momento – (3 º ano) – Trabalhar atividade
escrita mostrando a ordem das notas e como se faz a leitura da escala de Dó de
forma ascendente e descendente. (5º ano) – Fazer uma breve teoria das figuras
musicais e especificar quantas existem e suas respectivas pausas anotando – as no
caderno;
2.
Momento – (3º ano) – Mostrar a eles como
funciona a leitura no caderno de música e explicar sobre o papel de uma clave.
(5 º ano) – Explanar sobre a duração das figuras, sem valor exato ainda para
melhor entendimento depois com valor fixo;
3.
Momento – (3º ano) – Mostrar as posições da
flauta doce e passar uma atividade para ser feita em casa. (5º ano) – Aprender a
música “Som e cor”;
Ø
AVALIAÇÃO:
A avaliação será
feita mediante a participação dos alunos dentro de sala de aula, memorização
das músicas que será utilizada nas apresentações futuras, avanço nas percepções
rítmicas e melódicas e afinação mediante efeito dos vocalizes.
Ø
JUSTIFICATIVA:
É de suma
importância o trabalho feito voltado para o melhoramento da percepção tanto
auditiva como motora, são exercícios feitos que estimulam o trabalho em grupo e
o avanço gradativo. Além da construção de ideias e respeito a opinião do
semelhante através das reflexões feitas dentro de sala de aula.
Ø
MATERIAIS UTILIZADOS:
1.
Som;
2.
Folha de caderno de música;
3.
Flauta doce;
Ø
RELATO DA AULA:
No 3 º ano estou trabalhando somente com 12 alunos o
ensino de flauta doce, estou encantada com a admiração dos alunos em ver um instrumento
tão simples sendo colocado em proposta para que eles aprendam. Alguns mostrou
um pouco de dificuldade na leitura das palavras que eram escritas na lousa pois
o posicionamento da lousa não estava legal. No 5 º ano eu gostei bastante da
empolgação e da metodologia que o professor Ednaldo utilizou para ensinar as
figuras musicais, ele não pôs uma duração especifica de imediato nas notas.
Pois futuramente quando eles trabalharem compasso composto eles consigam
entender que a semibreve pode durar qualquer tempo. Além do dia ter sido
engraçado pela reação dos alunos ao verem meu corte de cabelo, fiquei feliz
pela competência da coordenadora e professora da escola Raquel, que juntamente
com a diretora Rosa, buscou uma sala mal utilizada da escola para ser feita
como sala de música. Assim, o professor não precisaria ficar andando para cima
e para baixo com muitas coisas nas mãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário