segunda-feira, 25 de setembro de 2017

É o Rap do bom!



Escola Municipal Parque São Cristóvão Professor João Fernandes da Cunha
Data: 21/09/2017
Professor/Supervisor: Gilson Meireles
Bolsista: Adriane Campos de Almeida
Turma: 4°ano (A e C)

   Pensando na dificuldade dos meninos(as) em encaixar a rima e a batida do rap, tive a ideia de levar o conceito de prosódia para eles e trabalhar isso durante a aula. Então, durante a semana conversei com Gil para que a ideia pudesse entrar em prática, fiquei um pouco preocupada com a forma que iria abordar o assunto, não queria assustar as crianças e também não podia deixar de trazer o conceito para sala.
   Ao chegar na primeira turma (4°ano C), levamos eles para o auditório para a realização da atividade, eles estavam muito agitados, então antes de começar o professor colocou a música, "Rap Du bom parte II" de Rappin Hood com participação de Caetano Veloso, depois da música o professor me passou a turma para fazer a atividade, primeiro os meninos (as) tinham que cantar os raps feitos na semana anterior, o objetivo era que eles mesmo pudessem perceber suas dificuldade com a prosódia, depois disso, esse conceito foi apresentado, alguns até perguntaram se eu não estava falando errado e o certo seria "Paródia", disse que não (rs).
   A princípio o que queria era que eles entendessem que tinham que sentir o pulso da batida para conseguir encaixar as rimas, então, foi refeita a apresentação dos raps mas dessa vez se preocupando com o tempo da batida e as sílabas tônicas, para que as mesmas se encaixassem. No início, alguns tiveram vergonha, mas quando a primeira dupla se apresentou, empolgou a sala toda, ainda no mais quando o professor Gil conseguiu um microfone, ele soltava a batida, se tornou o DJ Gil, e as duplas uma por vez "largava" o rap.
   Durante o processo fomos corrigindo a prosódia e algumas rimas, quando terminamos a atividade, voltamos para a sala e o professor teve a ideia de passar um exercício que tinha no livro "Poesia para crianças: conceitos, tendências e práticas" organizado por Léo Cunha, onde o objetivo era escrever um texto separando as sílabas, primeiro foi apresentado um exemplo, depois os alunos tinham que compor um texto baseado na frase: O rap é para mim...

O exemplo que foi apresentado as turmas, retirado do livro - "Poesia para crianças: conceitos, tendências e práticas."


   Na segunda turma experimentamos fazer o processo contrário, primeiro passamos o exercício das sílabas, o que demorou mais do que deveria, pois alguns são mais lentos para escrever, quando a maioria terminou, levamos a turma para o auditório e a foi aplicada a mesma atividade da prosódia na prática, as apresentações dos raps.
   Foi muito legal ver os resultados, eles driblando a vergonha de cantar na frente dos colegas e tentando corrigir suas composições, uma coisa que me deixou surpresa foi a apresentação de uma dupla Júlia e Tailane, pois a Tailane conseguiu entender o tempo do rap e executou a composição lindamente.
   Apesar da agitação de alguns atrasar o trabalho em alguns momentos, observar os resultados foi muito inspirador, ver que de alguma forma eles haviam entendido e estavam tentando por em prática.

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