quinta-feira, 25 de outubro de 2018


PIBID / UFBA
Escola Municipal Piratini
10 de setembro de 2018

Turmas: 2º e 4º anos do ensino fundamental
Turno: Vespertino
Coordenadora: Flávia Candusso
Supervisor: Gustavo Fideles
Bolsista: Joana Rebouças

Olá, colegas e professores!
Acabei me atrasando nos relatos por motivos diversos... Como eu faço planos de aula para as aulas do PIBID, isso me ajudou a recordar as atividades que aconteceram e que eu não relatei aqui de imediato. Lembro que nesse dia procurei reunir atividades que introduziam as propriedades do som, especificadamente timbre, com o objetivo de educar o ouvido dos alunos para que diferenciem e classifiquem o som, a partir de um referencial.
Levamos os meninos para quadra, um espaço maior, livre de carteiras... Na primeira atividade, fizemos um jogo onde os alunos seguiam comandos de acordo com o timbre do instrumento tocado. Quando ouviam o tambor, parar como estátua, quando ouviam o agogô, correr, e quando ouviam o triângulo, andar na ponta dos pés. As crianças gostaram muito da atividade, gerou muitas gargalhadas.. apesar das costumeiras chateações quando um ou outro perdia e não reconhecia as regras do jogo.
Na segunda atividade, sentamos em roda com os alunos, sendo que uma das crianças foi escolhida para se sentar no centro da roda com os olhos vendados tentando reconhecer a voz de quem está falando ou cantando, acertando então o nome do colega, este então irá para o centro da roda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário