PIBID
/ UFBA
Escola
Municipal Piratini
22 de outubro de 2018
Turmas: 2º e 4º anos do ensino fundamental
Turno: Vespertino
Coordenadora: Flávia Candusso
Supervisor: Gustavo Fideles
Bolsista: Joana Rebouças
Nessa semana fui a escola com o objetivo de construir processualmente um
trabalho de criação/composição de músicas com os alunos, utilizando da história
previamente apreciada “O Sapo e a Cobra”, lenda africana, refletindo acerca da
moral da mesma e os seus impactos nas relações das pessoas na sociedade, com o
objetivo de discutir ações discriminatórias de qualquer natureza – de gênero,
etnia, religião, condição socioeconômica, entre outras.
Os alunos sentaram em roda no chão, eu e Maisa (minha nova colega de
PIBID) nos juntamos a eles e após apresentar os personagens, os alunos apreciaram
a lenda africana “O Sapo e a Cobra”, contada por mim. Assim que terminou,
paramos discutimos acerca da moral da história: “o preconceito afasta as
pessoas”. Lançamos perguntas como, por exemplo: como isso impacta na sociedade?
Quais tipos de preconceitos vocês conhecem? Vocês já presenciaram algum
episódio de preconceito? Quais soluções vocês dariam para que não acontecesse
mais coisas assim?
Para surpresa minha e de professora Maísa, os alunos estão totalmente “voando”
no que se diz respeito ao preconceito. As perguntas mal foram respondidas... as
crianças não sabiam se expressar ou realmente desconheciam nomes como “racismo”,
“machismo” e “intolerância religiosa”... uma aula que seria de composição, se
transformou em uma roda de conversa, na qual acredito que deve ser retomada com
frequência.. Precisamos acordar essas crianças para o mundo, para seus direitos...
para o certo ou para o errado. Nosso papel é muito mais do que dar aula de
música... Somos agentes transformadores e, para isso, precisamos intervir,
discutir, esclarecer e fazer refletir por essas e varias outras questões.
Profundo
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