Escola Municipal Dra. Maria do Carmo Vilaça
Data - 01/09/2016
Professor - Ednaldo Rodrigues
Bolsista –Raíssa Pessoa
Hoje na turma do 5ºB foi bem mais tranquilo, eu cheguei e o professor Ednaldo estava fazendo solfejo melódico e depois rítmico e já pude perceber aqueles alunos que tem mas facilidade, boa parte estava mais participativa que no primeiro dia que fui a escola. Logo depois foi me passado a coordenação da classe e fiz uma dinâmica musical onde fizemos uma roda na sala e cantamos uma música: " Eu sou Raíssa quem é você? Eu sou Ednaldo muito prazer" e assim sucessivamente, consegue com isso não só conhecer os alunos mas perceber aqueles que são tímidos pra fazer coisas tão simples como essa dinâmica. E logo depois eu pedi a eles que mentalizassem uma música e pedi que um voluntário cantasse essa música e lembra do João Vitor que citei no meu primeiro dia? Então ele foi o voluntário e acabei me surpreendendo, pois eu esperava que ele cantasse um daqueles funk aonde iria aplicar as dicas que os outros colegas de PIBID tinha me passado na reunião anterior que tivemos. Ele cantou um funk sim, porém a letra falava de amor, companheirismo, respeito! Sim, fiquei não somente feliz em ouvir ele cantando como também em ver que todos da sala cantaram juntos no final batemos palma pra ele e ai veio a pergunta " O que a letra da música diz?"
Eles logo falaram as palavras chaves da música uma delas companheirismo e indaguei eles porque não existia companheirismo entre eles? Um grande silêncio tomou a sala e ai comecei colocar -los pra refletir dizendo que pra crescermos juntos precisava de tudo aquilo que dizia na musica que vamos trabalhar construção de instrumentos e é algo muito coletivo, peguei uma folha que estava na mão de outro aluno o Gabriel se não me engano e disse: " Se fosse pra amassar esse papel com momentos ruins vocês amassariam muito ou pouco?" Logo todos disseram com muita força uns até gritando: MUITO ! E eu peguei o papel e disse: " Não eu só amassaria essa pontinha aqui!" Logo todos começaram a dizer que nunca passei por momentos difíceis e ai rebati dizendo que passei sim por vários porem eu não guardava esses momentos eu superei e seguir em frente, novamente o silêncio e continuei a dizer: Não é certo guardar magoas devemos aprender a perdoar e viver feliz! Mas, e se fosse pra amassar o papel com coisas boas? Eu amassaria o papel todo disse a eles coisas boas sim temos que guardar e lembrar sempre ! No final uma aluna estava chorando e me abraçou acho que fiz algo de bom pois logo depois encontrei a professora que foi pra sala deles a Mara e ela disse que a turma estava ótima hoje!
Na turma do 1ºB, o professor começou com vocalização para escolher alguns alunos para apresentação que ficaram com o microfone e percebe algo muito interessante em três alunas Estefane, Carol e Amanda. Elas tem uma facilidade e participação muito forte dentro de sala de aula canta todas as músicas e no ditado rítmico elas acertaram todos os exercícios e quando tinha um erro ou outro elas davam risada ao perceber e pedia o professor pra repetir o exercício, teve uma apreciação musical onde o professor colocou um vídeo de Michael Jackson quando criança e boa parte reconheceu o artista e as foi se comentado as mudanças que o artista passou ao decorrer de sua vida. Foi me dado a coordenação dos alunos e fiz uma história cantada com eles onde trabalhamos expressões como forte e fraco e coordenação motora.
No final das aulas me reúne na sala de professores com o professor Ednaldo para ver os instrumentos que vamos confeccionar com os alunos e quais materiais iremos precisar, conhece as professoras Mara e Vanessa onde reunimos ideias no papo descontraído para cativar os alunos em outros momentos dentro e fora de sala de aula e teve a presença da coordenadora Raquel onde pude conhecê- la e conversar sobre assuntos relacionados a escola que tinha curiosidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário