Bolsista: Camila Maria
Carvalho Santos
Data: 27 de agosto de
2018.
Escola: Escola
Municipal Metodista Susana Wesley
Turmas: 1º ano A e B/
5º ano A e B.
Professor/ supervisor: Luis
Gustavo
Dia
2.
O
dia amanheceu com muita chuva nesse dia, 27 de agosto, e mais uma vez me
deparei com aquele velho amigo nosso, o engarrafamento. Porém dessa vez
consegui chegar a tempo de acompanhar a primeira turma do dia, 1ª ano A. Sai de
casa mais confiante para encontrar a galerinha da Susana Wesley. Chegando à
escola a primeira turma me recebeu muito bem, com um lindo “Bom Diaaa!!!”.
Sinceramente fiquei contente, porque uma das coisas mais sinceras que conheço é
a emoção de uma criança. Bom, depois dessa recepção animada Adriane, outra
colega do PIBID, executou no violão a música “Leozinho” (Caetano Veloso) e a
criançada, é claro, curtiu. Feito isso, o Professor Gustavo levou a turma para
a Sala de Artes (ele usou um mecanismo muito legal, cuja finalidade era para
que as crianças se mantivessem em silêncio enquanto se dirigiam para a sala,
que era de fingir que todos estavam em um submarino e então todos tinham que
“prender a respiração” rsrsrs... funcionou e muito!). Lá no espaço, o Professor
aproveitou esta música, “Leozinho” e trabalhou a polirritmia. Colocamos os
tapetinhos de atividades, cada um com cor diferente, onde ficaram em cada um
deles quatro crianças, mais ou menos, e então cada equipe fazia uma marcação
diferente da música utilizando alguns instrumentos e o próprio corpo (palmas e
batida dos pés). A galerinha reagiu bem, essa turma foi bem tranquila. Passamos
para a turma seguinte e mais numerosa 1º ano B, que estava mais agitada. Fui
muito bem recebida, mas do que imaginei que seria! Veio uma galera me abraçar,
fiquei feliz, sinceramente! Fizemos a mesma aula que a turma anterior, apesar
de estarem mais agitados, fluiu bem. As turmas do 5º ano A e B, também fizeram
uma atividade semelhante às turmas do 1ª ano, porém com mais elementos. O
professor, juntamente com a sua equipe do PIBID, organizou a galera em círculos
e trabalhamos a escala de Dó maior. Feito isso, eles também fizeram o trabalho
de polirritmia, o mais legal é que os próprios alunos sugeriram ritmos a serem
tocados. Apesar da agitação constante da galera, a aula conseguiu fluir. Bem, de
uma forma geral a galerinha estava muito mais agitada do que a semana passada,
mas ainda sim o Professor Gustavo utilizou alguns mecanismos para conter a
agitação da criançada, a final de contas cada dia é um dia singular.
“A
vida é uma contínua e inacabada forma de aprendizagem.”
Zeferino
Rocha
Saindo da escola e a caminho da faculdade
Dia muito proveitoso e significativo para todos os envolvidos. As atividades surgiram dos acontecimentos momentâneos e contou com a criatividade da equipe do PIBID. Sou muito grato por esta oportunidade!
ResponderExcluir