segunda-feira, 8 de maio de 2017

Criatividade e consciência!

CCJC

Bolsista: Ubiratan Junior

Supervisor: Alexandre Santana

Data da aula 27/04


A nossa última aula aconteceu às vésperas da greve geral, e acredito ser um dia importante não para polarizações partidárias ou ideológicas, mas sim, um importante momento para a reflexão sobre a situação que nos rodeia. Acredito que a escola deva ser um espaço de pensamento livre e crítico, o educando deve se perceber nessas mudanças. Também é importante que a escola tenha princípios laboratoriais, da experimentação, da saída do óbvio, não buscando uma verdade já que não se há e essa é relativa, mas sim o estímulo ao pensar. Segundo Freire "O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo. Requer uma ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca constante...” (2002).

O dia de aula começou com apenas uma aluna e essa tem idade um pouco mais avançada que os demais ela aprenderá os primeiros acordes no violão e estava treinando em uma música de cantiga de roda, no decorrer da aula foram chegando mais alunos e esses já com um pouco mais de prática. Quando acontece uma situação como essa, na qual a sala não está parcialmente nivelada em prática instrumental é um desafio pra mim, pois, os alunos em níveis diferentes têm necessidades diferentes.

Com base em uma proposta de construção de um musical com o tema Afro-Brasileiro, o professor Alexandre aplicou uma atividade de composição. Dividindo a sala em duplas de alunos e com palavras escolhidas anteriormente por eles mesmos que remetem a questões raciais, cada dupla teria um tempo para criar uma micro-canção falando do tema proposto. Particularmente, gosto dessas atividades, pois é o momento do qual eles expressam de uma forma mais aberta seus pensamentos e com muita criatividade. Segundo Piaget “O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” (1970).

Durante o momento em que estávamos reunidos criando as canções um aluno que estava participando de outra atividade em outra sala entrou na nossa e, percebendo a atividade e as palavras que estavam escritas no quadro ele em tom de pouco-caso falou “esse tema já é batido!” os outros alunos logo trataram de rebater e falaram da importância do tema que está sempre atual e ele concordando com os colegas depois de um tempo saiu da sala. Os resultados das criações foram surpreendentes, belíssimas canções que foram registradas em vídeo e foto.

No final, como sempre ocorre, o professor perguntou quais foram as percepções de cada um sobre o dia de aula e todos relataram que foi interessante e produtivo e propuseram novas possibilidades para continuarmos com o mesmo empenho na próxima aula. Eu falei sobre o aluno que entrou na sala e comentou que o assunto era batido, eu concordei, de fato era batido, inclusive batido em nossas “costas marcadas.”


2 comentários: