Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Bolsista: Tássio Silva
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Turma: 2° ano B, 3° ano A e 4° ano A
Horário: quarta-feira pela manhã
Data: 02 de agosto de 2017
PLANO DE AULA
ROTEIRO:
1. Apreciação musical;
2. Vocalizes;
3. Experimentação com instrumentos
criados na escola;
4. Audições.
CONTEÚDOS
Silencio
Concentração
Percepção
Memorização
OBJETIVOS
Desenvolver a percepção
Trabalhar afinação
Trabalhar a tomada de decisão
Desenvolver a iniciativa
METODOLOGIA
1. Momento –
Apreciação Musical: destinado para apreciar uma música em áudio ou vídeo levado
pelo professor, com intenções predeterminadas, sendo elas geralmente a
introdução do aluno à aula de música;
2. Momento – Vocalizes: Fazer uso de
vocalizes para trabalhar afinação, preparação vocal e ouvido interno de cada
aluno.
3. Momento – Alguns instrumentos serão destribuidos aos alunos, instrumentos estes que foram confeccionados por
alunos da escola com auxílio do professor Ednlado e a professora Raíssa. Todos
tocarão fazendo o acompanhamento de uma música, os alunos serão divididos em
nipes, cada nipe terá seu momento de tocar. Os instrumentos são todos
percussivos, como claves, chocalhos tambores entre outros.
4. Momento – Alguns
alunos serão deslocado para outra sala. Realizarei uma pequena audição rítmica
com todos. Na audição os alunos irão executar por repetição alguns movimente
em células rítmicas. O teste envolverá percussão corporal e jogo de copos.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados mediante o
comportamento, a atenção e interesse e o respeito com os colegas e professores.
MATERIAIS UTILIZADOS
Som
Computador
RELATO DA AULA
Mais uma vez nossa aula
começa de maneira tranquila com apreciação, a música de hoje foi do compositor
W. A. Mozart. Desta vez a aula foi ministrada pelo professor Ednaldo todos
momentos já conhecidos pelos alunos as aulas foram tranqüilas, a única novidade
e que chamou imensa atenção foi a sala, sim agora nós professores de música
temos nossa própria sala, ou melhor temos a nossa e também podemos usar a sala
de origem da turma, o que nos ajuda muito em vários quesitos.
Em uma reunião semanal, eu e
Raíssa (Professora pelo PIBID) acordamos
em fazer um trabalho juntos, escolheremos um repertório para as crianças aprenderem flauta com ela e em
paralelo outros alunos tocarem um
arranjo musical percussivo para esse repertório. Com isso ao fim de cada aula, fiz uma pequena audição com vários
alunos de cada uma das três turmas, em
busca de alunos com um passo a frente em percepção rítmica. Tudo ocorreu tranquilo, alguns
alunos (a) se destacaram e logo fui formando
meu time. Essa equipe será formado por meninos e meninas das três turmas, 2°,
3° e 4°, estou buscando neles alem de facilidade para atividade, liderança, apreciação
pela música e até mesmo desenvoltura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário