sábado, 29 de abril de 2017

Fecha os olhos .. respire fundo ... se concentra que a aula vai começar !

Escola Municipal Dr ª Maria do Carmo Vilaça
Data: 27 de abril de 2017
Turmas: 5 º ano
Turno: Quintas - feiras a tarde
Coordenadora: Mara Menezes
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Bolsista: Raíssa Pessoa


" As melhoras coisas da vida são invisíveis. É por isso que nós fechamos nossos olhos quando nos beijamos, dormimos e sonhamos. " 

- Cazuza 


Ø ROTEIRO:

1 - Apreciação Musical

2 - Vocalizes

3 - Ensaio da música do semestre

4 - Construção e divisão das duplas da quadrilha maluca

5 - Trabalho sobre valores humanos: Palavra escolhida " Respeito"


Ø CONTEÚDOS

1 - Apreciação com uma música de relaxamento e meditação

2 - Vocalizes retirados do livro " Por todo Canto"

3 - Música do semestre " Que nem giló" de Luiz Gonzaga

4 - Aplicação de valores humanos com atividade escrita mais dialogo

Ø OBJETIVOS

1 - Aprender a música do semestre

2 - Trabalhar afinação e percepção 

3 - Resgatar culturas interioranas com quadrilhas divertidas

4 - Trabalhar valores humanos a priori conhecendo as turmas decidimos trabalhar o respeito. 

Ø METODOLOGIA 

 1 - Momento -  Foi feito uma apreciação diferente com músicas usadas para relaxar e / ou meditar, pois a turma estava muito exaltada e ajudou eles a se acalmarem um pouco mais. Assim, colocamos a música e pedimos para que fechassem os olhos e respirassem fundo e compassivo.

2 - Momento - Foram feitos 3 vocalizes, o primeiro com a escala onde eles escutam primeiro ascendentemente e descendentemente com muita atenção depois com ajuda do professor reproduzem. Em seguida, usamos o vocalize " Borandá ?" e " rock rol ", do livro "Por todo canto", onde dividimos ouvindo primeiro somente as meninas depois só os meninos e todos juntos, para ter uma maior percepção se conseguiam atingir as alturas dos vocalizes. 

3 - Momento - Escrevemos a primeira estrofe da música " que nem giló", na lousa e pedimos que eles escrevessem no caderno em seguida ensaiamos com eles 

4 - Momento - Anotamos os nomes dos alunos que irão participar da quadrilha maluca, pra ter uma dimensão se todos os pares estão formados ou se será necessário buscar em outras salas alunos que completem os pares, para na próxima aula já começar os ensaios.

5 - Momento - Trabalho feito com valores humanos, pedimos que eles escrevessem no papel que foram dados o que eles entendiam por respeito, poderiam desenhar ou escrever. Em seguida, professor Ednaldo, eu e Tássio também bolsista do pibid, relatamos situações do dia - a - dia onde faltamos com respeito e conversamos com eles sobre esse tema.

Ø   AVALIAÇÃO

v A avaliação será feita mediante a participação dos alunos dentro de sala de aula, memorização das músicas que será utilizada nas apresentações futuras, avanço nas percepções rítmicas e melódicas e afinação mediante efeito dos vocalizes.

Ø   JUSTIFICATIVA

v É de suma importância o trabalho feito voltado para o melhoramento da percepção tanto auditiva como motora, são exercícios feitos que estimulam o trabalho em grupo e o avanço gradativo. Além da construção de ideias e respeito a opinião do semelhante através das reflexões feitas dentro de sala de aula.

Ø   FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

1 - Livro: Por todo canto

2 - Música " Que nem giló " - Luiz Gonzaga

Ø MATERIAIS UTILIZADOS

·          Som
·          Computador


Ø RELATO DA AULA

Quando fizemos as divisões de ouvir meninas e depois os meninos nos vocalizes, percebi que alguns vocalizes são melhores e mais perceptivos para as meninas por serem mais agudos e os mais graves eram melhores para os meninos. Com isso, aprendi que usar mais de um vocalize com a turma depois da escala, funciona muito melhor. Trabalhar músicas que eles gostam acaba que tendo uma maior participação da turma e levar propostas novas cativa também. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário