domingo, 7 de abril de 2019

Música de sala nova


Escola Municipal Parque São Cristóvão Professor João Fernandes da Cunha
Data: 02/04/2019
Professor/Supervisor: Gilson Meireles
Bolsista: Adriane Campos de Almeida
Turma: 1ª ano (A) , 4°ano (A )

Música de sala nova


Hoje chegamos à escola e nos deparamos com algo novo. A poucos passos do portão eu e Celi cumprimentamos as funcionárias da escola, e uma delas nos avisou: "Gil está lá em cima."  

A escola, tem um espaço ao ar livre e perto dele algumas salas, e uma delas é a nova sala de música. Gil havia comentado sobre esse ganho na reunião do PIBID.  Agora temos o nosso espaço e isso é muito bom, pois nos poupa o tempo de arrumar para ter o espaço necessário e se formar uma roda, entre várias outras coisas. 

Entramos na sala, e uma música estava tocando, RIVER (Uakti - águas da Amazônia). De olhos fechados, as crianças andavam pela sala, imitando o pulso da música. No quadro a rotina: Silêncio, Instruções: fechar os olhos. 

A música acabou e o professor deu novas instruções. Um exercício de confiança, em duplasuma criança conduzia a outra segurava em sua cabeça, assim as duas circulavam na sala, seguindo o andamento da música, que estava tocando, começou a dar confusão e fizemos com todos parados, e só mexiam a cabeça, sem sair do lugar. Um conduziaenquanto o outro se deixava conduzir. 

Depois disso, sentamos na roda, então, eu e Celi assumimos a turma. Ainda na roda explicamos o que iríamos fazer. Nos levantar, fazer um alongamento e começar a atividade. Relembramos as propriedades estudadas e falamos da altura do som, e demos exemplos, com o pandeiro um som grave e a meia lua um som agudo. Então, quando um som grave fosse tocado eles se abaixam e quando um som agudo eles ficavam de pé. Assim foi feito, a atividade flui tranquilamente, nos divertimos muito.  

Então, passamos para uma segunda atividade, escolhemos alguns instrumentos e perguntamos aos alunos: Qual movimento ficaria legal para ser feito quando ouvisse esse som? E assim, o som de cada instrumento virou um movimento, escolhido pelos próprios alunos. Eu, Celi e Gil ficamos revessando os instrumentos e dando o pulso. A intenção é que eles fossem girando na roda fazendo o movimento correspondente ao instrumento, e quando o instrumento muda, além de fazer o movimento referente ao novo instrumento eles tem que mudar o sentindo da roda. 


Mas, logo uma grande confusão se instalou na sala, alguns alunos começaram a empurrar, ou pisavam sem querer no pé do outro durante a atividade. Gil, havia falado comigo e com Celi, para irmos para o pátio descoberto em frete a nossa sala, por ser mais fresco, a sala nova é muito quente. No entanto, muitas crianças se chatearam e nós não estávamos entendo os motivos. Paramos tudo e fizemos uma roda de conversa, dentro da sala mesmo.  Quem queria falar levantava a mão e contava algo, depois de tudo no lugar 3 alunos não quiseram continuar a atividade, esses mesmos 3 estavam dando trabalho desde o início da aula, então Gil saiu da sala com eles para ter uma conversa direcionada.   

As crianças começaram a pedir para cantarmos a música da semana anterior, por isso Celi foi pegar o violão e fiquei na sala. A turma estava muito agitada, alguns começaram a correr pela sala, outros a discutir, e logo o caos se instalou. Celi voltou, e enquanto eu separava uma briga, ela presenciou algo complicado, uma aluna, Lorena, achou um serrote que estava escondido em uma caixa de livros na sala, e começou a girar ele para cima, um outro aluno, Henry, se achou no direito de bater nela por isso. Celi viu toda a cena, eu vi a Lorena escondendo o serrote depois de toda a confusão.  

Foi muito tenso. Gil voltou para a sala e contamos os acontecimentos, ele conversou com as crianças, mas já estava no horário da outra aula e tivemos que levar eles para a sala.  

Fomos buscar a turma do 1° a, o professor Gil entrou tocando flauta e fomos cumprimentando-os, e se iniciou o processo de montagem da fila, algumas crianças começaram a bagunçar, então eu e Celi ficamos atentas. Depois da fila completa, levamos as crianças para a sala de música, como estava muito quente, decidimos fazer a aula no pátio do lado de fora.   

Uma observação é que nessa escola, em todas as salas que tem crianças com necessidades especiais, fica uma ADI, ajudante de desenvolvimento infantil, para ir auxiliando essa criança. E na nossa turma do 1ª ano, sempre fica uma ADI. 

Montamos a roda e continuamos a aula. Como de costume, cantamos as canções de chegada, lembramos a afinação da música amanhecer, fizemos as canções com palmas, “boa tarde como vai você”, depois aprendemos uma nova música com palmas, que vai mudando as vogais. Aprendemos mais duas novas canções nesse dia, “a Joaninha” que tem a intenção de trabalhar as cores e improvisação, pois cada uma criança vai dando uma cor a joaninha.  Ian e Adria participaram das atividades.  

Um tempo depois do início da aula, as crianças perceberam uma árvore que fica no meio do pátio e algumas começaram e ir se pendurar nela, assim redobramos a atenção, pois a árvore virou uma distração.  

Fizemos uma atividade, com uma canção, onde as crianças escolhiam um animal e a música de desenvolvia falando sobre ele, em um andamento lento, depois em um andamento mais rápido, e as crianças imitavam o animal escolhido seguindo o andamento proposto na música. 

Logo após isso, associamos o som do instrumento a um movimento, eu fiquei com o pandeiro, que foi associado a pular de um pé só, Celi com os cocos, correr ou andar, dependendo do andamento, e quando Gil tocava a meia Lua, todos tinham que deitar no chão. Entãofomos tocando mudando o andamento e a sequência dos instrumentos.  

Como a aula foi no pátio pude ouvir vários sons extra a escola, de hora em hora um ônibus passava, as vezes um avião que toma toda atenção das crianças que o ouvem. Nos arredores da escola quase não ouvimos muita coisa, mas dentro delatemos o som das crianças correndo, falando, gritando, da música que vem da aula de dança e da aula de música. 

O horário do lanche se chegou e fizemos uma fila para voltar a sala. Na sala, as crianças sentaram-se e começaram a lanchar e arrumar as suas mochilas. Pela primeira vez, Ian aceitou o lanche, ele não tem se alimentado na escola, ele não comeu, mas pelos menos aceitou.  

Logo a aula chegou ao fim e fomos para casa.  

Observação: Nesse dia, não houve o mento da chamada pois a escola ainda não entregou a caderneta desse mês.  

  


















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