segunda-feira, 30 de março de 2015

Preenchendo os compassos com as figuras musicais

Escola Municipal Xavier Marques
Geanderson Brito
Data: 25/03/2015


Hoje ao passar pelo corredor e chegar até a sala de música não vi nenhum aluno no corredor, todos estavam nas suas respectivas salas e ao chegar na porta da sala de música fui reconhecido pelos alunos.

Já em sala senti um odor forte vindo de um contêiner de lixo que fica ao do muro da escola, ele estava transbordando e aguardando a tal desejada coleta, outro fator externo que estava adentrando o espaço foi um carro de som com volume auto e circulando pela rua como se nada estivesse acontecendo naquele espaço, a questão do lixo já é recorrente e foi relatado em outras postagens.

A atividade proposta a turma de 5º ano foi de completar os compassos com as figuras musicais, semibreve, mínima pontuada, mínima, semínima, colcheia, e suas respectivas pausas. Ele explicou o valor das figuras dentro do compasso quaternário e fez um exercício explicando a atividade.

A turma do 4º ano chegou com 20 minutos de atraso, pois a aula anterior só os liberou após o termino da atividade em sala, Ednaldo usou a mesma atividade feita na turma anterior. Além do atraso a aula foi prejudicada pela agitação dos meninos, o professor precisou reclamar com alguns alunos, pois estavam brincando de colocar apelidos uns aos outros. 

Para contornar esse comportamento ele escreveu o nome dos alunos no canto do quadro e a depender da quantidade de reclamações o recreio é reduzido para este aluno, além de no futuro ter os pais convidados para uma reunião.

O recreio seguiu com os alunos se divertindo no pátio, mesmo no horário do intervalo o professor recebeu várias visitas de alunos, muitos queriam ficar conversando com o professor durante esse tempo.

Com o 3º ano e 2° ano o professor fez apreciação musical com a música tema do filme Titanic, só que tocada em dois instrumentos, harpa e violão. Após os alunos reconhecer e diferenciar em que momento cada instrumento era tocado ele mostrou o vídeo para todos acompanharem pela tela do notebook. Foi feita atividade de percussão corporal com vários movimentos e uma dinâmica chamada de pipoca.

Observei que o mesmo aluno especial que está na turma continua sem acompanhamento adequado, foi inserido na turma e não passou por um projeto de inclusão. Ele não compreende os conteúdos e o professor passa atividade complementar de pintura, a escola não sabe ainda qual o diagnóstico do aluno, pois a família não o levou a um profissional da área.

Gostei das observações e principalmente por ser convidado a participar das atividades, corrigindo e auxiliando os alunos junto ao professor. Para nós que estamos começando o ensino ter esse incentivo e está incluso nas atividades é gratificante e nos faz mais experiente a cada observação.

       







Um comentário:

  1. Atualmente, apenas 31,5% das escolas públicas possuem apoio pedagógico especializado. Mais uma vez vemos o abismo entre o que diz a lei e o que acontece (ou deixa de acontecer) na prática. Apesar de ter seus direitos garantidos por inúmeras leis, os alunos com necessidades específicas ainda carecem de acompanhamento especializado na sala de aula e fora dela. São integrados, mas não incluídos...

    ResponderExcluir