sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Rosa é cor de menino, de menina ou só é uma cor ?

Universidade Federal da Bahia – Escola de Música
Escola Municipal Dr. ª Maria do Carmo Vilaça
Cordenadora: Mara Menezes
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Bolsista Raíssa Pessoa
Turma(s):  5 º  e 3º ano
Faixa Etária: 10 a 12 (5º) e 7 a 9 (3º)
Horário: 7:30
Data: 17 de agosto de 2017

PLANO DE AULA VIII

Ø  OBJETIVOS: (5º ano)

1.     Realizar exercícios de alongamento e respiração;
2.     Trabalhar as músicas do festival;
3.     Fazer diferentes vocalizes;

Ø  Do 3º ano;

4.     Tocar a primeira parte da 9ª na flauta;

Ø  CONTEÚDOS:

1.    Afinação;
2.    Escalas maiores;
3.    Solfejo melódico;
4.    Cânones;

Ø  METODOLOGIA:

1.    Momento – Fazer a correção das atividades, fazer o solfejo melódico da 9ª sinfonia seguido do treinamento das notas na flauta e a passagem da musica para a mesma. (3º ano)

2.    Momento – Fazer exercícios de alongamento e respiração, posteriormente vocalizar algumas escalas e passar as músicas do festival;


Ø  REPERTÓRIO:

ü  9ª Sinfonia – Ode a alegria;

ü  Músicas do festival;

ü  Vocalizes;

Ø  MATERIAS UTILIZADOS:

ü  Flauta;
ü  Violão;

Ø  AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita mediante a participação dos alunos dentro de sala de aula, memorização das músicas que será utilizada nas apresentações futuras, avanço nas percepções rítmicas e melódicas e afinação mediante efeito dos vocalizes e das escalas reproduzidas.

Ø  RELATÓRIO DA AULA:


É sempre uma surpresa nova as aulas no 3º ano, o que aconteceu que mais me chamou atenção, foi com relação a uma atitude do aluno que não achei legal deixar passar em branco sem ao menos ter um dialogo a respeito. Cheguei à sala e fui entregar a flauta doce a cada um e dentro das flautas vem uma vareta parecida com uma batuta e na ponta um paninho para limpar a flauta por dentro depois do uso, o aluno Wendel ele se desesperou ao ver que a cor do seu paninho era rosa. Na mesma hora ele falou: “a não professora, na moral troque ai eu não quero essa flauta não olha é rosa”, eu parei a entrega das flautas e fui conversar com eles perguntando se rosa era cor de menino ou de menina? As respostas me deixaram mais aliviada, muitas meninas falaram que amam brincar com o Batman, mas também ama as princesas e nem por isso deixam de ser meninas e ai percebeu que o rosa é somente uma cor na qual era a mesma cor da camisa do próprio aluno Wendel vestia. No final ele viu que era algo sem sentido o que tinha falado e ficou com a flauta e ate me pediu desculpa por tal atitude, continuamos a aula treinando a 9ª sinfonia e esta quase saindo a primeira parte já. No 5º ano ensaiamos separadamente, para melhor fazer a escolha dos tons de cada música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário