quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Voltando as aulas

Marcelo Henrique dos Santos Oliveira
Data – 04/08/2017
Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque
Turma – V10
Professor – Mardson Oliveira


VOLTANDO AS AULAS!

Após um período de recesso Junino e matriculas, voltamos as aulas para o segundo semestre. Diferente dos outros dias, a sala estava apenas com 2 alunos, além de dois bolsistas do PIDIB (eu e Tito) e Mardson. Quando cheguei  a aula já tinha começado, e o professor já tinha passado duas atividades distintas para os alunos. Um deles estava aprendendo a melodia de Brasileirinho, enquanto o outro estava aprendendo uma pequena melodia da música Metamorfose Ambulante (Raul Seixas) e eu passei a ficar orientando ele, tanto no solo quanto na harmonia e ritmo (levada da mão direita) da música. Pude notar que apesar do aluno ter um interesse muito grande em participar da aula, a falta do violão em casa, dificulta o processo de aprendizado, por se tratar de um aluno em fase inicial e que precisaria todos os dias está em contato com o instrumento, por conta disso, o desenvolvimento da habilidade técnica é um pouco mais lento. Após trabalharmos a música do Raul Seixas, o professor passou para ele mais uma levada para mão direita, dessa vez de rock, da música Sweed Child o mine. Enquanto treinávamos essa música, chegou mais uma aluna e paramos a aula para estudar um pouco de leitura. Através do material de leitura do método Suzuki, treinamos alguns exercícios de leitura no instrumento, usando o ritmo e o nome das notas. Antes de começar a tocar no violão, o aluno teria que escrever o nome da nota, na folha do exercício para facilitar o reconhecimento. Após apenas solfejarmos, fomos para o instrumento e treinamos leitura da partitura no instrumento até a hora do lanche.

Ao retornarmos do intervalo, não demorou muito até que a aula fosse interrompida pela turma do professor Abdon, para que pudessem tratar de uma apresentação que será feita em outra escola e aproveitaram a presença dos alunos para tocar e cantar algumas músicas para definir o repertório da apresentação e tom de  algumas músicas, com os alunos das duas turmas. Ao final desse pequeno ensaio, retornamos a aula por um curto período pois o tempo já estava em cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário