segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Escola Municipal Dra. Ma. do Carmo Vilaça

Escola: Municipal Dra. Maria do Carmo Vilaça
Turma: 2º e 4º anos
Bolsista: Sindney Borges de Oliveira

Data: 03/10/2016

Plano de atividade do dia:


v  CONTEÚDOS

Ø  Conceitual 
§  Pulso
§  Escala de Dó maior
§  Passo musical

v  OBJETIVOS

§  Executar pulsos rítmicos com as canções do repertório do semestre.
§  Saber os nomes das notas musicais na ordem crescente e decrescente
§  Perceber tempo e contratempos musicais no passo


v  METODOLOGIA 

               Atividade I 

Hoje só houve aula com a turma do 4º ano A. Iniciamos a aula fazendo o jogo do passa a bola marcando a pulsação. Coloquei duas músicas com dois pulsos diferentes, primeiro marcando no pé e depois começando a  passar  a bola. Primeiramente fiz com o professor Ednaldo para os alunos perceberem o tempo da troca e depois comecei a interagir com eles. A atividade além de promover o aquecimento trabalha a escala musical pois a canção GUGUDADA possibilita trabalhar esses dois conceitos. Notei que por mais que o trabalho com pulsação pareça ser repetitivo e fácil, pelo menos é o que acho, quando realizei com as crianças percebi o grau de dificuldades de alguns em executar a pulsação das músicas. Nesse contexto sinto de realizar mais atividades com o tema.


                         Atividade II
Apresentei a canção Mulher Rendeira (folclóre brasileiro) e o professor Ednaldo ensinou o primeiro verso da canção, repetindo algumas vezes. Mesmo sabendo que eles ainda não conhecem compassos, marcamos nos pés, em forma de passos, os quatro tempos da canção. Quando os alunos realizaram tudo certinho começamos a dar elementos sonoros que eles produziram no próprio corpo fazendo esse jogo de tempo/contratempo (tempo com os pés e contratempo com palmas). Como era um momento de experimentação, a marcação com os pés não foi tão complicado pra eles, mas quando associamos o passo com as palmas e com as batidas nas pernas eles começaram a sentir dificuldades. Penso em outros momentos realizar e ampliar essa atividade novamente.

v  REPERTÓRIO
  •          Gugudada (Gugu Dada TV)
  •        Mulher Rendeira (Domínio público)
  •        Pé com Pé (Palavra Cantada)

v  MATERIAIS UTILIZADOS
  •  Bola
  • O corpo

2 comentários:

  1. Syndney,
    muito legal vc disponibilizar teu plano. Vai ser muito útil para todo mundo.
    Se puder, complete as infos ... tipo: coloque um título e explique resumidamente o que vc estava pensando com o plano.

    Parabéns pela dedicação!!

    ResponderExcluir
  2. Contribuições ao relato:

    A atividade iniciou com um trabalho de pulsação, com os pés, em seguida com palmas, e também com bola. Nesta mesma atividade, ao som da música, trabalhou-se notação musical com associação de altura com partes do corpo.

    Segunda atividade com a música “pé com pé” (palavra cantada), dando sequência ao trabalho de pulsação.

    Por último, introdução ao método/estudo do passo. Em circulo, ainda, os alunos fizeram marcação do tempo / pulso com os pés.

    Acrescentou-se o trabalho de contratempo, com palmas e palmadas na coxa.

    Os alunos tiveram dificuldade, em sua grande maioria, quando pedi permissão para intervir na atividade. Contamos 1 e 2 e 3 e 4 e, onde no “e” o aluno deveria bater palmas (contratempo). Tudo isso ao som da música “mulher rendeira”, cantada por eles.

    Habilidades trabalhadas:
    1. Pulso com contagem
    2. Pulso sem contagem
    3. Pulso ao som da música
    4. Pulso com contratempo
    5. Pulso com contratempo cantado a música
    6. Escala / notação

    Alunos que tiveram dificuldade:
    1. Isaque
    2. Marcos
    3. Elias
    4. Paulo (recusou-se participar)
    5. Micaele(recusou-se participar, inicialmente. Quando foi participar não conseguiu)
    6. Nicole

    Os demais presentes conseguiram fazer, com maior ou menor dificuldade.

    ResponderExcluir