20/05/2015
Rodrigo Soares
Depois de um bom tempo sem observações, por motivos diversos, entre paralisação de ônibus, falta de água na escola, o famoso Zika Vírus, voltei a presenciar as aulas da escola. Como não poderia ir na quinta, meu dia normal de visitação, fui na quarta-feira, dia em que o colega André Sapoti observa/atua, também pelo PIBID, e foi muito interessante vê-lo atuar.
A aula foi inteiramente dedicada ao ensaio de duas músicas que serão cantadas no evento junino, "Fico assim sem você", de Claudinho e Bochecha; e "Xote das meninas", de Luiz Gonzaga. As duas turmas do 6º ano fizeram um belo ensaio, cantando perfeitamente as letras e bem afinados. A professora Luciana acompanhou o coro ao teclado e Sapoti no pandeiro.
Algo que achei muito interessante foi uma rápida sacada de Sapoti: Em um momento a professora pediu para segurarmos a turma rapidamente, quando ela saiu da sala, imediatamente o colega sacou o pandeiro da mochila e começou a passar a música que a turma estava ensaiando, mas ao pandeiro, até então o acompanhamento era somente o piano. A partir daí, quando a professora voltou, acompanharam juntos até o fim da aula. O interessante foi como os cativou o pandeiro, todos cantaram firme, e bastante atentos ao pandeiro. Percebi que devo sempre estar com meu violão ou cavaco por perto. Como os alunos se interessam, de fato, como é significativa a aparição de um instrumento diferente na aula.
Ensaiamos com duas turmas, devido à ameaça de paralisação dos rodoviários saímos um pouco mais cedo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário