Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Bolsista: Raíssa Pessoa
Data: 16/03/2017
Horário: 13h até 17:30
Dias da Semana : Quinta - Feira
"Que a música pertença a todos!"(Kodály)
TURMA 4 º ANO "B"
Professor fez a continuação da avaliação dos alunos mediante a afinação com os vocalizes, teve menos alunos dentro de sala devido a chuva que teve hoje. Em seguida foi feita uma aplicação de atividade teórica trabalhando a percepção dos alunos. Foi colocado o nome de alguns instrumentos no quadro, listados um abaixo do outro com lacunas em frente. Na medida que o professor Ednaldo colocava o som de algum instrumento no notebook, os alunos numeravam o que havia escutado primeiro.
TURMA do 1 º ANO "C"
Nessa turma o professor fez uma apreciação bem diferente, colocou um vídeo que mostrava a diversidade do nosso país em cultura, paisagens naturais, empreendedorismo, educação, saúde e acessibilidade. E pediu que os alunos contassem quantas vezes aparecia a bandeira nacional no vídeo, o áudio que vinha no fundo do vídeo era o Hino Nacional Brasileiro, apôs identificarmos quantas vezes aparecia a bandeira foi perguntado a eles o que mais tinha no vídeo que eles conheciam.
Em seguida fechamos os olhos e escutamos a escala de Dó maior (no processo de internalizar o som) e fizemos depois o vocalize com a música maria fumaça (no processo de exteriorizar o som). O professor me pediu que ensinassem uma música nova pra eles e eu ensinei a música da pipoca na panela que alem de divertida é dançante, era o momento de curtir um pouco a aula com eles e pular e cantar.
Fizemos também um jogo de despistagem, ou popularmente chamado de Cabra-cega, porem musical. Que funciona da seguinte forma, vendamos o olho do aluno e tiramos ele de um ponto fixo da sala para que ele perca a nossa de espaço de onde estava antes, e pedimos a outro aluno da sala que bata com o apagador na mesa e esse aluno vendado tem que andar e encontrar atras desse som o colega que o produz. Trabalhando assim a audição dos alunos e o lado perceptivo.
Trabalhamos atividades de movimento corporal com brincadeiras de roda e ditado rítmico. Nesse ditado dei a ideia ao professor que em vez de nos quadrados pintados falar uma silaba batissismos palmas e a troca de sentidos motores mexeu com os alunos com um pouco de dificuldade que eles tiraram mesmo assim de letra e acertaram toda a atividade.
A ultima atividade foi corporal com uma letra bem interessante, era assim:
Iapo - Batia 2 vezes na mesa
Ia ia - Batia nos ombros
E eee - estralava os dedos
Tuqui Tuqui - mexia os dedos na cabeça
Essa música é do grupo palavra cantada segue o linck - https://www.youtube.com/watch?v=rcBvsH7jqnc
No final, uma música para acalmar os ânimos até a vinda da professora da turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário