segunda-feira, 25 de setembro de 2017

18/09/2017

Escola: Municipal Dr. ª Mª. Do Carmo Vilaça
Turma: 1º, 3º e 5º anos.
Horário: Segundas-feiras à tarde
Data: 18 de Setembro de 2017
Bolsista: Gleidiane Macedo

Professor/Supervisor: Ednaldo Rodrigues


Turma: 1º ano


PLANO DE AULA
Chapeuzinho Vermelho
v  ROTEIRO

1. Acolhimento
2. Atividade 1: Apreciação – Música da Chapeuzinho Vermelho
3. Atividade 2: Exercício muscular – Dramatização
4. Atividade 3: Exercício muscular – Orientação de direção
5. Atividade 4: Canção – Chapeuzinho


v  CONTEÚDOS

Comunicação e expressão

v  OBJETIVOS

Construir uma dramatização com a história da Chapeuzinho Vermelho
Compreender a orientação dos movimentos mediado pelo orientador
Cantar a canção e a trabalhada


v  METODOLOGIA

ü  1º Momento – Acolhimento – Apreciação
Com a ajuda de um instrumento musical o professor ira tocar a cantar a música Chapeuzinho Vermelho, para apreciação das crianças.
Chapeuzinho Vermelho

Pela estrada flora
Eu vô bem sozinha
Levar esses doces para a vovózinha
Ela mora longe
E o caminho é deserto
E o lobo mau passeia
Aqui por perto
Mas à tardinha
Ao sol poente
Junto à vovózinha
Dormirei contente

ü  2º Momento – Exercício muscular – Dramatização

Todas as crianças deveram participar dos seguintes papeis: 1 Chapeuzinho vermelho; 2 mamãe; 3 lobo; 4 vovó; 5 caçador; 6 estrada do rio (varias crianças); 7 estrada da floresta (varias crianças);

O professor ficara como o mediador da brincadeira, o importante é deixar que as crianças se organizem e contem a história da maneira que eles acharem melhor.

ü  3º Momento – Exercício muscular – Orientação de direção
Na sala o professor irá montar o “caminho do rio” e o “caminho da floresta”, a casa da Chapeuzinho e a casa da vovó. As crianças ficam juntas, no meio, no inicio dos caminhos. O orientar diz: ”Chapeuzinho foi pelo caminho do rio.” Todos deverão ir para o caminho do rio. O orientador diz: “Chapeuzinho foi pelo caminho da floresta”, e então todos vão pelo caminho da floresta. “Chapeuzinho ficou em casa”, “Chapeuzinho chegou na casa da vovó” etc.
Fazer o mesmo exercício sem as crianças correrem, mas só mexendo com a cabeça para o lado que devem ir, depois me os olhos, os braços.

ü  4º Momento – Canção – Chapeuzinho
Para finalizar a aula os alunos, junto com o professor, vão cantar a música Chapeuzinho que já vem sendo trabalhada a algumas semanas.

v  REPERTÓRIO
·         Chapeuzinho Vermelho
·         Chapeuzinho  

v  AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados mediante o comportamento, a atenção e interesse na classe, pelo respeito com os colegas, pela elaboração da dramatização, pela compreensão e execução da música trabalhada.

v  MATERIAIS UTILIZADOS
·         Aparelho de som e Caixa e som
·         Instrumento musical

v  REFERÊNCIA

SILVA, Patrícia. A canção na pré-escola: Amarelinha 1. Ed.; Paulinas COMEP 2001.

v   RELATO

A aula com os alunos do primeiro ano é uma experiência muito especial pra mim, porque é nessa turma que eu tenho colocado em pratica, de maneira completa, o que tenho aprendido, pois tomo conta de todo o momento da aula.
Algumas coisas do plano não foram realizadas, tinha planejado tocar para os alunos no momento de apreciação a música da chapeuzinho vermelho, mas eu levei ela no aparelho para que eles pudessem escutar. Mas ainda quero levar musicas para tocar e cantar para os alunos como apreciação, porque acho muito importante essa integração com os alunos.
No momento da dramatização tive um pouco de dificuldade na parte da escolher so personagens. Como é uma história muito conhecida os alunos queriam os papeis mais conhecido, como o da chapeuzinho e do lobo, mas na hora da peça só poderia um aluno por momento para fazer os personagens principais. Fico com receio de ser injusta e por mim todos faziam os papeis que queriam, mas demoraria toda a aula para que todos pudessem participar de todos os personagens. Eu ainda preciso aprender a como organizar essa questão de escolhas de alunos para determinadas ocasiões, para não ser injusta e consegui deixar todos satisfeitos. Mas independente disso eles se divertiram muito, e conseguimos fazer toda a história da chapeuzinho duas vezes. Estamos a quase um mês ensaiando uma musica sobre a história da chapeuzinho e estamos querendo apresentar ela no festival de música da escola, e muito provavelmente façamos a dramatização da história junto com a música, mas ainda estou montando essa nossa apresentação.
Dessa vez não deu tempo de fazer a brincadeira da orientação com os alunos, então concluímos a aula ensaiando a música Chapeuzinho. 

Turma: 5º ano B
v   RELATO

Depois da apresentação do dia do folclore essa é a primeira vez que estou me encontrando com o meu grupo do quinto ano. Dessa vez o meu plano para eles é uma apresentação para o dia do festival de música.
Na semana ganhei alguns livros, CDs e DVDs do palavra cantada, e nele tem muitas músicas interessantes, algumas que até me lembram a minha infância, nesse livro encontrei um música muito legal que vou fazer juntos com eles no festival de musica da escola. Junto com a música vamos fazer o Jogo de Copos, e hoje passamos a tarde toda treinando o jogo de copos antes de da inicio ao ensaio da música. O professor Ednaldo já tinha dando uma introdução a jogo de copos para eles e alguns aulas de música, mas hoje pude ser mais específica com eles, e como só são sete alunos ficou mais tranqüilo de trabalhar, fiquei muito satisfeita com o resultado.


 Turma: 3º ano 
v   RELATO

Com o festival se aproximando o professor tem muito trabalho a fazer com as crianças que irão fazer suas apresentações. Estamos trabalhando com etapas de apresentação. A primeira etapa já passou, onde as crianças escolheram músicas e sem trabalho musical nenhum elas se apresentaram na sala de aula para os seus colegas. Depois dessa apresentação o professor escolheu algumas dessas crianças para passar para a segunda etapa. Nessa segunda etapa, os alunos iram cantar ainda em sala de aula só que dessa vez haverá uma intervenção de nós bolsistas do PIBID e o professor Ednaldo, ajudando as crianças a escolherem um melhor repertório, que combine mais com a criança e valorize mais o seu timbre musical.
Nessa tarde eu fiquei responsável em fazer uma triagem com essas crianças que passaram para a segunda etapa, para a partir daí poder escolher algumas músicas para que eles possam apresentar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário