PIBID
/ UFBA
Escola
Municipal Piratini
10
de setembro de 2018
Turmas: 2º e 4º anos do ensino fundamental
Turno: Vespertino
Coordenadora: Flávia Candusso
Supervisor: Gustavo Fideles
Bolsista: Joana Rebouças
Olá, colegas e professores!
Acabei
me atrasando nos relatos por motivos diversos... Como eu faço planos de aula
para as aulas do PIBID, isso me ajudou a recordar as atividades que aconteceram
e que eu não relatei aqui de imediato. Lembro que nesse dia procurei reunir atividades
que introduziam as propriedades do som, especificadamente timbre, com o
objetivo de educar o ouvido dos alunos para que diferenciem e classifiquem o
som, a partir de um referencial.
Levamos
os meninos para quadra, um espaço maior, livre de carteiras... Na primeira
atividade, fizemos um jogo onde os alunos seguiam comandos de acordo
com o timbre do instrumento tocado. Quando ouviam o tambor, parar como estátua,
quando ouviam o agogô, correr, e quando ouviam o triângulo, andar na ponta dos
pés. As crianças gostaram muito da atividade, gerou muitas gargalhadas.. apesar
das costumeiras chateações quando um ou outro perdia e não reconhecia as regras
do jogo.
Na
segunda atividade, sentamos em roda com os alunos, sendo que uma das crianças
foi escolhida para se sentar no centro da roda com os olhos vendados tentando reconhecer
a voz de quem está falando ou cantando, acertando então o nome do colega, este
então irá para o centro da roda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário