quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Quis Musical

Bolsista: Riane Mascarenhas
Data: 09/11/2017
Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque
Turma: V9 (Violão 9)
Supervisor: Mardson Oliveira



Neste dia, a aula começou diferente! Quando cheguei na escola os alunos estavam aguardando o professor Mardson, do lado de fora da sala. O que tinha acontecido?! O professor estava participando de uma reunião com a coordenação, direção e juntamente a todo o corpo docente da Escola. Apesar de não ser o recomendado pelo PIBID, entramos na sala com os/as alunos/as e eu iniciei a aula revisando uma das músicas do nosso repertório: Aquarela (Toquinho). - do nosso repertório. Fomos passando parte por parte, até  que Mardson chegou e esperou a finalização desse estudo para que pudesse dar continuidade ao processo, estudando/revisando com a turma, as outras músicas.
Após auxiliar alguns dos alunos com a montagem dos acordes, pude me sentar com outro estudante, para passar com ele o Minueto em G, de J. S. Bach. Avançamos bastante, chegamos bem perto do final, e então era a hora do intervalo.
No retorno, era a hora de Bruno assumir as atividades com a turma, e o trabalho de solfejo está sendo realizado semanalmente. Estamos, progressivamente, acrescentando graus da escala de Dó maior e fazendo o trabalho para que eles consigam identificar o que está sendo tocado e/ou solfejado por nós.
A última atividade do dia foi dirigida por mim. Levei a escala de Dó maior para eles recordarem. Praticamos com variações rítmicas desde a semibreve até a semínima, e por fim, eles participaram de um "pequeno Quis". Para essa atividade foram utilizadas as músicas : “Jingle Bells” e  “Despacito” (Erika Ender). Eles leem a partitura e a regra do quis consiste no reconhecimento da música que está escrita na partitura. Através da leitura da mesma, tentam acertar . A primeira foi executada por um deles e logo ele pôde identificá-la. Já a segunda música, mesmo sendo tocada ao instrumento pela turma, ninguém conseguiu reconhecer a melodia. mas eles não conseguiram associar à música.
Quando estive à frente da turma, pude  me sentir  também responsável pela formação do outro. Pude sentir  o quanto é difícil manter a atenção  total dos alunos na atividade e percebi também que a função do professor de Música é saber lidar com os tempos individuais de cada aluno, fornecendo apoio e motivação no que cada um deles precisa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário