segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

PULSO/TEMPO/DINÂMICA

Escola Municipal Parque São Cristóvão Professor João Fernandes da Cunha
Data: 14/02/19
Professor/Supervisor: Gilson Meireles
Bolsista: Riane Mascarenhas
Turma: 2°ano (A e B)


PULSO/TEMPO/DINÂMICA

Quando cheguei, o professor estava na sua segunda turma da tarde, era o 2° ano A.
Eles estavam em roda, cantando, interagindo com o outro ao som das canções q eles mesmos entoavam, acompanhados pelo violão do professor.
No momento seguinte continuamos em roda, mas agora estávamos sentados.
Como era a primeira vez naquela turma, me apresentei e pedi para que cada um deles se apresentasse informando nome e o que gosta de fazer nas aulas de música.
Vários disseram que adoram cantar!
Depois de conhecer a turma, iniciei uma atividade para auxiliar no desenvolvimento das noções de pulso, velocidade e tempo.
Primeiramente comecei apenas com as palmas, todos batendo juntos em um mesmo pulso.
Em seguida, passamos a marcar o primeiro tempo de um compasso quaternário no chão (literalmente)  e assim fomos alternando a velocidade para mais e para menos.
Quando todos estavam participando da atividade com consciência, distribuí um par de palitinhos de churrasco (sem ponta) coloridos, para cada um da turma.
Nós fizemos a atividade anterior agora com os palitinhos, sendo que os outros três tempos do compassos eram marcados movimentando e batendo-os no ar.
O último passo era tocar junto ao som da música "Alegria Geral" interpretada pelo Olodum, que é um dos maiores blocos-afro da cidade de Salvador.
Assim, fomos alternando as batidas:
  1. tempo 1 e 2 no chão;
  2. tempo 1 no chão/silêncio nos demais;
  3. tempo 1, 2 e 3 no chão.
E assim por diante.
O som percussivo dos palitos, paralelo ao som da canção produziu um ritmo muito interessante, o que despertou a curiosidade integral da turma em participar.
Após um pequeno intervalo fomos para a minha segunda turma (2° ano B) e então desenvolvi a mesma atividade, a diferença foi que após um pequeno intervalo de tempo sentados, propus que ficássemos de pé, a fim de explorar mais os movimentos do nosso corpo. Assim tínhamos:
  1. tempo 1: bater o palito com o corpo abaixado/tempos demais movimentando o corpo e marcando com palitinhos.
  2. ficar atento às coordenadas de dinâmica: forte/fraco.
Pulso, tempo, dinâmica e corpo em uma só atividade.
Ambas as turmas participaram da aula com bastante disposição, o que me deixa muito feliz enquanto bolsista do PIBID.
Ao fim da segunda aula, uma integrante da turma me deu um abraço dizendo: Pró, a aula da senhora foi muito boa!", o que me fez sentir que estou no caminho...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário