sábado, 1 de agosto de 2015

Teoria musical

Escola Municipal Xavier Marques
Elaine Batista
Data: 29/07/2015


Dia de estudar teoria musical, iniciamos a aula na turma do 6º D com a música de relaxamento. O professor Ednaldo abriu espaço para que eu desse seguimento a aula. Dei continuidade com os seguintes conteúdos: Conceitos de música, ritmo, melodia e harmonia.

O que os alunos podem aprender com essa aula?

Formular critérios e parâmetros do que possa ser música, compreender princípios dos conceitos de ritmo, melodia e harmonia por meio de atividades práticas, analisar e debater sobre os conceitos de práticas. Lancei a seguinte pergunta para os alunos. O que é ritmo, melodia e harmonia? Foi o momento de interação que tive com eles, para entender qual a concepção da turma sobre o conteúdo. Percebi que a maioria não compreendia o real conceito sobre o que é ritmo, melodia e harmonia. Eu expliquei teoricamente e na prática, com auxilio de um violão. Tocamos alguns ritmos, pedi também que eles sugerissem alguns ritmos e que acompanhassem com palmas ou batendo na mesa enquanto eu tocava com o violão. Senti a enorme necessidade de elaborar outras aulas com o mesmo conteúdo, para que eles aprendam na integra e dominem os conceitos básicos da música.

Turma do 4ºA, novamente a música de relaxamento e em seguida foi aplicada uma atividade de percepção musical. Após a atividade cantamos a música Trem das Onze com a turminha, com acompanhamento do violão. Foi muito legal ver a interação da turma cantando e participando da aula. A maioria, curiosos com o violão, ansiosos para conhecer o instrumento, isso é muito bom, a curiosidade que os instrumentos musicais despertam nas crianças.
Turma 2ºB, também iniciamos com a música de relaxamento, em seguida atividade com figuras musicais, semínimas e mínimas. Utilizamos o violão, tocávamos a nota para exemplificar a duração das figuras, os alunos caminharam na sala seguindo a pulsação, atenção era imprescindível nessa atividade. Finalizamos as tarefas na turma com um ditado rítmico.

Turma 3ºB música de relaxamento, o professor executou a escala natural para que os alunos ouvissem com atenção e em seguida fizessem a repetição da mesma. Cantamos uma música com a melodia da escala musical com a turminha, utilizamos o violão para acompanhamento foi muito legal.

Dorme a cidade
Resta um coração
Misterioso
Faz uma ilusão
Soletra um verso
Larga melodia
Singelamente
Dolorosamente 


Nenhum comentário:

Postar um comentário