segunda-feira, 27 de julho de 2015

Ampliando as possibilidades.

Escola Municipal do Uruguai.
Danilo Marins.
21/07/2015

Iniciamos as aulas com a turma do 4º ano que contava com a presença de três alunas somente, depois completando um total de quatro alunos com a presença de um menino que chegou atrasado, o que fez com que a aula se desenvolvesse de maneira bastante tranquila. Sempre observo que nas primeiras turmas que contém um número menor de alunos, a qualidade da aprendizagem é bem maior do que nas outras turmas contendo mais alunos, pois o professor termina perdendo tempo e se desgastando para controlar as turmas maiores que são bastante agitadas e demoram bastante para se concentrarem na aula. Sabemos que é sempre um grande desafio para um professor trabalhar com turmas contendo um número elevado de alunos.
Com o trabalho de percepção dos sentidos dentro do tema da inclusão social, em todas as turmas com exceção do 5ºA, (que fará a atividade na próxima semana, por não ter tido aula de música pela antecipação a comemoração do dia dos avós feita pela a escola) iniciamos o trabalho com o alfabeto em Braile, para que eles possam desenvolver a habilidade de leitura em outro sistema de escrita através da sensibilidade tátil e perceber a sua função e importância na nossa sociedade. Então cada um recebeu uma folha de papel como o alfabeto e uma frase (em Braile) e pedimos para que eles escrevessem próximo a cada letra (em Braile) sua respectiva letra em português, para que posteriormente eles pudessem cada um decifrar sua frase. Alguns foram bastante rápidos, outros tiveram dificuldades inclusive eu que estou aprendendo o sistema de escrita também; mas o professor Marcos ia nos orientando e a maioria conseguiu decifrar suas frases. Eles ficaram bastante curiosos para saber o que continha nas frases que o professor escreveu para cada um. Somente um aluno não quis fazer essa atividade e os que não concluíram levaram para casa para terminar.

Antecipando a comemoração do dia dos avós, a escola fez no final da manhã um evento homenageando-os, Então como ficou combinado que as crianças iriam cantar para seus avós, parte da aula de música foi direcionada para ensaiar as canções que eles cantaram com bastante carinho na apresentação. Foi emocionante ver o cuidado deles com as vovós, ali sempre próximo delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário