sábado, 20 de maio de 2017

Olha o balancê !

Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Turmas: 5 º e 3 º anos;
Horário: Quinta feira
Turno: Vespertino;
Duração das aulas: 100 minutos;
Data: 18 de maio de 2017
Bolsista: Raíssa Pessoa
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes


“ A música é um mundo em si mesmo, é uma linguagem que todos nós entendemos. ”

- Stevie Wonder

PLANO DE AULA

Ø ROTEIRO:

1.       Apreciação musical (vídeo da sua escolha);
2.       Reflexão do vídeo;
3.       Vocalizes;
4.       Festival;
5.       São João;
6.   Quadrilha;

Ø CONTEÚDOS:

1.            Escolha das músicas do festival;
2.            Trabalho de afinação;

Ø OBJETIVOS:

1.            Aprender e ensaiar a música do semestre;
2.            Trabalhar em equipe;
3.            Aprimorar a afinação e percepção;
4.            Trabalhar contextos culturais através da quadrilha junina;

Ø METODOLOGIA:


1.            Momento – Apreciação Musical: destinado para apreciar uma música e se concentrar na aula de música;

2.            Momento – Reflexão sobre o vídeo: Será esse momento destinado para discussão não somente sobre a música do vídeo, na sua forma estrutural como de costume fazemos, mas também sobre a mensagem que o vídeo quis passar;

3.            Momento – Vocalizes: Fazer uso de vocalizes que usamos durante esse semestre, para trabalhar afinação e preparação vocal de cada aluno.

4.            Momento – Festival: Fazer as anotações das músicas dos alunos que iram participar da primeira etapa do festival;

5.            Momento – São João: Aprender a música ABC do Sertão de Luis Gonzaga e aprimorar uma coreografia para o mês de Junho;

6.       Momento – Quadrilha: Ensaio e preparação da quadrilha para o mês de junho.

Ø AVALIAÇÃO

v A avaliação será feita mediante a participação dos alunos dentro de sala de aula, memorização das músicas que será utilizada nas apresentações futuras, avanço nas percepções rítmicas e melódicas e afinação mediante efeito dos vocalizes.

Ø   JUSTIFICATIVA:

v É de suma importância o trabalho feito voltado para o melhoramento da percepção tanto auditiva como motora, são exercícios feitos que estimulam o trabalho em grupo e o avanço gradativo. Além da construção de ideias e respeito a opinião do semelhante através das reflexões feitas dentro de sala de aula.

Ø MATERIAIS UTILIZADOS

·          Som
·          Computador


Ø RELATO DA AULA:

Uma coisa que acho bem interessante é a participação do professor Ednaldo e da coordenadora Raquel na quadrilha, eles participam efetivamente de todas as atividades que faço mediante sala de aula, mas o interessante da quadrilha é que tem que dançar e eles estão se empenhando em participar fazendo os alunos enxergarem neles não somente uma visão de professores passivos, mas sim ativos que aderiram a quadrilha na forma literal. Fizemos um primeiro ensaio fora de sala e pegamos as 3 coreografias de algumas músicas que vão na quadrilha, a precisão dos alunos me deixou mais motivada ainda além do sorriso estampado no rosto deles. Aumentamos a quadrilha fazendo um convite aos alunos do acelera para que participassem e boa parte aceitou o convite aumentando assim, nossa quadrilha maluca. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário