sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Percebendo os Instrumentos

Escola M. do Parque S. Cristóvão
Profº J. Fernando da Cunha
Data: 16 de agosto de 2017
Por Cecilia Oliveira


A turma do terceiro ano ultimamente vem apresentando problemas quanto ao comportamento na escola com todos os professores. Esses problemas veem influenciando as aulas de música tornando-a muitas vezes mais curtas. Quando cheguei à sala alguns professores estavam dando uns ‘’puxões de orelha’’ na galerinha e falando sobre as consequências caso não melhorassem o comportamento.  A aula foi no auditório. Engraçado que inicialmente todos ficaram quietos e calados, mas teve um grupinho que não deixou isso demorar muito e logo começaram as conversas e brincadeiras, brincadeiras que ao meio se tornam brigas. Procurei ficar próxima desses alunos para evitar as confusões. O professor cantou algumas músicas para o aquecimento da turma e ensaio. Também teve apreciação de um samba de roda para a turma identificar os instrumentos presentes na música. Difícil foi ficar todos sentados, a vontade foi só de dançar. Porém o primeiro plano era escutar. Alguns disseram os instrumentos presentes na música que haviam ouvido. A atividade seguinte foi tocar em grupo alguns instrumentos percussivos: Agogô, atabaques e ganzá. Aos pouco os alunos veem aperfeiçoando a percepção e reprodução dos ritmos mostrados em sala. Infelizmente os alunos que estiveram dispersos na aula não puderam tocar os instrumentos. Uma atitude tomada no intuito de vê-los nas próximas aulas sem fazer tantas bagunças e participando das atividades.

Um comentário:

  1. Creio que um dos grandes desafios do professor, seja entender como tocar a criança, de modo que ela possa perceber que faz parte daquele encontro. Na verdade, volto sempre pra casa pensando, matutando em maneiras de como chegar nesses pequenos. Isso é bem bacana. Não deixa a gente cair nba rotina, apertar o botão e ligar o automático de ser professor.

    ResponderExcluir