quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Segundo Dia

PIBID / UFBA

Escola Municipal Piratini

27 de agosto de 2018


Turmas: 2 º e 4 º anos

Turno: Vespertino

Coordenadora: Flávia Candusso

Supervisor: Gustavo Fideles

Bolsista: Joana Rebouças

Olá, colegas e professores!

           Depois da minha primeira aula na Escola Piratini na semana passada, fui para casa já pensando em atividades que eu queria tentar aplicar nas turmas que participo junto com o Professor Gustavo. No domingo a tarde, eu e nossa colega Ariane, nos reunimos para organizarmos ideias e definirmos alguns planos de aula para cada classe de acordo com a sua faixa etária. Tentamos pensar nos mínimos detalhes para evitar possíveis dificuldades. Tive a ideia de trabalhar com ambas as classes Propriedades do Som (intensidade, timbre e altura), em forma de gincana. Cada semana um desses subtemas será trabalhado em classe por meio de jogos, canções e atividades lúdicas. Então, os planos dos dias 27.08, 03.09 e 10.09, já estão prontinhos para entrar em cena!!!



           Essa semana foi o primeiro dia de gincana, chegamos 20 minutos antes do início da aula, tempo suficiente para arrumarmos as cadeiras encostadas na parede, de forma a liberar o máximo de espaço da sala de aula. Nossa primeira aula do dia foi com os alunos do 4o ano do Ensino Fundamental I.  Após o acolhimento, as crianças entraram em sala e expliquei a elas as atividades. Apesar de ser contra a esse tipo de divisão, eu pedi para que elas se dividissem em dois grupo, o Time A, das meninas e o Time B, dos meninos. Utilizando a propriedade do som, altura, fizemos jogos tradicionais adaptados ao tema e outras atividades, como: vivo ou morto, cobra cega, gráficos de som e terminamos com uma canção. O prêmio da gincana foi uma caixa de Bis para ser dividido com o time e isso deu uma animada na participação de todos. Após o termino dos jogos, todos se sentaram no chão para aprender a música que levei para cantarem: Baião de Ninar, de Edino Krieger. O time vencedor da semana foi o Time B dos meninos! 
            Na segunda turma, 2o ano do Ensino Fundamental I, as atividades se deram da mesma maneira, porém com mais dificuldades, já que as crianças são mais novas, mais agitadas e também porque parte de minha energia ficou para trás com a turma anterior. Porém, conseguimos fazer todos os jogos, no qual os estudantes se mostraram bem participativos. O maior impasse foi na hora da canção, Banaha, que muitos não quiseram cantar ou ficaram caçoando da música. Apesar da sua pouca idade, carregam preconceitos racistas e homofóbicos, trazidos de casa e do meio e cultura social de onde são criados. Isso me fez refletir sobre trazer canções que tratam dessa temática, para que se possa fazer uma reflexão e desconstrução. 
            Enfim... gincana terminada, eu fiquei sem voz, bastante rouca. Eu não gritei, mas falei bastante para animar as brincadeiras.. isso acabou me custando. Até hoje, três dias depois, ainda não me recuperei. Mas tudo valeu a pena, foi bastante divertido! 

Até semana que vem!!!

Joana






Um comentário:

  1. Bela iniciativa criativa da Pibidiana Joana Rebouças em executar as atividades propostas no formato de gincana. Esta escolha possibilitou um envolvimento maior da turma com o aprendizado e trouxe momentos de muito significado para todos. Parabens e que venham as proximas!!!

    ResponderExcluir