CCJC
Bolsista: Ubiratan Junior
Supervisor: Alexandre Santana
Data da aula 27/04
A nossa
última aula aconteceu às vésperas da greve geral, e acredito ser um dia
importante não para polarizações partidárias ou ideológicas, mas sim, um
importante momento para a reflexão sobre a situação que nos rodeia. Acredito
que a escola deva ser um espaço de pensamento livre e crítico, o educando deve
se perceber nessas mudanças. Também é importante que a escola tenha princípios
laboratoriais, da experimentação, da saída do óbvio, não buscando uma verdade
já que não se há e essa é relativa, mas sim o estímulo ao pensar. Segundo
Freire "O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do
mundo. Requer uma ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca
constante...” (2002).
O dia
de aula começou com apenas uma aluna e essa tem idade um pouco mais avançada
que os demais ela aprenderá os primeiros acordes no violão e estava treinando
em uma música de cantiga de roda, no decorrer da aula foram chegando mais
alunos e esses já com um pouco mais de prática. Quando acontece uma situação como
essa, na qual a sala não está parcialmente nivelada em prática instrumental é
um desafio pra mim, pois, os alunos em níveis diferentes têm necessidades
diferentes.
Com
base em uma proposta de construção de um musical com o tema Afro-Brasileiro, o
professor Alexandre aplicou uma atividade de composição. Dividindo a sala em
duplas de alunos e com palavras escolhidas anteriormente por eles mesmos que
remetem a questões raciais, cada dupla teria um tempo para criar uma
micro-canção falando do tema proposto. Particularmente, gosto dessas
atividades, pois é o momento do qual eles expressam de uma forma mais aberta
seus pensamentos e com muita criatividade. Segundo Piaget “O principal objetivo
da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente
repetir o que as outras gerações fizeram.” (1970).
Durante
o momento em que estávamos reunidos criando as canções um aluno que
estava participando de outra atividade em outra sala entrou na nossa e,
percebendo a atividade e as palavras que estavam escritas no quadro ele em tom
de pouco-caso falou “esse tema já é batido!” os outros alunos logo trataram de
rebater e falaram da importância do tema que está sempre atual e ele
concordando com os colegas depois de um tempo saiu da sala. Os resultados das
criações foram surpreendentes, belíssimas canções que foram registradas em
vídeo e foto.
No
final, como sempre ocorre, o professor perguntou quais foram as percepções de cada um
sobre o dia de aula e todos relataram que foi interessante e produtivo e propuseram
novas possibilidades para continuarmos com o mesmo empenho na próxima aula. Eu
falei sobre o aluno que entrou na sala e comentou que o assunto era batido, eu
concordei, de fato era batido, inclusive batido em nossas “costas marcadas.”
Bela postagem Bira. ;)
ResponderExcluirArrasou!!
ResponderExcluirParabéns!