Bolsista: Berta Pitanga
22/10/2018
Escola Municipal Parque São Cristóvão
Turma: 2 ano B
Supervisor: Gil Meireles
Apenas observando
Esse foi meu primeiro dia no Pibid. Fiquei apenas observando
a aula.
As atividades abordadas foram com base no
planejamento de aula e tinham como objetivo, trabalhar com as crianças o ritmo
do Jongo. Herança dos negros de origem bantu, escravizados na época do
Brasil-Colônia.
Esse ritmo não é muito conhecido popularmente. Achei muito
interessante o professor Gil resgatá-lo,
fazendo com que as crianças conheçam sua própria identidade cultural ou pelo
menos uma parte dela.
Foram trabalhadas 3 atividades: a primeira, estando todos os alunos sentados em suas respectivas cadeiras em círculo, o professor iniciava tocando uma melodia no pífano abordando cada uma das crianças e elas iam se organizando em fila. Estando todas reunidas, formava-se uma roda, em seguida dançavam o ritmo do Jongo e cantavam.
A segunda atividade, todos sentavam no chão em círculo e o prof.Gil cantava e tocava o violão e as crianças o acompanhavam, todas sabiam a letra de cor.
A terceira, ainda em círculo só que sentadas na cadeira, era apresentado a elas as células rítmicas do Jongo no atabaque e ensinado-as a tocar. Algumas crianças apresentaram inicialmente um pouco de dificuldade, outras, tinham mais facilidade.
Foram trabalhadas 3 atividades: a primeira, estando todos os alunos sentados em suas respectivas cadeiras em círculo, o professor iniciava tocando uma melodia no pífano abordando cada uma das crianças e elas iam se organizando em fila. Estando todas reunidas, formava-se uma roda, em seguida dançavam o ritmo do Jongo e cantavam.
A segunda atividade, todos sentavam no chão em círculo e o prof.Gil cantava e tocava o violão e as crianças o acompanhavam, todas sabiam a letra de cor.
A terceira, ainda em círculo só que sentadas na cadeira, era apresentado a elas as células rítmicas do Jongo no atabaque e ensinado-as a tocar. Algumas crianças apresentaram inicialmente um pouco de dificuldade, outras, tinham mais facilidade.
Em alguns momentos da aula houve dispersão da atenção de
alguns alunos levando a querer abusar o colega. Pude observar que eram os mesmos
em toda a aula, o professor se viu na posição de repreende-los para não
atrapalhar o curso das atividades. Mesmo com ocorrência de situações desse
tipo, é perceptível o potencial musical dessas crianças. Mesmo aquelas que se
dispersavam, quando participavam da atividade mostravam um bom desempenho ao que
era proposto.
Me chama atenção é a
carência em material de música. Instrumentos em péssimo estado e escassos. Não
se tem, infelizmente, uma estrutura mínima para auxiliar o professor a realizar
as atividades em sala de aula, essa é a nossa realidade da escola pública.
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