Escola Municipal Almerinda Costa
Data: 11/05/2015
Por: Ubiratan Marques
No dia 11/05/2015 no período
da tarde iniciamos as atividades musicais na Escola,
na semana passada a equipe do PIBID que atua na escola definiu quais seriam as
atividades que deveríamos trabalhar com as turmas e assim foi feito. Iniciamos com
um alongamento com o foco no relaxamento para prepararmos para as atividades
vindouras.
A primeira turma foi a do 4º
ano, depois trabalhamos a linguagem através dos sinais já que estamos
trabalhando com a inclusão. Ensaiamos as músicas “peixe vivo” e “o mundo”, também
ensinamos o alfabeto em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). Aproveitamos o
mês que foi intitulado como o mês do Índio e trabalhamos uma música que foi trazida
por Jonatan de Oliveira. No inicio dessa atividade fizemos duas perguntas que
foram “Quem já viu um Índio?” e “O que você sabe sobre o Índio?”, ouvimos todas
as respostas possíveis! Logo após ensinamos a musica que tem uma coreografia.
Vale ressaltar que a origem
dessa canção não está ligada com a cultura dos Índios brasileiros, mas
utilizamos como meio de introdução as atividades culturais. Partimos de uma
historia que contava que existiam quatro tribos que viviam separadas (Epoi, i
tai tai, ê, tuki tuki) que falavam línguas diferentes e viviam em conflitos e que
depois de um acordo entre elas do qual uma se identificava com a outra através
de sinais e dizia o nome da tribo, elas passaram a viver em paz. Essa mesma atividade
foi aplicada com os alunos do 3º, 2º e 1º ano. A letra da música:
“Epoi i tai tai ê, Epoi i
tai tai ê
Epoi i tai tai ê, Epoi i tai
tai ê
Epo E tuki tuki ê”
A letra diz “Eu não sou
triste eu serei feliz". Segue para visualização um exemplo de uma escola
que apresentou a mesma música:
“Essa canção tradicional vem
do povo Maori, os habitantes originais da Nova Zelândia. De acordo com o
folclore, há mais de mil anos, a tribo Maori chegou à ilha que eles chamam de
Aotearonae que hoje é conhecida como Nova Zelândia. Chegaram em canoas pequenas
das ilhas polinésias. A letra da canção diz; “Eu não sou triste eu serei
feliz.”(Fonte: sandrinhawwwauniaofazaforça.blospot.com.br ).
Um ponto importante que vale
relatar foi que obtivemos uma excelente participação de todas as series. Logo em
seguida fizemos uma atividade de apresentação de instrumentos (pandeiro,
triangulo e chocalhos) para que eles acompanhassem a batida do violão que
serviria como base, desenvolvendo a coordenação motora e trabalhando com
andamento. Essa atividade foi aplicada para os alunos do 4º, 3º e 2º ano.
Com os alunos do primeiro
ano também começamos com o alongamento, depois trabalhamos com apreciação musical
fazendo o mini coral de músicas infantis que trabalharam altura e intensidade, fizemos
a dinâmica do Índio que aplicamos com as outras series e fizemos a atividade de
LIBRAS com as músicas “O mundo” e “Peixe vivo” e assim concluímos mais um dia
de atividades musicais.
a música em se tem o poder de unir as pessoas em harmonia é muito bonito ver todos numa mesma oração.
ResponderExcluirA música nos leva o mais profundo dos sentimentos.
ResponderExcluir