Iniciamos
as atividades na Escola Municipal Almerinda Costa na data de 15 de julho de
2015.
Nossa
primeira aula foi com a turma do 1º ano! Começamos a aula passando uma história
para que os meninos escutassem, e depois fizemos perguntas sobre a história. As
crianças ficaram bem calmas e concentradas no decorrer da história, e souberam
responder algumas das perguntas que fizemos.
Depois
aconteceu um fato atípico. Uma professora da casa trouxe um aluno para a aula
(que também fazia parte da turma), mas este aluno chorava muito, sem parar, e
quando ele chegou na sala não deu pra continuar a aula do jeito que estava.
Então, o professor Marcos me pediu para contar uma história para os pequenos,
enquanto ele acalmava o neném que chorava muito. Marcos tocou e cantou para o
pequeno, e ele aquietou, enquanto eu contava a história de vários animais em
uma fazenda, mexendo com o imaginário dos meninos. E desta forma encerramos a
aula com o 1º ano.
Logo
depois vieram os meninos do 4º ano. Esta turma tem nos surpreendido, pois
estamos tendo uma resposta positiva de todo o trabalho que vem sendo feito com
eles.
No inicio
da aula, o professor Marcos colocou uma música com um tema clássico para que
eles ouvissem, e ao terminar a música perguntamos: “ao ouvir essa música, o que
vem na cabeça de vocês?” Eles por sua vez disseram que se lembravam de alguém
dançando balé, ou um homem regendo com as mãos (um maestro).
Passado
esse momento, vendamos os olhos de todos na sala e distribuímos nas mãos deles
alguns objetos para que tentassem descobri, através dos sentidos, qual objeto
estavam tocando. Como muito espertos que são, conseguiram acertar todos!
Na aula
do 3º ano veio a surpresa! Colocamos a mesma música clássica para que eles
ouvissem e depois perguntamos o que vinha na cabeça deles ao ouvir aquela
música, e a resposta está como mostram as fotos abaixo: eles fizeram uma
orquestra imaginária!
Uns
fizeram gestos tocando violino, outros trocando flauta, outro tocando
violoncelo, até harpa teve em nossa orquestra!
![]() |
| Violino, Flauta |
![]() |
| Violoncelo |
![]() |
| Harpa |
Depois
vendamos os olhos de todos e distribuímos nas mãos deles alguns objetos para
que tentassem descobrir, através dos sentidos, qual objeto estavam tocando. E
assim como foi no 4º ano, acertaram tudo!
Na aula
do 2º ano os meninos já entraram na sala impossíveis!
Passamos
os 20 primeiros minutos da aula tentando acalmá-los, sem sucesso.
Nesse
caso tivemos que chamar a diretora da escola para intervir na aula porque até
então não tínhamos conseguido fazer nada.
A
diretora levou sete alunos para sua sala, e só depois disso conseguimos começar
a aula.
Marcos
pediu para que todos abaixassem a cabeça e tocou algumas músicas na flauta,
para acalmar o espírito dos meninos.
Depois
fizemos a dinâmica de sentir o objeto na mão, e com os olhos vendados tentar
descobrir o que estavam tocando. Eles conseguiram acertar tudo.
No final
da aula, Marcos colocou alguns sons de coisas como carro, moto, campainha, entre
outros, para que os alunos descobrissem qual som estava sendo reproduzido. Foi
muito bom ver a participação e o empenho deles para tentar descobrir. E assim
terminamos as atividades.



Nenhum comentário:
Postar um comentário