PIBID
/ UFBA
Escola
Municipal Piratini
24
de setembro de 2018
Turmas: 2º e 4º anos do ensino fundamental
Turno: Vespertino
Coordenadora: Flávia Candusso
Supervisor: Gustavo Fideles
Bolsista: Joana Rebouças
No
dia 24 de setembro, após trabalhar as propriedades básicas do som com as
crianças, comecei um projeto de construir processualmente a identidade dos
alunos com a música, tendo-a como expressão humana, artística e cultural,
utilizando o gênero/ritmo Funk, (re)conhecendo/(com)partilhando suas vivências
sonoras com o mesmo, além de promover uma interdisciplinaridade com outros
componentes pedagógicos que possam envolver e discutir a história do Brasil,
desde o seu descobrimento até os dias atuais.
Após
os alunos sentarem, eu apresentei para eles, através de uma gravação de um
medley de músicas conhecidas do ritmo funk, com a intensão de instigar sobre a
temática da aula. Comecei então uma chuva de perguntas como, “vocês conhecem
essas músicas?”, “quem conhece esse ritmo?” e “onde vocês costumam ouvir esse
ritmo?”. Os meninos ficaram animados respondendo as perguntas e conversando sobre
o funk.
As
células rítmicas do funk foram reproduzidas por mim e pelo professor Misael,
utilizando dos fonemas “tum” e “tchã”. Depois de ouvir e compreender o sentido rítmico,
os alunos reproduziram com muita facilidade. A partir daí, distribuímos copos
percussivos para que o mesmo ritmo, antes executado pelas vozes, fosse agora
feito pelos copos e as palmas no chão.
Depois
dessa etapa, passamos a tocar e cantar a letra MC Carol, “Não foi Cabral”, na
qual foi discutido a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e sua
repercussão na história nacional.
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