sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Bolsista: Berta Pitanga
22/10/2018
Escola Municipal Parque São Cristóvão
Turma: 2 ano B
Supervisor: Gil Meireles


                                 Apenas observando

Esse foi meu primeiro dia no Pibid. Fiquei apenas observando a aula.
As atividades abordadas foram com base no planejamento de aula e tinham como objetivo, trabalhar com as crianças o ritmo do Jongo. Herança dos negros de origem bantu, escravizados na época do Brasil-Colônia.
Esse ritmo não é muito conhecido popularmente. Achei muito interessante o professor Gil resgatá-lo, fazendo com que as crianças conheçam sua própria identidade cultural ou pelo menos uma parte dela.

Foram trabalhadas 3 atividades: a primeira, estando todos os alunos sentados em suas respectivas cadeiras em círculo, o professor  iniciava tocando uma melodia no pífano abordando cada uma das crianças e elas iam se organizando em fila. Estando todas reunidas, formava-se uma roda, em seguida dançavam o ritmo do Jongo e cantavam.
A segunda atividade, todos sentavam no chão em círculo e o prof.Gil cantava e tocava o violão e as crianças o acompanhavam, todas sabiam a letra de cor.
A terceira, ainda em círculo só que sentadas na cadeira, era apresentado a elas as células rítmicas do Jongo no atabaque e ensinado-as a tocar. Algumas crianças apresentaram inicialmente um pouco de dificuldade, outras, tinham mais facilidade.
Em alguns momentos da aula houve dispersão da atenção de alguns alunos levando a querer abusar o colega. Pude observar que eram os mesmos em toda a aula, o professor se viu na posição de repreende-los para não atrapalhar o curso das atividades. Mesmo com ocorrência de situações desse tipo, é perceptível o potencial musical dessas crianças. Mesmo aquelas que se dispersavam, quando participavam da atividade mostravam um bom desempenho ao que era proposto.


Me chama atenção é a carência em material de música. Instrumentos em péssimo estado e escassos. Não se tem, infelizmente, uma estrutura mínima para auxiliar o professor a realizar as atividades em sala de aula, essa é a nossa realidade da escola pública.

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