quinta-feira, 25 de outubro de 2018


PIBID / UFBA
Escola Municipal Piratini
24 de setembro de 2018

Turmas: 2º e 4º anos do ensino fundamental
Turno: Vespertino
Coordenadora: Flávia Candusso
Supervisor: Gustavo Fideles
Bolsista: Joana Rebouças

No dia 24 de setembro, após trabalhar as propriedades básicas do som com as crianças, comecei um projeto de construir processualmente a identidade dos alunos com a música, tendo-a como expressão humana, artística e cultural, utilizando o gênero/ritmo Funk, (re)conhecendo/(com)partilhando suas vivências sonoras com o mesmo, além de promover uma interdisciplinaridade com outros componentes pedagógicos que possam envolver e discutir a história do Brasil, desde o seu descobrimento até os dias atuais.
Após os alunos sentarem, eu apresentei para eles, através de uma gravação de um medley de músicas conhecidas do ritmo funk, com a intensão de instigar sobre a temática da aula. Comecei então uma chuva de perguntas como, “vocês conhecem essas músicas?”, “quem conhece esse ritmo?” e “onde vocês costumam ouvir esse ritmo?”. Os meninos ficaram animados respondendo as perguntas e conversando sobre o funk.
As células rítmicas do funk foram reproduzidas por mim e pelo professor Misael, utilizando dos fonemas “tum” e “tchã”. Depois de ouvir e compreender o sentido rítmico, os alunos reproduziram com muita facilidade. A partir daí, distribuímos copos percussivos para que o mesmo ritmo, antes executado pelas vozes, fosse agora feito pelos copos e as palmas no chão.
Depois dessa etapa, passamos a tocar e cantar a letra MC Carol, “Não foi Cabral”, na qual foi discutido a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e sua repercussão na história nacional.

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