Escola Municipal Xavier Marques
Cecilia Oliveira
Data:31/03/2015
Data:31/03/2015
Aula do 3ºC. A primeira atividade de música teve uma
contribuição de todos os alunos. De uma revisão feita aula passada, os alunos
tinham anotado no caderno uma tabela com as figuras musicais e seus valores.
Então o professor chamou um aluno por vez para escrever no quadro uma figura
musical. Os outros iam copiando em seus cadernos, ocupando-os para que sentados
permanecessem e se comportassem. Mas mesmo assim teve um ou outro que se levantou,
correu pela sala, e foi mexer com outros colegas. Só voltaram a se sentar quando
seus nomes foram anotados para todos verem. Aquele que tem o nome no quadro é o
ultimo a sair da sala, pois é ao fim da aula que o professor tem uma conversa
séria com ele. Os 23 alunos presentes foram ao quadro, o que levou boa parte da
aula. Após a sequência rítmica pronta, hora de fazer a leitura rítmica. A turma
foi dividida em duas equipes. Pouquíssimos erros foram devido à falta de
atenção de alguns. Mas aquele que cometia o erro era sempre reprimido pelo
colega. Durante a aula dava para ouvir os gritos de outra turma que estava
jogando bola, aula de física, próxima à sala em que estávamos.
Quando chegamos à sala do 2º B a maioria dos alunos
estavam em pé. Contando de 1 à 3 o professor fez todos sentarem em seus
lugares. Foi colocado o Hino nacional para ensaiar a letra da música e em
seguida um xote. Depois de cantarem o professor distribuiu os copos e com seu
comando fizeram o pedido em cima da música. ‘’Pega copo, vira copo... ’’ Fiquei
acompanhando um aluno copiar o hino por atrapalhar a aula. O Everton, que
estava á correndo pela sala e subir nas mesas, por isso o professor não deu o
copo, parou e ficou nos observando. Então pedi para que sentasse à mina frente
e emprestei o meu copo a ele para que, com meu acompanhamento, fizesse a
atividade. De inicio estava indo fora do compasso, sem seguir os comandos. Fui
ajudando-o até que foi melhorando. Outros alunos vieram para perto da gente
formando um grupo separado do resto da turma. Recolhido os copos e colocada
outra música todos queriam me mostrar que sabiam cantar. Foram os últimos a
sair da sala.
Com a turma do 3ºB a primeira canção foi a das mães.
Turma dividida em duas equipes . Para incentivo a equipe que tivesse com alunos
sem cantar perdia pontos. Ensaiaram também um xote e em seguida o professor
entregou os copos para acompanhar a música. Nessa turma também foi feita a
construção coletiva do ritmo.
Foi legal ver que a galerinha já reconhece as figuras
musicais, como por exemplo a mínima, semínima, pausa de semínima, colcheias, e
suas durações. Antes a forma de trabalho com eles era por leitura relativa,
quadradinhos diferenciados no lugar das figuras reais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário