Escola: Municipal
Dra. Ma do Carmo Vilaça
Turma: 2º
e 4º anos
Horário:
Segundas-feiras à tarde
Data: 24
de Outubro de 2016
Bolsista - Sindney Borges
Supervisor - Ednaldo Rodrigues
PLANO DE
AULA IV
ROTEIRO: AO SOM DO PASSO
v CONTEÚDOS
Ø Conceitual
§ Pulso
§ Rítmo
§ Passo
na música
§ Timbre
§ Duração
Ø
Procedimental
§ Memorização das canções “Mulher Rendeira, Peixinho do mar e Da abóbara
faz melão”. 4º ano
§
Formação de coral com
a canção “A história da água”
§
Arranjo instrumental
§
Reconhcecimento das
características do som: duração e timbre
v OBJETIVOS
§
Executar pulsos rítmicos com as canções do repertório
do semestre.
§
Realizar os movimentos do passo de acordo o gráfico
§
Identificar tempo e contratempos musicais no passo
§
Ter noção de espaço e tempos musicais
§
Reconhecer timbres sonoros
§
Compreender o conceito de duração sonora
v METODOLOGIA
Canções:
·
Mulher Rendeira;
·
Peixinho do mar;
·
Da abóbara faz melão
·
Na loja do mestre André
1º Momento -
Arranjo/Ensaio com o 4º ano
1º Momento – 2º ano
ü Apresentarei ao alunos
um conjunto de fitas nas cores lilás, verde e laranja. Cada cor com um tamanho
que representa a metade do outro. Por exemplo, Se o laranja for a fita maior, a
segunda fita (verde) terá a metade do tamanho da fita maior e a lilás terá a
metade da segunda fita (verde). Inteiro/metades. Dessa forma explicarei para os
alunos que aquelas fitas representarão a duração dos sons, mas não atribuirei
valores. A fita maior representará uma maior duração. A fita que estiver no
meio terá uma duração intermediária (nem longa e nem curta) e a terceira fita
terá uma duração mais curta. Após essa explicação, darei às crianças folhas de
papel A4 para colar a sequência das fitas. Com um instrumento eu tocarei sons e
elas terão que perceber a duração de cada som e colocar as fitas que
representam cada sequência na folha de papel. Na ordem em que for apresentadas.
ü Depois que essas duas
etapas forem concluídas, pedirei para os alunos solfejarem as sequêncais usando
a sílaba Tá.
2º
Momento
ü Mostrarei para os meninos alguns instrumentos
para trabalhar o timbre sonoro. Darei um instrumento pra cada. Explicarei para
eles sobre a canção “Foi na casa do mestre André” e a parte que cada
instrumento ou instrumentos iguais deverá/ão tocar sozinho/s. Todos os
instrumentos começam a tocar juntos e só depois os específicos citados pelos
professores. Antes disso levarei alguns instrumentos diferentes como o Udu para eles conhecerem.
v
REPERTÓRIO
·
Mulher Rendeira
·
Peixinho do mar
·
Da abóbara faz melão
·
Na loja do mestre André
v MATERIAIS UTILIZADOS
·
Caixa
·
Chocalhos
·
Balde
·
Triângulo
·
Pandeiro
·
Udu
·
O corpo
RELATO DAS AULAS
Como havia combinado com o professor Ednaldo de padrinhar o quarto ano, estamos juntos ensaiando os meninos para a confraternização do final do ano letivo. O repertório inclue três cantigas de rodas ao som do Passo. Estamos progredindo, a cada aula vamos trabalhando com eles e tenho sentido que estamos no caminho certo. Trabalhamos um tempo da aula com os ensaios e depois o professor aplicou um teste com ditado rítmo com eles.
Com o segundo ano, embora não os tenha padrinhado, eu gosto de trabalhar com eles. Por serem da mesma faixa etária dos alunos de Musicalização/UFBa, turmas que ministro no meu estágio, eu tenho um certo carinho por eles e sempre que crio ou dou algo novo com as minhas turmas de estágio eu acabo aplicando com eles também. É um outro perfil de alunos e como a escola não comporta instrumentos, eu sempre levo instrumentos para eles terem um contato mais direto com a música. Hoje, por exemplo levei o Udu, um instrumento interessante, criado na Nigéria, África. Uma colega minha fez e achei um excelente trabalho. resolvi compartilhar. Como tinha uma atividade que trabalha timbre musical, eu levei também outros instrumentos para eles ouvirem as diferentes sonoridades, reconhecendo seus timbres. Engraçado, uma atividade pode funcionar perfeitamente em um lugar, mas não muito legal em outro. Uma série de fatores pode influenciar no desempenho da tarefa, mas os meninos se saíram bem. Pra reforçar esse conteúdo, o professor fez uma atividade de percepção sonora, com alguns alunos de olhos vendados pra descobrirem os nomes dos instrumentos que estavam sendo tocados. Foi interessante. Era para todos participarem, mas a escola liberou os alunos mais cedo por questão de segurança (estava acontecendo alguns protestos na cidade).
OBS: a atividade de estudo de duração com fitas e o coral com a canção "A história da água", não ocorreu com o segundo ano pelo motivo citado àcima.
Bibliografia
Ciavatta, L. (2005). Saltos no Tempo (2005) - Bloco d'O Passo. Acesso em 15 de 10 de 2016, disponível em Opasso: https://www.youtube.com/watch?v=L3XlxbNxjqg
Ciavatta, L. (2009). Asa Branca (Luiz Gonzaga) - Bloco d'O Passo. Acesso em 15 de 10 de 2016, disponível em Opasso: https://www.youtube.com/watch?v=V1TxsuAtcms
Ciavatta, L. (2014). Oficina "O Passo" - Prof. Lucas Ciavatta (MaracatuBrasil). Acesso em 07 de 2016, disponível em Maracatu Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=914sOIxq3vI
Nenhum comentário:
Postar um comentário