quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Quem disse o corpo não cante?

Nome: Gleise Aloisio
Data : 24 de Outubro 2017
Escola: Centro Juvenil de Ciência e Cultura
Turma: Oficina - Som na Caixa
Professor/Supervisor: Alexandre Santana



A aula de Música no Centro Juvenil, há sempre alguma que possa me surpreender. Os alunos não conseguem ficar longe dos instrumentos, ou de qualquer música. Na aula de hoje, percebi que todos os dias podemos aprender. Mesmo sendo quase fim de ano, há alunos novos. E na aula de hoje, podemos aprimorar o que vimos durante o ano.
Antes de fazer o ensaio  do repertório, fizemos uma atividade de percepção corporal. A partir uma provocação, feita pelo professor Alexandre, sobre a música e matemática, demos inicio a nossa contagem. Mostramos aos alunos, como a matemática está na música, e vice-versa. Falamos de compassos e suas divisões. Depois começamos a fazer isso com o próprio corpo.
Quando você trabalha com o corpo, parece que tudo se encaixa. O mais dificil, é fazer com que o corpo responda de acordo ao que se pede. A pulsação era única. Mesmo assim, uma aluna, encontrou algumas dificuldades de acompanhar o grupo. Fiquei mostrando, ao lado dela, para ficar um pouco mais segura. Antes do intervalo, perguntei a mesma, o que ela achou da atividade. Ela me disse que nunca tinha feito antes, e que isso é bom para a coordenação motora e trabalho em grupo. Os demais disseram a mesma coisa.
Na volta, ensaiamos. Já pensando nisso no que foi feito antes. O corpo falou mais alto. É preciso sentir. Essa turma já sente. Essa turma já sente na música, o abrigo,o alívio, o estar junto e fazer junto, na escola, na sala, em qualquer lugar, que eles podem. Podem ser o que quiser. Pode mostrar o seu som. Com o que tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário