sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Turma: 2º, 3º e 4º anos.
Horário: Quartas-feiras à tarde
Data: 22 de Fevereiro de 2017
Bolsista: Sindney Borges de Oliveira
Professor/Supervisor: Ednaldo Rodrigues


PLANO DE AULA II



ROTEIRO:  Estimulando a criatividade 

v  CONTEÚDOS

Ø  Conceitual
§  Valores humanos
§  Compasso/Regência
§  Improviso

Ø  Procedimental

§  Escolha de uma peça musical pra reger
§  Leitura corporal

Ø  Atitudinal

§  Respeito às instruções dos professores
§  Respeito aos colegas
§  Participação
§  Atenção
§  Disciplina


v  OBJETIVOS

§  Valorizar a importância do ensino da música.
§  Compreender o valor das relações humanas.
§  Ter noção de tempos musicais, regendo.
§  Apreciar vídeos de dança
§  Improvisar na dança através de estímulos musicais


v  METODOLOGIA 

ü  Roteiro, 3º Ano  

A brincadeira e a seguinte. 

1ª Cada um pensa na música que mais gosta; 

      2ª Elegemos um maestro;

      3ª O maestro faz uma contagem e em seguida cada um canta a música que estava pensando;

      4ª Trocamos de maestro de repetimos a contagem e novamente todos cantam cada um a sua música;
 
      5ª Por fim fazemos um bate papo de perguntas:  Qual foi a musica que o colega ao lado cantou?   O que a pessoa do canto da sala cantou?  Vcs conseguiram enteder  todas as canções? por que?
            Por fim conduzimos uma reflexão sobre a importância da organização para se fazer musica.

ü  1º Momento - Alongamento
Pedir para as crianças ficarem de pé e realizarem um pequeno alongamento. Alongando a parte superior dos membros. A sugestão é fazerem se imaginar pegando as estrelas do céu, alindando os braços, os punhos, o pescoço e as costelas.
ü  2º Momento  - 4 Ano  

Apreciação musical do vídeo com o Grupo Corpo cujo objetivo é fazer os alunos perceberem a expressividade do corpo com a música formando uma unidade. Também para aproveitar o momento para eles aprenderem a lidar com o preconceito estigmatizado de quem faz dança. Farei eles perceberem que o corpo ao ser estimulado ele externa aquilo que está nele.
·         Vou oferecer a eles alguns temas (palavras-chaves) que serviram de estímulo para os movimentos que eles criarem em seus corpos. Vou colocar uma música ao fundo pra servir de inspiração para os movimentos. Nós professores iremos observar como cada corpo responde a esses estímulos através dos movimentos.
v  AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados mediante o comportamento, a atenção e interesse e o respeito com os colegas e professores.

v  MATERIAIS UTILIZADOS

·         Som
·         Computador
·         A voz
·         O corpo

v RELATO DA AULA

 O plano relata o que foi planejado, mas as atividades foram bem diferentes. Acabei trabalhando o improviso na música, buscando um rítmo que alguns deles se identificam e criando a partir do que eles vivenciam musicalmente. O plano seria trabalhado com o terceiro e o quarto anos, mas em função de ser o último dia de aula, antes do carnaval, as aulas foram até às 15:00h. Ou seja, as aulas aconteceram somente com o segundo ano e metade do horário do terceiro.
Com o segundo e o terceiro anos o professor trabalhou com os copos, ensinando passo a passo a dinâmica. No decorrer das instruções fomos propondo coisas, tipo: andamentos diferentes, canções diferentes, movimentos diferentes, para eles perceberem e sentirem como diferentes estilos musicais se comportam. Uma mais lenta, outra mais agitada, uma com batidas mais acentuadas, outra quase imperceptível. Cantamos também canções do repertório do ano passado porque temos alunos novos e ainda não sabem.
Trouxe também uma canção nova que trabalhei com os alunos do terceiro ano. Antes disso trabalhamos a canção da escala criando alguns movimentos pela sala e apreciamos um vídeo que fazia uma viagem no tempo, com fragmentos de músicas desde a Idade Média, com o canto Gregoriano até o presente século (canções internacionais). Sempre que o professor apresenta esse momento na sala, a gente traz umas curiosidades sobre a música e sobre a vida para eles. Considero esse momento importante porque trabalhamos a atenção e a percepção do que acontece no vídeo.
Quando estava ensinando a canção nova para eles percebi que seria muito mais interessante trabalhar alguns elementos da música com os estilos que eles se identificam e sugeri cantar a música em diferentes estilos. Surgiu a ideia do funk e o pagode. Como o professor é mais experiente do que eu, sacou logo o que poderia sair dali. Dois alunos começaram a cantar um funk e criamos um bordão e pedimos para as meninas cantarem e ficou bem interessante. Como minha ideia para esse semestre é estimular a criação, acho que estamos indo no caminho certo, mas minha intenção é trabalhar de maneira bem interdisciplinar.
Vamos testando!!!
                                                                                                             

                                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário