Escola: Municipal Dr. ª Mª. Do Carmo Vilaça
Turma: 1º, 3º e 5º anos.
Horário: Segundas-feiras à tarde
Data: 18 de Setembro de 2017
Bolsista: Gleidiane Macedo
Professor/Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Turma: 1º ano
PLANO DE AULA
v ROTEIRO
1. Acolhimento
2. Atividade 1: Apreciação – Música da Chapeuzinho
Vermelho
3. Atividade 2: Exercício muscular – Dramatização
4. Atividade 3: Exercício muscular – Orientação de
direção
5. Atividade 4: Canção – Chapeuzinho
v CONTEÚDOS
Comunicação e expressão
v OBJETIVOS
Construir uma
dramatização com a história da Chapeuzinho Vermelho
Compreender a
orientação dos movimentos mediado pelo orientador
Cantar a canção e a trabalhada
v METODOLOGIA
ü 1º Momento – Acolhimento – Apreciação
Com a ajuda de um instrumento musical o professor ira
tocar a cantar a música Chapeuzinho Vermelho, para apreciação das crianças.
Chapeuzinho Vermelho
Pela estrada flora
Eu vô bem sozinha
Levar esses doces para a vovózinha
Ela mora longe
E o caminho é deserto
E o lobo mau passeia
Aqui por perto
Eu vô bem sozinha
Levar esses doces para a vovózinha
Ela mora longe
E o caminho é deserto
E o lobo mau passeia
Aqui por perto
Mas à tardinha
Ao sol poente
Junto à vovózinha
Dormirei contente
Ao sol poente
Junto à vovózinha
Dormirei contente
ü 2º Momento – Exercício muscular – Dramatização
Todas as crianças deveram participar dos
seguintes papeis: 1 Chapeuzinho vermelho; 2 mamãe; 3 lobo; 4 vovó; 5 caçador; 6
estrada do rio (varias crianças); 7 estrada da floresta (varias crianças);
O professor ficara como o mediador da
brincadeira, o importante é deixar que as crianças se organizem e contem a
história da maneira que eles acharem melhor.
ü 3º Momento – Exercício muscular – Orientação de
direção
Na sala o professor irá montar o “caminho do
rio” e o “caminho da floresta”, a casa da Chapeuzinho e a casa da vovó. As
crianças ficam juntas, no meio, no inicio dos caminhos. O orientar diz:
”Chapeuzinho foi pelo caminho do rio.” Todos deverão ir para o caminho do rio.
O orientador diz: “Chapeuzinho foi pelo caminho da floresta”, e então todos vão
pelo caminho da floresta. “Chapeuzinho ficou em casa”, “Chapeuzinho chegou na
casa da vovó” etc.
Fazer o mesmo exercício sem as crianças
correrem, mas só mexendo com a cabeça para o lado que devem ir, depois me os
olhos, os braços.
ü 4º Momento – Canção – Chapeuzinho
Para finalizar a aula
os alunos, junto com o professor, vão cantar a música Chapeuzinho que já vem
sendo trabalhada a algumas semanas.
v REPERTÓRIO
·
Chapeuzinho Vermelho
·
Chapeuzinho
v
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados
mediante o comportamento, a atenção e interesse na classe, pelo respeito com os
colegas, pela elaboração da dramatização, pela compreensão e execução da música
trabalhada.
v MATERIAIS UTILIZADOS
·
Aparelho de som e Caixa e som
·
Instrumento musical
v REFERÊNCIA
SILVA,
Patrícia. A canção na pré-escola: Amarelinha 1. Ed.; Paulinas COMEP 2001.
v
RELATO
A aula com os alunos do primeiro
ano é uma experiência muito especial pra mim, porque é nessa turma que eu tenho
colocado em pratica, de maneira completa, o que tenho aprendido, pois tomo
conta de todo o momento da aula.
Algumas coisas do plano não foram
realizadas, tinha planejado tocar para os alunos no momento de apreciação a
música da chapeuzinho vermelho, mas eu levei ela no aparelho para que eles
pudessem escutar. Mas ainda quero levar musicas para tocar e cantar para os
alunos como apreciação, porque acho muito importante essa integração com os
alunos.
No momento da dramatização tive
um pouco de dificuldade na parte da escolher so personagens. Como é uma
história muito conhecida os alunos queriam os papeis mais conhecido, como o da
chapeuzinho e do lobo, mas na hora da peça só poderia um aluno por momento para
fazer os personagens principais. Fico com receio de ser injusta e por mim todos
faziam os papeis que queriam, mas demoraria toda a aula para que todos pudessem
participar de todos os personagens. Eu ainda preciso aprender a como organizar
essa questão de escolhas de alunos para determinadas ocasiões, para não ser
injusta e consegui deixar todos satisfeitos. Mas independente disso eles se
divertiram muito, e conseguimos fazer toda a história da chapeuzinho duas
vezes. Estamos a quase um mês ensaiando uma musica sobre a história da
chapeuzinho e estamos querendo apresentar ela no festival de música da escola,
e muito provavelmente façamos a dramatização da história junto com a música,
mas ainda estou montando essa nossa apresentação.
Dessa vez não deu tempo de fazer
a brincadeira da orientação com os alunos, então concluímos a aula ensaiando a
música Chapeuzinho.
Turma: 5º ano B
v
RELATO
Depois da
apresentação do dia do folclore essa é a primeira vez que estou me encontrando
com o meu grupo do quinto ano. Dessa vez o meu plano para eles é uma
apresentação para o dia do festival de música.
Na semana ganhei
alguns livros, CDs e DVDs do palavra cantada, e nele tem muitas músicas
interessantes, algumas que até me lembram a minha infância, nesse livro
encontrei um música muito legal que vou fazer juntos com eles no festival de
musica da escola. Junto com a música vamos fazer o Jogo de Copos, e hoje
passamos a tarde toda treinando o jogo de copos antes de da inicio ao ensaio da
música. O professor Ednaldo já tinha dando uma introdução a jogo de copos para
eles e alguns aulas de música, mas hoje pude ser mais específica com eles, e
como só são sete alunos ficou mais tranqüilo de trabalhar, fiquei muito
satisfeita com o resultado.
Turma: 3º ano
v
RELATO
Com o festival se
aproximando o professor tem muito trabalho a fazer com as crianças que irão
fazer suas apresentações. Estamos trabalhando com etapas de apresentação. A
primeira etapa já passou, onde as crianças escolheram músicas e sem trabalho
musical nenhum elas se apresentaram na sala de aula para os seus colegas.
Depois dessa apresentação o professor escolheu algumas dessas crianças para
passar para a segunda etapa. Nessa segunda etapa, os alunos iram cantar ainda
em sala de aula só que dessa vez haverá uma intervenção de nós bolsistas do
PIBID e o professor Ednaldo, ajudando as crianças a escolherem um melhor
repertório, que combine mais com a criança e valorize mais o seu timbre
musical.
Nessa tarde eu fiquei
responsável em fazer uma triagem com essas crianças que passaram para a segunda
etapa, para a partir daí poder escolher algumas músicas para que eles possam
apresentar.
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