domingo, 30 de julho de 2017

Som som som som e cor

 Escola Municipal Dra. Maria do Carmo Vilaça
Data: 27 de julho de 2017
Turmas: 3 º e 5 º anos
Turno: Matutino
Coordenadora: Mara Menezes
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Bolsista: Raíssa Pessoa

" A música é interessante para a criança desde sempre e isso é maravilhoso, porque a motivação é essencial para a construção da aprendizagem"



Ø  ROTEIRO: 3 º ano:

1. Atividade escrita;
2. Leitura em partitura;
3. Conhecendo a flauta doce;

Ø  No 5 º ano:

1.       Atividade escrita;
2.       Canção – Som e cor;

Ø  CONTEÚDOS:

1.       Figuras musicais;
2.       Teoria sobre a clave de sol e pentagrama;
3.       Posição da flauta doce;
4.       Conhecendo a escala de forma ascendente e descendente;
5.       Propriedades do som: Altura e duração;
6.       Canção – Som e cor;

Ø  OBJETIVOS:

1.       Aprender as 7 figuras de som e as 7 figuras de silêncio e seus respectivos valores;
2.       Escutar e reproduzir as frases da canção “ Som e cor” para melhor memorização da mesma;
3.       Fazer atividade dos andares trabalhando assim a altura e ordem das notas musicais;
4.       Conhecer as propriedades do som (duração e altura) através de atividades escritas;

Ø  METODOLOGIA:

1.       Momento – (3 º ano) – Trabalhar atividade escrita mostrando a ordem das notas e como se faz a leitura da escala de Dó de forma ascendente e descendente. (5º ano) – Fazer uma breve teoria das figuras musicais e especificar quantas existem e suas respectivas pausas anotando – as no caderno;

2.       Momento – (3º ano) – Mostrar a eles como funciona a leitura no caderno de música e explicar sobre o papel de uma clave. (5 º ano) – Explanar sobre a duração das figuras, sem valor exato ainda para melhor entendimento depois com valor fixo;

3.       Momento – (3º ano) – Mostrar as posições da flauta doce e passar uma atividade para ser feita em casa. (5º ano) – Aprender a música “Som e cor”;

Ø  AVALIAÇÃO:

 A avaliação será feita mediante a participação dos alunos dentro de sala de aula, memorização das músicas que será utilizada nas apresentações futuras, avanço nas percepções rítmicas e melódicas e afinação mediante efeito dos vocalizes.

Ø  JUSTIFICATIVA:

 É de suma importância o trabalho feito voltado para o melhoramento da percepção tanto auditiva como motora, são exercícios feitos que estimulam o trabalho em grupo e o avanço gradativo. Além da construção de ideias e respeito a opinião do semelhante através das reflexões feitas dentro de sala de aula.

Ø  MATERIAIS UTILIZADOS:

1.       Som;
2.       Folha de caderno de música;
3.       Flauta doce;

Ø  RELATO DA AULA:


No 3 º ano estou trabalhando somente com 12 alunos o ensino de flauta doce, estou encantada com a admiração dos alunos em ver um instrumento tão simples sendo colocado em proposta para que eles aprendam. Alguns mostrou um pouco de dificuldade na leitura das palavras que eram escritas na lousa pois o posicionamento da lousa não estava legal. No 5 º ano eu gostei bastante da empolgação e da metodologia que o professor Ednaldo utilizou para ensinar as figuras musicais, ele não pôs uma duração especifica de imediato nas notas. Pois futuramente quando eles trabalharem compasso composto eles consigam entender que a semibreve pode durar qualquer tempo. Além do dia ter sido engraçado pela reação dos alunos ao verem meu corte de cabelo, fiquei feliz pela competência da coordenadora e professora da escola Raquel, que juntamente com a diretora Rosa, buscou uma sala mal utilizada da escola para ser feita como sala de música. Assim, o professor não precisaria ficar andando para cima e para baixo com muitas coisas nas mãos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário