Universidade Federal da Bahia – Escola de Música
Escola Municipal Dr. ª Maria do Carmo Vilaça
Cordenadora: Mara Menezes
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Bolsista Raíssa Pessoa
Turma(s): 5 º e 3º ano
Faixa Etária: 10 a 12 (5º) e 7 a 9 (3º)
Horário: 7:30
Data: 03 de agosto de 2017
Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem a serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender.
Augusto Cury"
PLANO
DE AULA VI
Ø OBJETIVOS:
(5º ano)
1. Exercitar
o instinto rítmico;
2. Repetir
ritmos;
3. Realizar
batimentos com contagem;
Ø Do
3º ano;
4. Executar
as notas de Sol a Dó na flauta;
5. Fazer
correção da atividade;
6. Trabalhar
notação musical, linhas e espaços;
Ø CONTEÚDOS:
1. Batimentos
espontâneos;
2. Batimentos
com contagem;
3. Reprodução
de ritmos;
4. Notação
musical;
5. Escala
de Dó com ênfase nas notas de Sol a Dó;
Ø METODOLOGIA:
1. Momento
– exercitar batimentos livres com os alunos, criados por eles ou com ajuda do
professor. Em seguida realizar ritmos para que eles repitam o mesmo, aos poucos
colocar variações (bater no joelho, estalar os dedos, esfregar uma mão na
outra, batendo palmas e acrescentando silabas); E realizar batimentos com
contagem indicadas no quadro e reproduzidas com palmas ou clavas, variando a
intensidade e o andamento; (5º ano)
2. Momento
– Fazer a correção das atividades e revisar tudo que trabalhamos na ultima aula,
depois trabalhar um pouco a respiração com eles para ter um maior suporte na
atividade das notas as serem tocadas na flauta doce. Treinar de Sol a Dó na flauta doce e depois a
notação musical nas linhas e espaços. (3º ano)
Ø REPERTÓRIO:
ü Mulher
rendeira;
Ø MATERIAS
UTILIZADOS:
ü Flauta;
ü Som;
ü Clavas
Ø AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita mediante a
participação dos alunos dentro de sala de aula, memorização das músicas que
será utilizada nas apresentações futuras, avanço nas percepções rítmicas e
melódicas e afinação mediante efeito dos vocalizes e das escalas reproduzidas.
Ø RELATÓRIO
DA AULA:
No 3º ano, continuamos a trabalhar notação musical, vendo
as notas das linhas e dos espaços, depois fizemos a pratica das notas Sol a Dó
na flauta. É legal ver a interação dos alunos em aprender e ensinar o colega
que demonstra alguma dificuldade. No 5º ano, fizemos jogo de copos e domino de
figuras musicais, achei legal a aula que falou que música era matemática, por
perceber que cada figura tem um valor e que pode ser somado. Foi o primeiro dia
que fiquei na sala de música, aos poucos vamos organizando para que fique bem
legal e chame atenção dos alunos e seja um lugar agradável para se aprender música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário