Universidade Federal da Bahia – Escola de Música
Escola Municipal Dr. ª Maria do Carmo Vilaça
Cordenadora: Mara Menezes
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Bolsista Raíssa Pessoa
Turma(s): 5 º e 3º ano
Faixa Etária: 10 a 12 (5º) e 7 a 9 (3º)
Horário: 7:30
Data: 17 de agosto de 2017
PLANO
DE AULA VIII
Ø OBJETIVOS:
(5º ano)
1. Realizar
exercícios de alongamento e respiração;
2. Trabalhar
as músicas do festival;
3. Fazer
diferentes vocalizes;
Ø Do
3º ano;
4. Tocar
a primeira parte da 9ª na flauta;
Ø CONTEÚDOS:
1. Afinação;
2. Escalas
maiores;
3. Solfejo
melódico;
Ø METODOLOGIA:
1. Momento
– Fazer a correção das atividades, fazer o solfejo melódico da 9ª sinfonia
seguido do treinamento das notas na flauta e a passagem da musica para a mesma.
(3º ano)
2. Momento
– Fazer exercícios de alongamento e respiração, posteriormente vocalizar
algumas escalas e passar as músicas do festival;
Ø REPERTÓRIO:
ü 9ª
Sinfonia – Ode a alegria;
ü Músicas
do festival;
ü Vocalizes;
Ø MATERIAS
UTILIZADOS:
ü Flauta;
ü Violão;
Ø AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita mediante a
participação dos alunos dentro de sala de aula, memorização das músicas que
será utilizada nas apresentações futuras, avanço nas percepções rítmicas e
melódicas e afinação mediante efeito dos vocalizes e das escalas reproduzidas.
Ø RELATÓRIO
DA AULA:
É sempre uma surpresa nova as aulas no 3º ano, o que
aconteceu que mais me chamou atenção, foi com relação a uma atitude do aluno
que não achei legal deixar passar em branco sem ao menos ter um dialogo a
respeito. Cheguei à sala e fui entregar a flauta doce a cada um e dentro das flautas
vem uma vareta parecida com uma batuta e na ponta um paninho para limpar a
flauta por dentro depois do uso, o aluno Wendel ele se desesperou ao ver que a
cor do seu paninho era rosa. Na mesma hora ele falou: “a não professora, na
moral troque ai eu não quero essa flauta não olha é rosa”, eu parei a entrega
das flautas e fui conversar com eles perguntando se rosa era cor de menino ou
de menina? As respostas me deixaram mais aliviada, muitas meninas falaram que
amam brincar com o Batman, mas também ama as princesas e nem por isso deixam de
ser meninas e ai percebeu que o rosa é somente uma cor na qual era a mesma cor
da camisa do próprio aluno Wendel vestia. No final ele viu que era algo sem sentido
o que tinha falado e ficou com a flauta e ate me pediu desculpa por tal
atitude, continuamos a aula treinando a 9ª sinfonia e esta quase saindo a
primeira parte já. No 5º ano ensaiamos separadamente, para melhor fazer a
escolha dos tons de cada música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário