Escola: Municipal Dr. ª Mª. Do Carmo
Vilaça
Escola: Municipal Dr. ª Mª. Do Carmo Vilaça
Turma: 1º, 3º e 5º anos.
Horário: Segundas-feiras à tarde
Data: 08 de Maio de 2017
Bolsista: Gleidiane Macedo
Professor/Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Hoje pude chegar um pouco mais cedo no Vilaça e
pude acompanhar todas as primeiras movimentações antes das aulas.
Antes do começo da aula os alunos são reunidos no pátio
da escola para cantar para cantar o Hino Nacional Brasileiro.
Eles são colocados em filas, segundo suas turmas, e
de frente para eles fica a direto e alguns professores parar cantar e estimular
as crianças.
Vendo esse momento na escola me veio uma pergunta
na cabeça.
Qual a importância de cantar o hino nacional nas
escolas?!
O hino nacional surgiu na época da independência do
Brasil e tem todo o seu conceito voltado a essa época. A letra do hino é de
Joaquim Osório Duque Estrada e a música de Francisco Manoel da Silva. O hino é
muito complexo, com palavras difíceis e desconhecida do vocabulário comum.
Pude perceber hoje um pouco de descaso (não sei se
seria essa a palavra correta) nesse momento, que na minha opinião poderia ser
até bem interessante. A maior parte das crianças ou ficaram conversando durante
o momento do hino ou não cantam (alguns porque não sabiam a letra e outros por
achar o momento muito chato).
Acredito que a importância de cantar o hino
nacional nas escolas é para despertara nas crianças o amor e a importância da
nossa pátria. Mas acredito que esse momento poderia deixar de ser uma
obrigação, ou algo para se cumprir e passar a ser um momento de aprendizagem e
prazer para as crianças e também para os professores.
RELATO
DA AULA
3º ANO E
A aula do terceiro ano se iniciou com a apreciação de um áudio,
o professor escolheu uma música bem calma que me lembrou muito o som das ondas
do mar.
- Achei bem legal para recepcionar os meninos, eles
sempre chegam bem agitados e ter esse momento para respirar e se acalmar é bem
importante.
Se bem que o professor pediu que eles fizessem silencio e
se concentrasse na música, tirassem o momento para respirar e se acalmar, a música
durou uns cinco minutos e só nos dois últimos minutos que toda a sala conseguiu
fazer silencio se acalmar e apreciar totalmente a música.
Depois o professor passou um vídeo de uma menina cantando
no The Voice Kids a música Tudo pode mudar que foi interpretada pela banda
Metrô.
Acredito que essa foi uma estratégia do professor
Ednaldo, porque logo depois de passar o vídeo o professor reforçou o convite
aos meninos de participar do festival de música que irá acontecer na escola.
Ele convidou e anotou o nome das crianças que tem o interesse de participar.
Depois o professor fez a correção da atividade que ele
passou para as crianças na última aula. Ele pediu para que elas encontrassem e
escrevessem no caderno palavra cujo as suas iniciais fossem as silabas das
notas musicais.
- A silaba que as crianças tiveram mais dificuldade foi a
silaba da nota Sol.
O novo assunto abordado hoje pelo professor foi -Movimento
do Som-
O professou usou traços para representar os sons e as alturas
dos sons. Escreveu no quadro algumas sequencias e treinou com os alunos.
- O aprendizado foi muito rápido.
Depois o professor fez uma brincadeira muito conhecida, qual
é a música?! Ele escreveu quatro movimentos e pediu que as crianças solfejassem
com uma silaba que foi escolhida por eles, depois o professor perguntou se as
crianças conheciam aquele movimento. Demorou um pouco mais eles lembraram que
aquele movimento era igual uma música/vocalize que eles já vêm cantando dês do início
do ano, Maria Fumaça.
1ºANO
Hoje o trabalho com o primeiro ano foi bem rapidinho,
pois eles foram liberados mais cedo da aula.
Então o professor início a aula colocando uma música de
Tom Zé enquanto ele abriu o vídeo da apreciação que eu levei no pendrive.
Quando enfim conseguimos, pudemos passar para as crianças
um vídeo da banda Mulekada cantando um medley de forró.
-Eles ficaram em silencio todo o tempo curtindo bem o vídeo
e adoraram vê crianças cantando forro.
Depois rapidamente passamos com eles as letras das
músicas da apresentação da festa junina.
E por fim eles saíram em um trenzinho cantando a música
Maria Fumaça a pedido de uma aluna.
5º ANO B
Por último nossa aula hoje foi no terceiro ano, a sala
mais cheia e mais agitada da tarde.
A apreciação deles foi um vídeo com a abertura da novela
Malhação, com a música Tempos Perdidos interpretado por Jota Quest.
- As crianças, principalmente as meninas, ficaram bem
animados com a música.
Depois o professor continuou com esse momento de
apreciação e colocou um vídeo de uma menina no The Voice Kids cantando a música
Felicidade de Marcelo Jeneci.
- O interessante dessa apreciação foi que depois de ouvir
a música o professor perguntou as crianças sobre o que a música falava e o que
eles sentiram ao ouvir a música. Uma das meninas falou que a música era muito
triste e que ela tinha sentido tristeza ao ouvir, e ficou surpresa quando o
professor contou que o nome da música era felicidade. Depois o professor
explicou sobre a história contada na música e eles puderam entender melhor.
-E assim como na outra turma o professor usou o vídeo de
uma apresentação do The Voice Kids para iniciar uma conversa sobre o festival
de música que acontecerá na escola em breve. Os alunos que tem interesse de
participar deram os nomes ao professor.
Depois foi o momento dos vocalizes.
Primeiro o - Maria Fumaça, depois o professor ensinou um
solfejo novo – Viajar Velejar Nesse Mar.
E por último o vocalize – Samba Amaxixado.
Houve também um pequeno ensaio da música Xote Das Meninas
e quase todos os alunos já está cantando a música completa.
E assim como no terceiro ano o professor ensinou sobre
movimentos do som e passou exemplos e atividades. A única diferencia foi que
logo quando o professor juntos com os meninos solfejou o primeiro movimento um
aluno logo já percebeu que era o mesmo movimento da música Maria Fumaça e nem
deu a oportunidade do professor terminar o solfejo e perguntou se eles
conheciam de algum lugar kk’.
“A música oferece à alma uma verdadeira cultura íntima e
deve fazer parte da educação do povo”
François Guizot
Nenhum comentário:
Postar um comentário