Escola Municipal de Pituaçú
26/03/2015
Rodrigo Soares
As aulas desta quinta (26) foram um belo exemplo de como um planejamento pode ser completamente alterado a partir de fatores inesperados. As turmas de artes se dividem entre a aula de artesanato e a de música. Neste dia, a professora de artesanato não pode ir à escola, e, avisada só na hora, a professora Luciana teve de improvisar uma aula para a turma toda, já que ela daria aula de flauta doce para a turma dela. Tendo o material na mão, ela decidiu por dar uma aula sobre a história do Blues, fazendo os alunos copiar um pequeno texto sobre o gênero musical e respondendo aos questionamentos que surgiram. Os alunos se interessaram bastante, contribuí respondendo a algumas perguntas feitas pelos alunos, foi um tema muito legal que foi bem recebido pelos alunos.
Na segunda aula deste dia, um imprevisto muito bom! Desde a semana anterior a esta aula, pedi que os alunos que quisessem que trouxessem o violão para ter aulas de violão, de acordo com meu plano de ação para este semestre no Pibid. E nesta quinta dois alunos levaram seu instrumento. Foi muito legal, são dois alunos com quem me dei bem desde o primeiro encontro. Os dois são iniciantes no violão, embora um deles já experimentou o instrumento, mesmo sem instrução alguma, e, por isso mesmo, demonstrou bastante fluidez no aprendizado dos primeiros acordes que passei. A aula começou com uma conversa sobre nosso plano para as aulas de violão. Depois de perguntar o que eles conheciam do instrumento, e o que eles gostariam de fazer ao violão, estabelecemos uma meta de aprendermos um pequeno repertório, que é composto por "Asa branca", "Cai, cai balão", "Xote das meninas" e alguma de Luan Santana. Sendo que as três primeiras são do repertório da apresentação do São João, com toda a turma, e a última é do desejo deles, então agora mãos à obra! Pedi que eles treinassem em casa os acordes que treinamos e desenhei no papel para ajudar. Ensinei também o ritmo do baião, que será utilizado neste repertório e pedi que treinassem em casa.
E, por fim, o último e pior imprevisto, pela terceira vez naquela semana, faltou água na escola, e o resto das aulas da tarde e da noite foram canceladas. E parece que essa semana não é a primeira que tem aulas prejudicadas pelo problema da água na escola.. até quando continuará isso??
Nenhum comentário:
Postar um comentário