Escola:
Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Turmas:
5 º e 3 º anos;
Horário:
Quinta feira
Turno:
Vespertino;
Duração
das aulas: 100 minutos;
Data:
18 de maio de 2017
Bolsista:
Raíssa Pessoa
Supervisor:
Ednaldo Rodrigues
Coordenadora:
Mara Menezes
“ A música é um mundo
em si mesmo, é uma linguagem que todos nós entendemos. ”
- Stevie Wonder
PLANO DE AULA
Ø ROTEIRO:
1.
Apreciação
musical (vídeo da sua escolha);
2.
Reflexão
do vídeo;
3.
Vocalizes;
4. Festival;
5. São João;
6. Quadrilha;
Ø CONTEÚDOS:
1. Escolha das músicas do festival;
2. Trabalho de afinação;
Ø OBJETIVOS:
1.
Aprender
e ensaiar a música do semestre;
2.
Trabalhar
em equipe;
3.
Aprimorar
a afinação e percepção;
4.
Trabalhar
contextos culturais através da quadrilha junina;
Ø METODOLOGIA:
1.
Momento
– Apreciação Musical: destinado para apreciar uma música e se concentrar na
aula de música;
2.
Momento
– Reflexão sobre o vídeo: Será esse momento destinado para discussão não
somente sobre a música do vídeo, na sua forma estrutural como de costume
fazemos, mas também sobre a mensagem que o vídeo quis passar;
3.
Momento
– Vocalizes: Fazer uso de vocalizes que usamos durante esse semestre, para
trabalhar afinação e preparação vocal de cada aluno.
4.
Momento
– Festival: Fazer as anotações das músicas dos alunos que iram participar da primeira etapa do festival;
5.
Momento
– São João: Aprender a música ABC do Sertão de Luis Gonzaga e aprimorar uma coreografia para o mês de Junho;
6.
Momento
– Quadrilha: Ensaio e preparação da quadrilha para o mês de junho.
Ø AVALIAÇÃO
v A avaliação será
feita mediante a participação dos alunos dentro de sala de aula, memorização
das músicas que será utilizada nas apresentações futuras, avanço nas percepções
rítmicas e melódicas e afinação mediante efeito dos vocalizes.
Ø JUSTIFICATIVA:
v É de suma
importância o trabalho feito voltado para o melhoramento da percepção tanto
auditiva como motora, são exercícios feitos que estimulam o trabalho em grupo e
o avanço gradativo. Além da construção de ideias e respeito a opinião do
semelhante através das reflexões feitas dentro de sala de aula.
Ø MATERIAIS
UTILIZADOS
·
Som
·
Computador
Ø RELATO DA AULA:
Uma coisa que
acho bem interessante é a participação do professor Ednaldo e da coordenadora
Raquel na quadrilha, eles participam efetivamente de todas as atividades que
faço mediante sala de aula, mas o interessante da quadrilha é que tem que
dançar e eles estão se empenhando em participar fazendo os alunos enxergarem
neles não somente uma visão de professores passivos, mas sim ativos que aderiram
a quadrilha na forma literal. Fizemos um primeiro ensaio fora de sala e pegamos
as 3 coreografias de algumas músicas que vão na quadrilha, a precisão dos
alunos me deixou mais motivada ainda além do sorriso estampado no rosto deles.
Aumentamos a quadrilha fazendo um convite aos alunos do acelera para que
participassem e boa parte aceitou o convite aumentando assim, nossa quadrilha
maluca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário