Elaine Batista
Data: 29/07/2015
Dia de estudar teoria musical, iniciamos a aula na turma do
6º D com a música de relaxamento. O professor Ednaldo abriu espaço para que eu
desse seguimento a aula. Dei continuidade com os seguintes conteúdos: Conceitos
de música, ritmo, melodia e harmonia.
O que os alunos podem aprender com essa aula?
Formular critérios e parâmetros
do que possa ser música, compreender princípios dos conceitos de ritmo, melodia
e harmonia por meio de atividades práticas, analisar e debater sobre os
conceitos de práticas. Lancei a seguinte pergunta para os alunos. O que é
ritmo, melodia e harmonia? Foi o momento de interação que tive com eles, para
entender qual a concepção da turma sobre o conteúdo. Percebi que a maioria não
compreendia o real conceito sobre o que é ritmo, melodia e harmonia. Eu
expliquei teoricamente e na prática, com auxilio de um violão. Tocamos alguns
ritmos, pedi também que eles sugerissem alguns ritmos e que acompanhassem com
palmas ou batendo na mesa enquanto eu tocava com o violão. Senti a enorme necessidade
de elaborar outras aulas com o mesmo conteúdo, para que eles aprendam na
integra e dominem os conceitos básicos da música.
Turma do 4ºA, novamente a música
de relaxamento e em seguida foi aplicada uma atividade de percepção musical.
Após a atividade cantamos a música Trem das Onze com a turminha, com
acompanhamento do violão. Foi muito legal ver a interação da turma cantando e
participando da aula. A maioria, curiosos com o violão, ansiosos para conhecer
o instrumento, isso é muito bom, a curiosidade que os instrumentos musicais despertam
nas crianças.
Turma 2ºB, também iniciamos com a
música de relaxamento, em seguida atividade com figuras musicais, semínimas e
mínimas. Utilizamos o violão, tocávamos a nota para exemplificar a duração das
figuras, os alunos caminharam na sala seguindo a pulsação, atenção era
imprescindível nessa atividade. Finalizamos as tarefas na turma com um ditado
rítmico.
Turma 3ºB música de relaxamento,
o professor executou a escala natural para que os alunos ouvissem com atenção e
em seguida fizessem a repetição da mesma. Cantamos uma música com a melodia da
escala musical com a turminha, utilizamos o violão para acompanhamento foi
muito legal.
Dorme a cidade
Resta um coração
Misterioso
Faz uma ilusão
Soletra um verso
Larga melodia
Singelamente
Dolorosamente
Nenhum comentário:
Postar um comentário