quinta-feira, 14 de maio de 2015

Descobertas musicais

        Escola Municipal Almerinda Costa                           
         Data: 11/05/2015
         Por: Ubiratan Marques 


       No dia 11/05/2015 no período da tarde iniciamos as atividades musicais na Escola, na semana passada a equipe do PIBID que atua na escola definiu quais seriam as atividades que deveríamos trabalhar com as turmas e assim foi feito. Iniciamos com um alongamento com o foco no relaxamento para prepararmos para as atividades vindouras.

         A primeira turma foi a do 4º ano, depois trabalhamos a linguagem através dos sinais já que estamos trabalhando com a inclusão. Ensaiamos as músicas “peixe vivo” e “o mundo”, também ensinamos o alfabeto em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). Aproveitamos o mês que foi intitulado como o mês do Índio e trabalhamos uma música que foi trazida por Jonatan de Oliveira. No inicio dessa atividade fizemos duas perguntas que foram “Quem já viu um Índio?” e “O que você sabe sobre o Índio?”, ouvimos todas as respostas possíveis! Logo após ensinamos a musica que tem uma coreografia.

        Vale ressaltar que a origem dessa canção não está ligada com a cultura dos Índios brasileiros, mas utilizamos como meio de introdução as atividades culturais. Partimos de uma historia que contava que existiam quatro tribos que viviam separadas (Epoi, i tai tai, ê, tuki tuki) que falavam línguas diferentes e viviam em conflitos e que depois de um acordo entre elas do qual uma se identificava com a outra através de sinais e dizia o nome da tribo, elas passaram a viver em paz. Essa mesma atividade foi aplicada com os alunos do 3º, 2º e 1º ano. A letra da música:

“Epoi i tai tai ê, Epoi i tai tai ê

Epoi i tai tai ê, Epoi i tai tai ê

Epo i tuki tuki, epo i tuki tuki

Epo E tuki tuki ê”

        A letra diz “Eu não sou triste eu serei feliz". Segue para visualização um exemplo de uma escola que apresentou a mesma música: 

“Essa canção tradicional vem do povo Maori, os habitantes originais da Nova Zelândia. De acordo com o folclore, há mais de mil anos, a tribo Maori chegou à ilha que eles chamam de Aotearonae que hoje é conhecida como Nova Zelândia. Chegaram em canoas pequenas das ilhas polinésias. A letra da canção diz; “Eu não sou triste eu serei feliz.”(Fonte: sandrinhawwwauniaofazaforça.blospot.com.br ).

        Um ponto importante que vale relatar foi que obtivemos uma excelente participação de todas as series. Logo em seguida fizemos uma atividade de apresentação de instrumentos (pandeiro, triangulo e chocalhos) para que eles acompanhassem a batida do violão que serviria como base, desenvolvendo a coordenação motora e trabalhando com andamento. Essa atividade foi aplicada para os alunos do 4º, 3º e 2º ano.





    Com os alunos do primeiro ano também começamos com o alongamento, depois trabalhamos com apreciação musical fazendo o mini coral de músicas infantis que trabalharam altura e intensidade, fizemos a dinâmica do Índio que aplicamos com as outras series e fizemos a atividade de LIBRAS com as músicas “O mundo” e “Peixe vivo” e assim concluímos mais um dia de atividades musicais.       

2 comentários:

  1. a música em se tem o poder de unir as pessoas em harmonia é muito bonito ver todos numa mesma oração.

    ResponderExcluir
  2. A música nos leva o mais profundo dos sentimentos.

    ResponderExcluir